Ratings: os melhores de Abril nas Ligas europeias 🇪🇺

-

O mês de Abril foi de aceleração na decisão das principais Ligas europeias e a verdade é que, por esta altura, já temos três campeões nacionais confirmados, o Bayern na Alemanha, o Real Madrid em Espanha e o Paris Saint-Germain em França. Coincidência, ou não, são destes três emblemas os MVP’s mensais desses três campeonatos, com base nos GoalPoint Ratings.

As derradeiras jornadas desta fase tiveram, na maioria dos casos, jogos em Abril e alguns já em Maio, sendo que estes últimos integrámos ainda nas contas do mês findo. Nesta análise cabem apenas jogadores com mais de 300 minutos disputados nesta fase, dado que contabilizámos cinco rondas em cada uma destas Ligas Top 5.

Premier League 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿: Son Heung-Min (Tottenham)

Rating (mensal): 7.63
Rating (época): 6.68

A presença do atacante coreano entre os melhores do mês da Premier League não é novidade. Em Abril, altura em que o Tottenham consolidou a sua candidatura ao quarto lugar de acesso à Champions (é ainda quinto), Son arrasou, entre as jornadas 31 e 35, com incríveis seis golos (foi o melhor marcador do mês na prova) e duas assistências, contribuindo para 66,7% dos golos dos “spurs” consigo em campo. Incrível.

Em segundo lugar no pódio surge o médio-defensivo do Manchester City, Rodri Hernánez 7.07. Apesar de jogar em zonas mais recuadas do “miolo”, o espanhol fez dois golos, destacando-se ainda com 98,8 acções com bola por 90 minutos e 10,2 recuperações de posse, terceiro valor mais alto desta fase (João Moutinho liderou com 10,8). Em terceiro temos o regressado Christian Eriksen 7.02, dinamarquês que nos pregou um susto no ano passado, mas voltou aos relvados para continuar a encantar, com um golo e uma assistência em Abril.

GoalPoint-English-Premier-League-2018-Son-Heung-Min-infog

La Liga 🇪🇸: Rodrygo Goes (Real Madrid)

Rating (mensal): 7.81
Rating (época): 6.16

O Real é campeão espanhol, e confirmou-o na goleada caseira por 4-0 sobre o Espanyol, na qual o brasileiro Rodrygo Goes bisou. O atacante foi o melhor jogador da La Liga entre as jornadas 30 e 34, com três golos e duas assistências. Aliás, até Abril o contributo de Rodrygo para a caminhada “merengue” na Liga espanhola limitava-se a uma assistência e nenhum golo, explodindo agora nesta fase importante da temporada.

José Luis Morales 7.01, atacante do Levante, foi o melhor marcador da La Liga em Abril, a par de Ante Budimir, do Osasuna, com cinco golos, e surge no segundo lugar do pódio, com destaque ainda para quatro assistências, máximo do período em análise. Foi o jogador com mais acções para golo em Abril, nada menos que nove, dos dez que a sua equipa marcou consigo em campo. A fechar surge Ousmane Dembélé 6.88, o “mal-amado” do Barcelona que, sempre que entrou, deixou a sua marca, com um registo de duas assistências e o máximo de dribles completos por 90 minutos (5,4).

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Rodrygo-Goes-infog

Bundesliga 🇩🇪: Serge Gnabry (Bayern)

Rating (mensal): 7.47
Rating (época): 7.09

Outro campeão, o Bayern, também nos traz um jogador seu como o melhor da sua Liga. O extremo Serge Gnabry brilhou intensamente em Abril, entre as jornadas 28 e 32. O internacional germânico fez três golos e uma assistência, acumulou 2,6 passes para finalização e 1,5 conduções super aproximativas (segunda média mais alta). Um desequilibrador por excelência.

Ridle Baku 7.29, defesa-direito do Wolfsburg, registou o segundo melhor rating consolidado do mês, muito por culpa da sua qualidade ofensiva. O alemão fez um golo e duas assistências e o máximo de passes para finalização (2,5) entre laterais. O pódio encerra com Filip Kostić 7.29, extremo/lateral do Eintracht Frankfurt, que ficou cinco milésimas abaixo de Baku. O sérvio fez um golo e uma assistência em Abril e registou a melhor média de passes para finalização, nada menos que 4,3.

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Serge-Gnabry-infog

Serie A 🇮🇹: Luis Muriel (Atalanta)

Rating (mensal): 7.63
Rating (época): 6.98

Esta segunda-feira a Atalanta fechou a 35ª jornada e última desta análise (empate 1-1 em casa com a Salernitana), num período que teve início com a 31ª ronda. O atacante colombiano Luis Muriel aproveitou esse jogo para saltar para o topo dos melhores ratings da Serie A em Abril, terminando esta fase com dois golos e uma assistência, bem como a mais alta média de remates por 90 minutos (5,6).

Łukasz Skorupski 6.88, guarda-redes do Bologna, é o segundo na lista de desempenhos em Abril na Liga italiana. O polaco assinou a melhor média de defesas por jogo (4,3) e a mais elevada percentagem de remates enquadrados defendidos, incríveis 94,4%, evitando cerca de dois golos, tendo como base as Expected Saves (xS). Henrikh Mkhitaryan 6.81, o arménio orientado por José Mourinho na Roma. O extremo fez dois golos e uma assistência em Abril.

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Luis-Muriel-infog

Ligue 1 🇫🇷: Neymar Jr. (Paris Saint-Germain)

Rating (mensal): 8.33
Rating (época): 6.88

Neymar tem andado arredado das melhores exibições esta época, mas na fase em que o PSG se sagrou campeão gaulês, o brasileiro apareceu para ser o jogador da Ligue 1 com o melhor rating – também o mais alto de todas as cinco principais Ligas europeias. O internacional “canarinho” fez – entre as jornadas 30 e 34 – nada menos que seis golos e duas assistências. Só Kylian Mbappé, com sete golos e quatro passes para golo, esteve melhor que Neymar nestes capítulos, só que o brasileiro elevou-se noutros detalhes, como no passes para finalização, com 4,3, máximo do mês.

Kylian Mbappé 8.10, só podia, ficou em segundo nos ratings, mas bem perto, com os tais sete golos e quatro assistências, mas também o máximo de tentativas de drible (7,5) e dribles completos (3,2), bem como de remates (5,3). O pódio fecha com Moussa Dembélé 7.43, avançado do Olympique Lyonnais, também com seis golos, mais uma assistência.

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Neymar-Jr.-infog

Queres saber quais os anteriores Jogadores do Mês das Ligas Top 5 europeias e da Liga Bwin? Clica aqui (link)

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.