A Liga dos Campeões entrou na sua recta final, com a conclusão dos quartos-de-final a ditar o afastamento da única equipa portuguesa ainda em prova, o FC Porto, e a presentear-nos com um recital de futebol em Manchester, entre City e Tottenham. A presente edição da competição não tem sido parca em surpresas, com equipas como o Real Madrid, Bayern, Juventus, Paris Saint-Germain a ficarem pelo caminho em fases precoces do percurso, tendo em conta os objectivos de cada um.

Vários craques foram afastados, com Cristiano Ronaldo à cabeça, restando quatro equipas, duas delas que poucos apostavam ver nesta fase: o Ajax – adversário do Benfica na fase de grupos – e o Tottenham – formação que espantou Inglaterra por ter sido a única que não se reforçou esta época. E ambas vão medir forças nas meias-finais.

Entretanto, até que se conheçam os finalistas, olhamos para o desempenho objectivo dos nomes ainda em prova e para o “Top 10” dos GoalPoint Ratings de jogadores com pelo menos 450 minutos disputados na competição. Acompanhe-nos nesta análise, com alguns nomes surpreendentes, outros nem por isso.

10 – Lucas Moura – Tottenham – 6.22

GoalPoint-Champions-League-2018-Lucas-Moura-infog
Clique para ampliar

O Tottenham afastou o Manchester City de forma, para muitos, surpreendente, naquele que terá sido, talvez, o melhor jogo da competição desta época até ao momento. O coreano Son Heung-min foi a estrela dos “spurs” neste encontro, ao bisar, mas ao longo da Champions, há um brasileiro que tem deixado a sua marca. Lucas Moura, que esteve na origem do 2-1 desta quarta-feira, é o primeiro nesta lista. O brasileiro é segundo entre os semifinalistas em tentativas de drible (5.9), apenas atrás do marroquino Hakim Ziyech, e é o que mais completa (4,4), com especial incidência no último terço (2,6).

9 – James Milner – Liverpool – 6.27

GoalPoint-Champions-League-2018-James-Milner-infog
Clique para ampliar

O jogador com mais assistências na Liga dos Campeões 2017/18, com oito, James Milner é absolutamente fundamental para Jürgen Klopp. Esta temporada regista apenas duas, mais dois golos, mas a consistência das suas exibições ao longo da prova coloca-o em nono lugar entre os melhores dos semifinalistas. Actualmente é o terceiro médio deste lote com mais desarmes por 90 minutos (2,7), o que mostra o seu comprometimento com as necessidades colectivas dos “reds”.

8 – Jordi Alba – Barcelona – 6.35

GoalPoint-Champions-League-2018-Jordi-Alba-infog
Clique para ampliar

Para muitos o principal candidato ao título europeu este ano, o Barcelona tem três jogadores neste “Top 10”, o primeiro dos quais o seu lateral-esquerdo. Jordi Alba tem-se destacado pela forma como integra as acções ofensivas e serve os colegas de ataque, somando já quatro assistências – há oito jogadores com o mesmo número -, apenas menos uma que o líder neste detalhe, Leroy Sané, do já eliminado City. Neste momento é o jogador com mais bloqueios de cruzamento entre os quatro emblemas, nada menos que 0,8 a cada 90 minutos.

7 – Hakim Ziyech – Ajax – 6.40

GoalPoint-Champions-League-2018-Hakim-Ziyech-infog
Clique para ampliar

O extremo marroquino do Ajax é uma das figuras incontestadas desta Champions. Líder nas tentativas de drible entre os semifinalistas, com 6,5 – quarto no total, atrás de Neymar (11,0), Brahimi (8,2) e Christian Pulisic (7,8) -, é também o jogador com mais remates (absolutos) na prova, nada menos que 48 – mais três que Messi -, dos quais 35 foram de fora da área, bem à frente do argentino, que é segundo, com 14. Ziyech está a apenas três centésimas de Lionel Messi nas tentativas de drible no último terço (3,8), mas falta-lhe golo, pois regista somente dois, equivalentes a 4,2% de remates convertidos.

6 – Philippe Coutinho – Barcelona – 6.42

GoalPoint-Champions-League-2018-Philippe-Coutinho-infog
Clique para ampliar

O brasileiro está na “corda bamba” no Barcelona, sendo considerado por muitos uma desilusão, após ter sido contratado na época passada ao Liverpool, em especial pelo que não tem correspondido na Liga espanhola. Porém, na Liga dos campeões apresenta o sexto melhor rating entre os semifinalistas, contando já com três golos e outras tantas assistências.

Na próxima página: o “Top 5”