Os 5 melhores Ratings da Champions (que jogam em Portugal) 🇵🇹

-

A participação das equipas portuguesas na Liga dos Campeões terminou esta quarta-feira, com a eliminação do Benfica às mãos do Liverpool, num jogo intenso e emocionante em Anfield. Para trás ficaram momentos altos e também algumas desilusões, mas gostamos de recordar os jogos em que as formações portuguesas mostraram ter qualidade para ombrear com as melhores equipas continentais.

Feitas as contas finais, olhámos para os desempenhos individuais acumulados dos jogadores de Benfica (que chegou aos quartos-de-final), Porto (ficou na fase de grupos) e Sporting (alcançou os “oitavos”) na competição, metemos o Antunes a trabalhar e elaborámos um Top 5 dos melhores GoalPoint Ratings, apenas com elementos que realizaram mais de 300 minutos na Champions pelas formações lusas. Destaque para a presença de três defesas-centrais.

1. Pedro Gon̤alves РSporting
GoalPoint Rating – 6.72

GoalPoint-UEFA-Champions-League-2018-Pedro-Gonçalves-infog

A época de “Pote” pode não estar a ser, nem de perto, tão profícua como a anterior, em especial a nível interno, mas o goleador leonino esteve em grande na Liga dos Campeões, apesar de ter apanhado o “comboio a meio”, após debelar problemas físicos, tendo registado o melhor rating acumulado de todos os jogadores das formações lusas. E se a liderança de Pedro Gonçalves pode chocar alguns aqui fica a dica: Pote somou uma acção para golo a cada 63 minutos quando, por exemplo, Darwin chegou às 6 mas precisou de 608 minutos para lá chegar (ou seja uma a cada 101 minutos).

O médio-ofensivo terminou a sua participação com quatro golos marcados e uma assistência, com destaque para dois jogos. Na goleada leonina por 4-0 em casa frente ao Besiktas, na quarta jornada da fase de grupos, Pedro Gonçalves foi o melhor em campo, com dois golos marcados e um rating de 7.8, e na ronda seguinte, na recepção ao poderoso Dortmund, repetiu a dose, com mais dois tentos e um 7.7 final. “Pote” terminou como o jogador com melhor média de remate por 90 minutos entre emblemas lusos (3,7), mas também de passes para finalização (2,5).

2. Sebastián Coates – Sporting
GoalPoint Rating – 6.41

GoalPoint-UEFA-Champions-League-2018-Sebastián-Coates-infog

Um pilar defensivo incontornável das últimas épocas leoninas e que, na Liga dos Campeões, voltou a sê-lo, com o extra de também ter assumido protagonismo ofensivo. Coates fez dois golos esta temporada na Champions, ambos na goleada por 4-1 na visita ao Besiktas da terceira jornada, na qual foi o melhor em campo, com um rating de 8.2. Destaque também para o 6.5 na derrota por 1-0 na Alemanha na segunda ronda, com o Dortmund.

Coates foi o único central das três equipas portuguesas a marcar na Liga dos Campeões, foi da posição o mais rematador (1,2), o que mais desarmes realizou (1,8) e mais bloqueios de remate assinou (1,0).

3. Nicolás Otamendi – Benfica
GoalPoint Rating – 6.29

GoalPoint-UEFA-Champions-League-2018-Nicolás-Otamendi-infog

O argentino foi o jogador do Benfica com melhor rating acumulado, apesar de o nome em maior destaque ter sido outro (já lá vamos). A experiência do central foi fundamental em diversos momentos da caminhada da “águia”, em alguns em que a solidez defensiva foi fundamental – como nos dois jogos frente ao Barcelona, ou na visita ao Ajax. Otamendi foi o MVP no empate do Benfica 0-0 na deslocação a Kiev, com 7.3, esteve muito bem no 3-0 aplicado ao Barça na Luz, com um 6.8, e foi o melhor em campo em Campo Nou, com um 8.1 no 0-0 alcançado pelos portugueses.

Otamendi foi o terceiro central do emblemas lusos em intercepções (2,1), foi o jogador com mais alívios (6,0), o terceiro central em recuperações de posse (4,6), o elemento de todas as posições que mais participou em duelos aéreos defensivos (2,9), tendo ganho 53,8%, e o que registou mais elevada média de acções defensivas no primeiro terço (9,8).

4. Pepe – Porto
GoalPoint Rating – 6.17

GoalPoint-UEFA-Champions-League-2018-Pepe-infog

A experiência e mentalidade competitiva de Pepe são aspectos valiosíssimos para o Porto em todas as competições, em especial na Champions. O central tem 39 anos, nota-se na já menor velocidade… mas quase só nisso, pois Pepe mantém intactas as suas qualidades, tendo aprimorado a liderança e posicionamento impecáveis.

O ponto alto da época do internacional português na Liga dos Campeões foi na visita do Porto ao Milan, jogo da quarta jornada da fase de grupos que terminou com empate 1-1. Pepe registou um GoalPoint Rating de 7.0 e foi o melhor em campo. Entre equipas lusas, o central foi o rei das recuperações de posse, tendo ficado a média por 90 minutos em impressionantes 9,4, e no passe longo esteve imparável, sendo o melhor central das três equipas em eficácia, com 63,4% numa excelente média de 10,7 tentados.

5. Darwin N̼̱ez РBenfica
GoalPoint Rating – 6.06

GoalPoint-UEFA-Champions-League-2018-Darwin-Nuñez-infog

Não se fala em mais ninguém, entre as equipas portuguesas em acção na Champions. Darwin Núñez terminou a sua participação com seis golos, tornando-se no jogador do Benfica com mais tentos numa só edição da competição, e as vítimas têm nomes sonantes: Barcelona (2), Bayern (1), Ajax (1) e Liverpool (2). O ponto alto foi mesmo o bis na Luz ao Barcelona, na segunda jornada, na qual Darwin registou um rating de 6.8. O tento que apurou o Benfica ante o Ajax, em Amesterdão, valeu-lhe apenas um 6.0, mas com o Liverpool alcançou duas excelentes notas, um 6.5 em Lisboa e um 6.7 em Merseyside.

O uruguaio foi o quinto mais rematador entre as equipas lusas, com 2,5, tendo sido entre todos os que somaram mais de 300 minutos aquele que registou uma maior taxa de conversão de remates (35,3%), a maior média de conduções aproximativas (3,4) e super aproximativas (1,9).

Os “portugueses” com mais acções para golo

Para terminar este balanço deixamos o Top 5 dos jogadores das três equipas portuguesas que mais acções directas para golo (golos e assistências) contabilizaram na edição de 2021/22 da Liga dos Campeões, com destaque, lá está, para Darwin, mas também para Pedro Gonçalves e… Paulinho, que terminou a prova com três golos e uma assistência, João Mário, que fez três assistências, e Pablo Sarabia, com dois tentos e um passe para golo.

Roman Yaremchuk, com três remates certeiros, e Álex Grimaldo, com três assistências, também caberiam nesta lista de cinco, ficando fora do “boneco” por serem chegado a estes números em mais minutos que João Mário e Sarabia.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.