As cinco principais Ligas europeias estão repletas de jogadores portugueses que, sem ponta de chauvinismo, emprestam uma qualidade extra e inquestionável às suas equipas e aos respectivos campeonatos. A maioria das provas estão já a meio, ou perto dessa fase, e muitos futebolistas lusos brilham intensamente, alguns causando surpresa pelos óptimos desempenhos ao longo da temporada.

Felizmente, temos as ferramentas ideais para olhar para todos os nossos jogadores, em especial nas Ligas de topo – Premier League, La Liga, Bundesliga, Ligue 1 e Serie A -, e aquilatar da qualidade da época de cada um. Com ajuda dos nossos GoalPoint Ratings, detectámos os nomes que estão a dar cartas lá fora e aproveitámos para comparar com alguns outros nomes, consagrados, nas suas posições. E as conclusões são muito interessantes.

Acompanhe-nos nesta nossa análise, que apresenta os dez melhores portugueses a actuar nos principais campeonatos europeus, com base no desempenho em 2017/18, com destaque (e comparativos) para o “top 5”.

Começamos por listar os últimos cinco lugares do top-10, onde sobressai a presença daquele que todos esperariam que ocupasse um lugar cimeiro ou próximo disso: Cristiano Ronaldo. O melhor do mundo está em baixa na La Liga e isso não é novidade para ninguém, mas ainda assim com um rating suficientemente vistoso a ponto de se rodear de outros quatro “tugas”, todos eles mais jovens e a disputar a Liga francesa.

[vc_table vc_table_theme=”simple”][align-center;c#ffffff;bg#000000;b]%23%20Rk,[align-center;c#ffffff;bg#000000;b]Jogador,[align-center;c#ffffff;bg#000000;b]Idade,[align-center;c#ffffff;bg#000000;b]Posi%C3%A7%C3%A3o,[align-center;c#ffffff;bg#000000;b]Clube,[align-center;c#ffffff;bg#000000;b]GP%20Rating|[align-center;b]10%C2%BA,[b]Xeka,[align-center]23,[align-center]MCO,Lille%2FDijon%20(Ligue%201),[align-center;b]5.70|[align-center;b]9%C2%BA,[b]Pedro%20Rebocho,[align-center]22,[align-center]DE,Guigamp%20(Ligue%201),[align-center;b]5.71|[align-center;b]8%C2%BA,[b]Pedro%20Mendes,[align-center]27,[align-center]DC,Montpellier%20(Ligue%201),[align-center;b]5.80|[align-center;b]7%C2%BA,[b]Cristiano%20Ronaldo,[align-center]32,[align-center]AV,R.%20Madrid%20(La%20Liga),[align-center;b]5.83|[align-center;b]6%C2%BA,[b]Anthony%20Lopes,[align-center]27,[align-center]GR,O.%20Lyon%20(Ligue%201),[align-center;b]5.83[/vc_table]

Identificados os primeiros cinco “lusos” com desempenho digno de registo, dedicamos agora maior atenção aos cinco portugueses com  melhor desempenho acumulado até este momento, por essa Europa fora, um a um, até à revelação final do “emigrante” com melhor prestação estatística na época em curso.

5. Paulo Oliveira 5.84

GoalPoint-Paulo_Oliveira_2017_vs_Jeremy_Mathieu_2017-infog
Clique para ampliar

26 anos | Defesa-central | Eibar (La Liga)
1530 minutos – 0 golos – 2,4 intercepções p/90m

No quinto ligar do “top 5” GoalPoint Ratings de portugueses nas principais Ligas europeias está aquele que poderá ser uma surpresa para muitos: Paulo Oliveira.

O defesa-central que o Sporting transferiu para o Eibar está a fazer uma bela época em Espanha, numa Liga muito exigente e num contexto difícil. Neste caso específico é interessante o comparativo com o central que o substituiu, de certa forma, na equipa leonina. E o português não fica atrás do francês Mathieu, com superioridade nas intercepções e alívios, embora o gaulês seja inquestionavelmente mais perigoso nos lances ofensivos.

