A 9ª jornada da Liga NOS arranca hoje com um Benfica – Moreirense e nada como um jogo no próprio dia em que anunciamos uma novidade que vinha sendo pedida, em crescendo, pelos nossos seguidores: a introdução da (cada vez mais) popular variável “Expected Goals”, referida habitualmente pela sigla xG, na informação estatística que oferecemos a quem nos segue.

E o que são os “Expected Goals”? Nada como conferir um dos vários artigos nos quais já referimos esta variável, mas procurando oferecer uma definição simples e rápida o indicador xG traduz a probabilidade de um remate realizado ser convertido em golo, tendo em conta o contexto do remate (localização, situação de jogo, pressão defensiva, parte do corpo com que é executado, etc), à luz do histórico estatístico de (muitos) milhares de remates registados no passado. O conceito tem diversas nuances, pelo que vale a pena ler este artigo mais aprofundado já publicado no GoalPoint (link).

[A introdução da Opta ao conceito de Expected Goals. A Opta é parceira da GoalPoint desde 2014 e será também a fonte dos dados nesta métrica específica]

Traduzido por miúdos, poderá a partir de agora ficar a saber, logo após cada partida, quantos golos devia ter marcado cada equipa, à luz dos remates que somou, uma informação cada vez mais relevante no mundo da análise estatística de futebol, a nível internacional. Sem mais demoras deixamos dois exemplos recentes, um deles histórico (link), de como apresentaremos esta informação, dando o sumário estatístico de uma partida como exemplo.

[Dois jogos recentes, com a indicação dos Expected Goals de cada equipa à luz da tipologia de remates que realizaram]

A novidade incidirá, numa primeira fase, apenas nas partidas relativas à Liga NOS e Liga dos Campeões, passando também os xG médios (das últimas cinco partidas, a favor e contra) a ter presença nas antevisões infográficas que oferecemos nos dias anteriores a cada ronda, mas contamos com os fiéis e cada vez mais numerosos GoalPointers para justificar o alargamento desta métrica a todas as competições que o GoalPoint acompanha, bem como a outras abordagens. Para isso basta… visitar-nos regularmente, partilhar o nosso conteúdo e recomendar-nos. É tudo o que pedimos. Obrigado pela sua preferência!