Os golos de maior distância da Liga Bwin (desde que há GoalPoint)

-

A Liga Bwin 2021/22 tem-nos presenteado com golos incríveis. Após o tento de Rafa Silva ao Estoril Praia na jornada 27, eis que, na ronda 28, André Silva, ponta-de-lança do Arouca, marcou um golo que correu mundo, na vitória por 2-1 sobre o Gil Vicente. Um chapéu imenso ao guardião dos minhotos que se tornou no golo marcado a maior distância da baliza nas seis principais Ligas europeias esta temporada. E os registos que temos mostram que este foi um golo para a história.

A constatação fez-nos olhar para os dados sobre as maiores distâncias registadas, não só esta temporada na nossa Liga e nas principais Ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França -, como também para o histórico desde 2016/17, e as constatações são curiosas.

GoalPoint-European-Leagues-202122-Distance-infog

Mas vamos por partes. André Silva recolheu a bola à saída da sua grande área, avançou alguns metros e, vendo Žiga Frelih adiantado, arrancou um chapéu monumental a… 68,4 metros da baliza gilista. E entrou. O tento do arouquense (que pode ver em baixo) fixou um máximo de distância a nível europeu, batendo, por cerca de dez centímetros, o anterior máximo.

Esse registo anterior pertencia a Wahbi Khazri, médio-ofensivo dos franceses do Saint-Étienne que, a 68,3 metros da baliza, fez um golo épico na visita ao Metz, a contar para a 12ª jornada da Ligue 1, jogo que terminou empatado 1-1. Um tento extraordinário que bateu por 3,7 metros o golo que Miloš Pantović, do Bochum, fez ao Hoffenheim, na 11ª jornada da Bundesliga. O Bochum vencia por 1-0 e, nos descontos, na sequência de um canto, o guardião dos visitantes subiu à área para tentar a sua sorte. Só que a bola chegou ao sérvio, que teve sangue frio para rematar do seu meio-campo para a baliza deserta.

O Top 5 europeu fecha com dois jogadores da La Liga. Angel Correia abriu o activo no empate do Atlético de Madrid 2-2 em casa do Villarreal, em jogo da 20ª jornada, já em Janeiro deste ano, um golo a 49,3 metros da baliza, e Loren Morón, do Espanyol, fez o tento de honra da equipa de Barcelona na derrota por 3-1 em Vigo, com um golão a 46,4 metros da linha de baliza.

As maiores distâncias na Liga Bwin 2021/22

Já sabemos quem lidera nos golos obtidos a maior distância no campeonato nacional esta temporada, mas nada como ver quem integra os outros quatro lugares do Top 5 nacional.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-202122-Top5-Distância-infog

  • Logo a seguir a André Silva surge Mehdi Taremi. O iraniano do FC Porto marcou um golaço na vitória portista na visita ao Gil Vicente, por 2-1, em Setembro passado, jogo a contar para a 7ª jornada da Liga Bwin. Um tento através de um chapéu a 40,1 metros da baliza minhota.

GoalPoint-Mehdi-Taremi-Porto-Golo-GVFC-202122

  • Em terceiro surge o golo de Pêpê Rodrigues, do Famalicão, na derrota da sua equipa na visita ao Vitória de Guimarães, em Março deste ano, a contar para a 25ª jornada. O médio bateu um livre da esquerda, a 31,2 metros da baliza, que ninguém desviou, entrando directamente, sem que Bruno Varela conseguisse evitar o tento.

GoalPoint-Pepê-Rodrigues-Famalicão-Golo-VSC-202122

  • Denilson Júnior surge em quarto, pelo chapéu que fez a Charles, guarda-redes do Vizela, no empate 1-1 entre as duas equipas em jogo a contar para a 6ª jornada. O tento do brasileiro foi apontado a 30,7 metros da baliza.

GoalPoint-Denilson-Júnior-Paços-Ferreira-Golo-FCV-202122

  • O Top fecha com um golo de Yanis Hamache. O lateral-esquerdo do Boavista apenas conseguiu minimizar os danos da sua equipa, que perdeu 4-1 no Dragão, com o FC Porto, na 10ª jornada. O forte pontapé do argelino aconteceu a 30,6 metros da baliza portista.

GoalPoint-Hamache-Boavista-Golo-FCP-202122

As maiores distâncias na Liga desde 16/17

A GoalPoint existe desde 2014 mas só a partir da época 2016/17 passámos a contar com a cobertura integral de todos os jogos da Liga portuguesa. E é deste período, até ao presente, o Top 5 das maiores distâncias a que golos foram marcados na Liga portuguesa.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2016222-Top5-Distância-infog

O golo de André Silva também lidera, após todos estes anos, com quase 20 metros de distância em relação ao segundo lugar, ocupado por Angel Gomes, na altura no Boavista e agora de regresso ao Lille. O criativo marcou um golão do meio-campo na visita ao Moreirense, na terceira jornada do campeonato (1-1), a 48,5 metros de distância.

O lateral Rodrigo Soares, agora no Juventude, do Brasil, era uma das principais figuras do Desportivo das Aves quando marcou um grande golo ao Portimonense, no empate 1-1 no Algarve a contar para a 23ª jornada da Liga 2018/19. Rodrigo bateu um livre a 45,7 metros, ninguém se fez ao lance e a bola acabou por entrar na baliza.

Na mesma época, Paulinho, do Portimonense, marcou a 45,4 metros de distância na derrota da sua equipa, 3-2, em Tondela, na 28ª jornada, também ele num livre, desta feita da direita, que ninguém conseguiu desviar, mas que encontrou, sozinho, o fundo das redes. A fechar, na temporada de 2017/18, Alex Telles, do Porto, marcou ao Estoril Praia, no triunfo por 3-1 na Amoreira, de novo num livre (da direita), a 43,7 metros, que não teve qualquer desvio.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.