Um português entre os 10 melhores Sub-21 da Europa 🔥

-

3. Jadon Sancho (Dortmund)

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Jadon-Sancho-infog
Clique para ampliar

Em Novembro já o havíamos destacado, mas à medida que a época ia decorrendo, o extremo inglês do Dortmund ia mostrando cada vez mais recursos e qualidade. A sua equipa acabou por falhar a conquista do título alemão, mas Sancho terminou a temporada com o quarto rating mais elevado da Bundesliga entre jogadores com mais de 1530 minutos disputados. Doze golos e 14 assistência são, por si só, um cartão-de-visita para acabar com as dúvidas sobre o potencial de um jogador que fez 19 anos apenas no passado mês de Março.

Com 2,3 passes para finalização por jogo, o máximo entre os extremos da Bundesliga, Sancho destaca-se pela facilidade no drible, com um registo de 7,1 tentativas a cada 90 minutos, o máximo da competição – tal como os 4,1 de dribles eficazes. Números verdadeiramente extraordinários para um jogador que, certamente, fará correr muitos milhões num futuro próximo.

2. João Félix (Benfica)

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-João-Félix-infog
Clique para ampliar

Em segundo lugar nesta nossa lista surge um outro jogador que tem despertado as atenções da Europa do futebol. Trata-se do benfiquista João Félix. Com o quinto rating mais elevado da Liga NOS, o avançado do Benfica foi um dos grandes obreiros do título “encarnado”, com o contributo de 15 golos e sete assistências.

Com 3,5 remates a cada 90 minutos (quinto valor mais alto do campeonato luso), Félix destacou-se pela competência no momento da finalização, tendo concretizado 69% das ocasiões flagrantes de golo, máximo entre todos os avançados do campeonato português. Para além disso, foi o quarto jogador da competição com mais acções para golo. De fino recorte técnico, e com apenas 19 anos, foi o Jogador Revelação GoalPoint de 2018/19, e as notícias do interesse dos “tubarões” europeus no jovem não param de aumentar.

1. Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain)

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Kylian-Mbappé-infog
Clique para ampliar

A grande estrela entre os Sub-21 das principais Ligas europeias é tudo menos uma surpresa. Segundo melhor marcador europeu com 33 golos, apenas atrás dos 36 de Lionel Messi, Kylian Mbappé tem somente 20 anos e afigura-se como muito provável Bola de Ouro num curto prazo, mercê das suas exibições a nível de clubes e selecção francesa.

Para além dos golos, Mbappé fez ainda sete assistências na Ligue 1 pelo Paris Saint-Germain, necessitando somente de 71 minutos para facturar, o número mais baixo da Europa, mesmo à frente dos 75 de Messi. Tal acaba por não surpreender, uma vez que o francês fez 4,8 remates por cada 90 minutos, máximo do campeonato gaulês, com 2,7 enquadrados, igualmente o valor mais elevado da prova. Uma verdadeira máquina.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.