O “onze” do mês está de volta, e os GoalPoint Ratings definiram mais uma vez aqueles que estiveram em plano de destaque entre a 24ª e a 26ª jornada, as rondas que marcaram o mês de Março. Muitas alterações ocorreram relativamente ao mês passado. Aliás, relativamente a Fevereiro não há qualquer repetente, embora haja nomes que se habituaram a figurar entre os melhores. E há um clube em destaque.
Março foi um mês de grande fulgor para o FC Porto e para um jogador do Sporting em particular, Bas Dost, que não se cansa de marcar golos. Mas o melhor do mês é do Benfica. Pizzi consegue repetir o feito de Novembro, apesar de menos brilhante que na primeira metade do campeonato. O médio pode não influenciar tanto o futebol ofensivo do Benfica mas a verdade é que todo o futebol da equipa de Rui Vitória passa pelos seus pés. Quanto aos “dragões”, colocam nada menos que cinco atletas neste “onze”, dominando quase na totalidade na defesa, o que só admira quem não vê, a olho nú, o que a estatística confirma com naturalidade.
Confira os 11 jogadores que mais se destacaram pelo rendimento estatístico nas últimas três jornadas e o que fizeram digno de destaque, nas notas seguintes:
Clique para ampliar Cláudio Ramos (Tondela) 6.38 – É a segunda presença do guardião do Tondela, tendo a primeira acontecido em Janeiro. Tem realizado grandes exibições com regularidade e, apesar dos muitos golos sofridos pelo Tondela, soma ratings de respeito. Nestas três rondas realizou 11 defesas (o máximo foram 13), oito de remates dentro da área, e defendeu uma das três grandes penalidades que enfrentou. É assim, com naturalidade, o melhor guardião “luso” até agora.
- Patrick (Marítimo) 6.52 – É já habitual termos defesas do Marítimo nestes nossos “onzes” mensais. Desta feita é o lateral-direito Patrick. Esteve em grande a defender, com 18 recuperações de bola, 16 de 22 duelos ganhos, oito desarmes e quatro intercepções. E ainda realizou dois passes para ocasião.
- Felipe (FC Porto) 6.36 – A defesa de Março é quase toda composta por jogadores do Porto. O brasileiro contribuiu para a solidez defensiva do “dragão” com 17 alívios, seis desarmes, 20 recuperações de bola, 16 de 20 duelos ganhos, nove duelos ganhos em 11 e foi o defesa mais rematador, com seis disparos, quatro deles enquadrados. Só lhe faltou o golo.
- Marcano (FC Porto) 6.19 – O colega do brasileiro no eixo da defesa portista também está nesta equipa de Março. O espanhol, tal como Patrick e Felipe, também participou em 22 duelos e ganhou 16, mas ganhou também 11 de 15 duelos aéreos, registou nove intercepções, 21 recuperações de bola e fez um passe para ocasião. A época em grande dificilmente lhe escapa.
- Alex Telles (FC Porto) 6.99 – O lateral-esquerdo é um caso sério a atacar. Não marcou nenhum golo, mas registou neste período uma assistência e um máximo de 12 passes para ocasião (o segundo, Pedro Rebocho, do Moreirense, apenas seis). Recuperou ainda a bola 19 vezes, ganhou 12 de 20 duelos e registou nove intercepções. E está na luta pelo título de “rei das assistências” da Liga.
- Pizzi (Benfica) 7.62 – Um habitué neste “onze”, com a quinta presença em oito meses. É pela segunda vez o Jogador do Mês GoalPoint, depois de o conseguir em Novembro. Um golo, seis passes para ocasião e um recorde de 329 toques na bola atestam a importância do médio no Benfica.
- Óliver Torres (FC Porto) 7.29 – Está em crescendo. Muito poderiam duvidar da utilidade de Óliver num sistema de 4-4-2, mas o jovem espanhol tem espalhado magia. Neste período fez um golo, cinco passes para ocasião e duas assistências, mas também recuperou a bola 30 vezes e realizou dez desarmes, que correspondem a 90% de eficácia. Está em todo o lado.
- Brahimi (FC Porto) 6.99 – Nuno Espírito Santo já não prescinde de Brahimi. O argelino regressou à melhor forma e em três jogos fez um golo e uma assistência (em cinco passes para ocasião). Ganhou 32 de 53 duelos e teve sucesso em 18 de 27 tentativas de drible.
- Marega (V. Guimarães) 6.36 – O franco-maliano está de novo endiabrado. Em três jogos marcou dois golos e fez uma assistência na sequência de três passes para ocasião. Enquadrou cinco dos seus dez remates e ganhou 13 de 23 duelos.
- Maurides (Belenenses) 6.94 – Regressado a Portugal, Maurides está a deixar a sua marca. Em três jogos marcou dois golos e fez cinco passes para ocasião, para além de uma assistência Participou em 41 duelos, ganhou 21, e foi quem mais remates enquadrou, nove, em 14 tentativas.
- Bas Dost (Sporting) 7.15 – O holandês está imparável. Marcou seis golos em três jogos (quatro deles numa só partida) e tem sido o autêntico “abono de família” do Sporting. Registou ainda uma assistência e enquadrou oito dos seis dez remates. O Sporting pode já não atingir os títulos mas o holandês está, por mérito próprio, na corrida à Bota de Ouro.
Parabéns aos eleitos!
Clique para conferir o melhor XI GoalPoint Ratings Liga NOS de:
🔸 AGOSTO 2016 🔸 SETEMBRO 2016 🔸 OUTUBRO 2016 🔸 NOVEMBRO 2016 🔸 DEZEMBRO 2016 🔸 JANEIRO 2017 🔸 FEVEREIRO 2017
Nota metodológica: “Onze” elaborado tendo em conta o GoalPoint Rating médio de todos os jogadores que cumpriram um mínimo de 180 minutos jogados na Liga NOS.