Obrigado por tudo Jackson, e toma os teus analytics 👏

-

O adeus aos relvados de um grande. Um dos melhores pontas-de-lança estrangeiros a pisar os nossos relvados, Jackson Martínez anunciou esta segunda-feira o final da sua carreira de futebolista, aos 34 anos, e após várias épocas de sofrimento visível, devido a uma lesão no tornozelo esquerdo, contraída ainda na China, e que se tornou irreversivelmente debilitante.

Mas não é essa imagem que fica de Jackson. Além de um homem que sempre angariou admiração por parte de todos, pela sua humildade e genuína simpatia, o colombiano deixa-nos a memória de um atacante letal, que juntava uma capacidade física invejável a uma excelente técnica, de controlo de bola e remate, de cabeceamento, uma impulsão invejável e um sentido de espaço e posicionamento que o tornavam difícil de marcar.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Jackson Martinez (@j.martinezofficial)

Independiente Medellín, Jaguares, FC Porto, Atlético de Madrid, Guangzhou Evergrande e Portimonense. Não foram muitos os clubes de “Cha Cha Cha”. Na Europa foram três, onde actuou durante seis épocas, e só no Atlético não vingou. Partiu para a China, onde se lesionou, e acabou por ainda mostrar serviço no seu derradeiro emblema, o Portimonense. Pela selecção colombiana foram oito golos em 40 internacionalizações.

[ A última época de Jackson no FC Porto, a primeira na era GoalPoint, e as duas no Portimonense ]

Não é fácil chegar a um clube como o FC Porto com a tarefa de substituir Radamel Falcao. Mas Jackson rapidamente fez “esquecer” o compatriota, com três temporadas de grande nível nos “dragões”, pelos quais fez 92 golos em 136 partidas, todas as competições incluídas, de 2012 a 2015. Em Portimão foram 12 tentos em 54 desafios.

[ Na 3ª jornada da época 2014/15, ante o Moreirense, Jackson realizou esta exibição, uma das melhores no Porto ]

GoalPoint-Porto-Moreirense-Liga-NOS-201415-MVP
Clique para ampliar

No FC Porto foi onde Jackson atingiu os mais altos patamares, tendo sido melhor marcador da Liga portuguesa em todas as temporadas no Dragão: 2012/13, com 26 golos, em 2013/14, com 20, e em 2014/15, com 21. Algo que lhe valeu, na altura, o salto para o Atlético. Um jogador que deixou saudades e que agora começa uma nova etapa na sua vida.

Obrigado Jackson e boa sorte!

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.