Ratings: os melhores de Fevereiro nas Ligas europeias 🇪🇺

-

Fevereiro foi curto, mas pleno de actividade, entre Ligas europeias e competições da UEFA. Esta concentração competitiva terá contribuído para que as cinco principais Ligas europeias tenham todas tido quatro jornadas no mês findo, pelo que o nosso habitual olhar para os melhores GoalPoint Ratings de cada uma delas tem o mesmo critérios de minutos mínimos de utilização: 240. 

Neste mês voltamos a ter um português entre os que melhores desempenhos conseguiram, há caras conhecidas e, pela primeira vez, um craque “do outro mundo” brilhou acima de qualquer outro na sua Liga, um pouco mais tarde do que o previsto, dirão alguns. Mas vamos aos detalhes.

Premier League 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿: Son Heung-Min (Tottenham)

Rating (mensal): 7.39
Rating (época): 6.44

A época to Tottenham tem sido de altos e baixos – nenhuma novidade aqui -, mas em Fevereiro, entre as jornadas 24 e 27, um dos seus jogadores foi o melhor da Premier League. Recentemente, o coreano Son Heung-Min e o inglês Harry Kane tornaram-se na parceria que mais vezes combinou para golo na história da prova (37, desalojando a anterior, composta por Didier Drogba e Frank Lampard), e o Fevereiro de Son mostra bem a influência do atacante nos “spurs”. Nestas quatro rondas fez dois golos e duas assistências.

Em segundo lugar nos ratings ficou Jordan Pickford 7.37, guardião do Everton que registou a melhor média de defesas por 90 minutos na Liga inglesa neste período (5,8), correspondente a 79,3% de remates enquadrados defendidos, evitando 4,1 golos (tendo em conta as Expected Saves), máximo de Fevereiro. Em terceiro ficou James Ward-Prowse 7.18, médio do Southampton, dono de duas assistências e da segunda média mais alta de passes para finalização (3,3).

GoalPoint-English-Premier-League-2018-Son-Heung-Min-infog
Clique para ampliar

La Liga 🇪🇸: Enes Ünal (Getafe)

Rating (mensal): 7.53
Rating (época): 6.06

O avançado turco do Getafe foi o jogador em melhor forma na Liga espanhola no mês findo, entre as jornadas 23 e 26. Ünal já leva 13 golos esta temporada no campeonato, e quase metade (6) foram marcados em Fevereiro, tendo sido o melhor marcador neste período. O peso directo de Ünal nos golos marcados pelo Getafe consigo em campo em Fevereiro foi de incríveis 75%.

Marco Asensio 7.43 parece estar a viver uma segunda vida no Real Madrid e registou o segundo rating do mês passado, fruto de dois golos, mas também da segunda melhor média de remates por 90 minutos (4,5) e de disparos de bola corrida (3,7). A fechar o pódio um português. Luís Maximiano 7.19 está a realizar uma época extraordinária na baliza do Granada e em Fevereiro registou a melhor média de defesas (5,8), tendo evitado 2,8 golos, com base nas Expected Saves (xS).

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Enes-Ünal-infog
Clique para ampliar

Bundesliga 🇩🇪: Christopher  Nkunku (Leipzig)

Rating (mensal): 8.20
Rating (época): 7.08

A extraordinária temporada de Nkunku ao serviço do Leipzig conheceu um novo capítulo. O colega do português André Silva arrasou em Fevereiro na Bundesliga, com um rating parcial incrível entre as rondas 21 e 24, graças ao facto de ter sido, a par de Robert Lewandowski, o melhor marcador da competição, com cinco golos, embora em menos minutos.

Marco Reus 7.93, que a 20 de Fevereiro arrancou uma nota máxima (link), surge logo a seguir. O jogador do Dortmund fez quatro golos em três partidas – é certo que três foram num só encontro – e ainda três assistências, números incríveis do experiente avançado. Florian Wirtz 7.49, o jovem médio do Leverkusen, registou o terceiro rating, dono de dois golos e uma assistência. Um caso sério de apenas 18 anos.

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Christopher-Nkunku-infog
Clique para ampliar

Serie A 🇮🇹: Wladimiro Falcone (Sampdoria)

Rating (mensal): 7.22
Rating (época): 6.80

Em Itália, o melhor de Fevereiro, entre as jornadas 24 e 27, foi um guarda-redes. A Sampdoria já viveu melhores momentos, tem sido muito castigada pelos ataques contrários e Falcone, com muito trabalho entre mãos, não vacilou, com 5,5 defesas a cada 90 minutos, máximo do mês (também máximo absoluto, com 20), correspondendo a 81,5% de remates enquadrados defendidos, terceira melhor percentagem.

Domenico Berardi 7.21, que em Janeiro foi a figura principal da Serie A, ficou a duas centésimas de ultrapassar Falcone e repetir a graça. O extremo do Sassuolo fez duas assistências, foi o quarto em remates (4,3) e o segundo em passes para finalização (3,2). A fechar o top 3 temos Lorenzo Insigne 7.15. O atacante, que está de saída do Nápoles no final da temporada, fez dois golos e uma assistência.

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Wladimiro-Falcone-infog
Clique para ampliar

Ligue 1 🇫🇷: Lionel Messi (Paris Saint-Germain)

Rating (mensal): 7.41
Rating (época): 6.89

Aqui está ele. A chegada de Lionel Messi a Paris foi sonante, mas o argentino tem tardado a impor a sua qualidade, pelo menos ao nível a todos tem habituado. Só que em Fevereiro, “la pulga” brilhou mais do que todos, não tanto pelos golos (fez apenas um), mas pela qualidade a servir os colegas de equipa, tendo acumulado cinco assistências entre as jornadas 23 e 26, máximo da Ligue 1. Messi fixou a melhor média de passes para finalização (4,8) e de ocasiões flagrantes criadas (1,3), foi o terceiro em dribles tentados (6,3) e o quinto em dribles completos (3,3).

O segundo melhor rating pertenceu ao colega de equipa, Kylian Mbappé 7.29, que foi o melhor marcador de Fevereiro, com quatro golos, mais uma assistência, e a segunda média em remates (4,4) e disparos de bola corrida (4,1). Finalmente, o pódio gaulês fecha com Jonas Omlin 6.98, guarda-redes do Montpellier que registou a mais alta média de defesas por 90 minutos (5,3), também o valor absoluto máximo de paradas (20), bem como o máximo de golos evitados (3,0).

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Lionel-Messi-infog
Clique para ampliar

Queres saber quais os anteriores Jogadores do Mês das Ligas Top 5 europeias e da Liga Bwin? Clica aqui (link)

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.