Anunciámos esta semana a nossa colaboração com o Transfermarkt no processo da primeira revisão do valor de mercado dos jogadores da Liga NOS 2015/16. O Transfemarkt é o especialista nessa área, e prova disso é a frequente concordândia/proximidade entre os valores de transferência e a valorização atribuída. Já nós somos, cada vez mais, os especialistas na avaliação do desempenho quantitativo dos “craques”, cuja relevância também se deve reflectir nos “milhões” que cada artista vale, a cada momento.

Após o anúncio revemos agora os jogadores que sofreram as maiores revisões em alta, segundo os critérios Transfermarkt, complementando a informação do site de referência com o nosso algorítmo GoalPoint Ratings, dedicando especial atenção ao jogador que mais se valorizou em cada um dos “grandes” e terminando com a lista dos 20 mais valorizados nesta primeira revisão de 2016.

Renato Sanches, um “bulo” de milhões

Os 20 jogadores mais valorizados da Liga NOS 2015/16 - Renato Sanches
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

35, 40 ou até mesmo 80. São muitos os mihões que vão sendo associados a uma transferência do jovem Renato Sanches nos próximos tempos, após a sua estreia de rompante na Liga NOS, com apenas 18 anos. O Transfermarkt reviu o seu valor de mercado nuns mais “conservadores” (e porventura realistas) 10 milhões de euros mas quem acompanha a proximidade entre os valores do site e o mercado sabe que é precisamente nos jogadores mais jovens que, existindo interesse, sucedem os maiores desequilíbrios na hora de fechar negócio, pelo que não será surpreendente caso Renato venha a render bem mais ao Benfica. Ainda assim a progresão de Renato é impressionante, representando não só a maior evolução percentual (+1.150%!) como também o maior crescimento absoluto (+9.2 mihões de euros face aos 800 mil euros que trazia de 2015).

Poucos duvidarão de que, continuando no caminho que até agora trilhou, Renato Sanches valerá muito dinheiro, até pela forma precoce como se vai afirmando (para alguns salvando) o meio-campo “encarnado”, ao qual ofereceu um novo dinamismo que até os mais acérrimos adeptos rivais terão de reconhecer.

Rúben Neves, a classe personificada aos 18

Os 20 jogadores mais valorizados da Liga NOS 2015/16 - Rúben Neves
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

A época 2015/16 não está a ser tão generosa para Rúben Neves como quando se estreou em 2014 pela equipa principal dos “dragões”, e logo com um golo decisivo a abrir a primeira jornada no Dragão. A chegada do “motor” André André e a fantástica temporada de Danilo Pereira não foram “amigos” do médio centro, que conta apenas com 730 minutos em campo na campanha em curso. O desempenho errático do FC Porto na Liga também não ajuda. Mas mesmo assim Ruben mantém a sua classe, também ela precoce, como sucede com Renato.

Apesar do menor fulgor o Transfermarkt aumenta-lhe o valor de mercado em cinco milhões de euros, um crescimento de cerca de 83% para um médio que, também ele, apenas completará 19 anos no dia 13 de Março. Este salto traduz também boa parte da atenção que o jovem formado nos “azuis-e-brancos” vai recolhendo, um pouco por toda a Europa.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: O “REGISTA” DE ALVALADE E A LISTA DOS 20 MAIS VALORIZADOS