 

4. Rony Lopes 5.98

GoalPoint-Rony_Lopes_2017_vs_Julian_Draxler_2017-1-infog
Clique para ampliar

22 anos | Médio-ala | Mónaco (Ligue 1)
1297 minutos – 2 golos – 4 assistências

O quarto melhor rating luso no “top 5” dos campeonatos na Europa é Rony Lopes, o português que o Mónaco contratou para suprir a transferência de Bernardo Silva para o Manchester City.

O internacional Sub-21 português está a dar cartas na equipa de Leonardo Jardim, com muitos minutos e grande apetência pelas assistências. Comparamo-lo aqui com Julian Draxler, uma das estrelas da Ligue 1, embora um jogador que cai mais para a esquerda, mas um criativo por excelência. O alemão tem um rating superior, mas menos minutos e… outras companhias ao seu lado, quando entra em campo, o que também conta.

3. João Moutinho 6.09

GoalPoint-João_Moutinho_2017_vs_Marco_Verratti_2017-1-infog
Clique para ampliar

31 anos | Médio-centro | Mónaco (Ligue 1)
1366 minutos – 1 golo – 5 assistências

O eterno João Moutinho é o terceiro português com melhor desempenho esta época nas principais Ligas europeias. O médio continua a ser um dos esteios do Mónaco, contando já com cinco assistências para golo, em 2,4 passes para finalização a cada 90 minutos.

Para termos uma ideia mais aproximada da sua importância, basta ver que, neste momento, o internacional luso apresenta números superiores a uma das estrelas da Ligue 1, o também médio-centro do Paris Saint-Germain, Marco Verratti. O italiano, considerado o motor da equipa de Neymar, conta apenas com uma assistência, e nenhum golo, apesar da maior certeza no passe (85%) e eficácia no drible.

2. Bruma 6.26

GoalPoint-Bruma_2017_vs_Arjen_Robben_2017-infog
Clique para ampliar

23 anos | Extremo | RB Leipzig (Bundesliga)
825 minutos – 2 golos – 2 assistências

Este é um comparativo ambicioso, mas o segundo português com melhor rating nesta análise não deixa créditos por mãos alheias. No frente a frente com Arjen Robben, do Bayern, o extremo luso Bruma, do Leipzig, apresenta um rating muito semelhante, em praticamente os mesmos minutos de utilização. O holandês ganha em golos, o português em assistências, mas também nas tentativas de drible por 90 minutos (7,6) e na eficácia dos mesmos (49%). Um caso sério mas que também não nos surpreende, ou não fosse Bruma um habitual gatilho da nossa “alarmística”, seja em que competição for.

1. Gonçalo Guedes 6.42

GoalPoint-Gonçalo_Guedes_2017_vs_Cristiano_Ronaldo_2017-infog
Clique para ampliar

21 anos | Extremo | Valência (La Liga)
1074 minutos – 4 golos – 6 assistências

O caro leitor terá, provavelmente, adivinhado bem cedo quem é o português em melhor forma esta época nas principais Ligas europeias, mais que não seja porque o temos destacado regularmente. Gonçalo Guedes é um dos homens do momento em Espanha, falado inclusive como alvo do Real Madrid. Precisamente por isso, nada como comparar o seu desempenho com o da grande estrela dos “merengues”, Cristiano Ronaldo. CR7 surge com o sétimo GoalPoint Rating mais alto entre os jogadores lusos nestas Ligas, com o mesmo número de golos de Guedes, mas menos assistências e muito menos tentativas (e eficácia) de drible. Mas, sobretudo, com uma eficácia de concretização muito abaixo do jovem emprestado pelo PSG – Guedes 14,8%; Ronaldo 3,6%, ambos excepto lances de bola parada.

Guedes está em alta, um ano após partir rumo a Paris, tendo encontrado no Valência o contexto ideal para dar continuidade à promessa de se confirmar, muito em breve, como um dos talentos consagrados da nova geração do futebol português.