O mês de Dezembro foi tão festivo (como é costume) como caótico (no Futebol). Entre paragens para as festividades natalícias e de Ano Novo, os calendários heterogéneos e os muitos casos de COVID-19 que afectaram as equipas das cinco principais Ligas europeias, todos estes factos impediram um critério uniforme, ou sequer semelhante, de minutos para a definição dos três melhores futebolistas do mês em Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.
Ainda assim, o nosso GoalPoint Ratings não se atrapalhou e destacou os jogadores com melhores desempenhos acumulados, e alguns nomes são bem conhecidos. Outros nem por isso. Acompanhem-nos.
Premier League 🏴: Trent Alexander-Arnold (Liverpool)
Rating (mensal): 7.33
Rating (época): 7.15
Segundo mês consecutivo a liderar os ratings parciais em Inglaterra entre jogadores com mais de 420 minutos disputados, nas jornadas 14 a 20 da Premier League. É verdade que a quantidade de jogos adiados devido a surtos de COVID-19 torna este destaque especial, mas ninguém pode tirar mérito ao lateral do Liverpool que, em Dezembro, em seis jornadas, fez um golo e uma assistência, foi o segundo jogador de todas as posições em passes para finalização, num total de 18, e somou mais nove cruzamentos de bola corrida (31) que o segundo, com impressionantes 32,3% de eficácia.
Em segundo surge Martin Ødegaard, com 7.26. O médio-ofensivo do Arsenal foi o jogador que impediu Alexander-Arnold de liderar nos passes para finalização, tendo o norueguês registado 20, além de ter feito três golos e outras tantas assistências neste período. A fechar o pódio, com 7.22, ficou Raheem Sterling, extremo do Manchester City que parecia destinado a sair do clube campeão inglês no início da época, mas que aparenta regressar à sua melhor forma, com cinco golos e uma assistência em Dezembro.

La Liga 🇪🇸: Álex Moreno (Betis)
Rating (mensal): 7.80
Rating (época): 6.28
A extraordinária época do Betis, de William Carvalho, tem vários protagonistas, e um deles é Álex Moreno. O lateral-esquerdo espanhol de 28 anos foi o melhor jogador da La Liga no mês findo, em três jornadas, entre a 16 e a 18, contabilizando jogadores com mais de 180 minutos em campo. Moreno fez dois golos e uma assistência, e foi o terceiro jogador com mais desarmes (14) e o sexto com mais intercepções (7).
Santi Mina, ponta-de-lança do Celta de Vigo, surge logo atrás, com 7.23, fruto de um golo e de uma grande apetência pelos duelos aéreos ofensivos, registando o máximo de 28 (a par de Enes Unal, mas em menos minutos), tendo ganho 53,6% deles. Em terceiro, com 7.19, um outro Moreno, neste caso Gerard, atacante do Villarreal, que fez três golos e uma assistência, tendo liderado (com Luis Suárez e Vinícius Júnior) no total de remates (11).

Bundesliga 🇩🇪: Patrik Schick (B. Leverkusen)
Rating (mensal): 7.52
Rating (época): 6.49
Uma das estrelas do último EURO 2020, o ponta-de-lança checo foi a grande figura da Bundesliga durante o mês de Dezembro, entre jogadores com mais de 240 minutos, entre as rondas 14 e 17. Patrik Schick fez nada menos que oito golos e uma assistência em quatro partidas da Liga alemã, ou seja, esteve directamente envolvido em 75% dos golos dos que os “farmacêuticos” marcaram consigo em campo. Isto tudo em 14 remates, pelo que assinou uma taxa de conversão de 57,1%.
O médio-centro/defensivo de 23 anos do Augsburgo, Niklas Dorsch, assinou o segundo melhor rating do período homólogo, um 7.27 graças a um golo e ao máximo (com outros três jogadores) de desarmes realizados, um total de 13. Nico Schlotterbeck, defesa-central do Freiburg, registou o terceiro melhor rating, um 7.21, muito por culpa dos dois golos que apontou.

Serie A 🇮🇹: Hakan Çalhanoğlu (Inter)
Rating (mensal): 7.91
Rating (época): 7.13
A mudança do rival Milan para o Inter fez bem ao turco, que já em Novembro havia registado o terceiro melhor rating do mês. Desta vez ficou em primeiro entre jogadores com mais de 300 minutos, entre as jornadas 15 e 19. Não espanta, por isso o extraordinário GPR acumulado, prova de uma temporada de grande nível. Em Dezembro, o médio fez dois golos e excelentes quatro assistências, dominando, igualmente, nos passes para finalização (21) e ocasiões flagrantes criadas (5) – estas a par de Antonio Candreva, da Sampdoria.
Álvaro Morata, de quem se falava poder estar a caminho do Barcelona, mas acabou por ver a saída vetada por Massimiliano Allegri, fixou a segunda melhor nota, um 7.45 que tem por base três golos e uma assistência. Neste mês de Dezembro, o médio sérvio Sergej Milinković-Savić fez dois golos e uma assistência e terminou com um rating de 7.42.

Ligue 1 🇫🇷: Benjamin André (Lille)
Rating (mensal): 7.14
Rating (época): 6.34
O actual campeão gaulês está a subir de forma, muito por culpa de Benjamin André. O experiente médio francês arrancou o melhor rating mensal entre jogadores com mais de 240 minutos entre as rondas 16 e 19, alheio aos nomes sonantes que pontificam na Ligue 1, com um golo e uma assistência pelo meio, mas também com o terceiro número mais alto de desarmes (15) e intercepções (11).
Téji Savanier 7.05, médio do Montpellier, fez dois golos e outras tantas assistências, que lhe valeram o segundo melhor rating de Dezembro, e a ausência das grandes estrelas prossegue com o segundo Benjamin do pódio, Bourigeaud 6.92, extremo-direito do Rennes que fez dois golos.
