O Jogador do mês das “top 5” europeias (Janeiro 2022)

-

O primeiro mês de 2022 teve Ligas europeias a decorrerem “aos soluços” (tal como em Dezembro), com muitos jogos adiados devido a casos de COVID-19, mas a festa não parou e houve futebol a rodos e para todos os gostos, com desempenhos individuais extraordinários nas cinco principais Ligas europeias. Entre algumas surpresas, nomes consagrados e até um português, Janeiro teve até uma nota máxima num guarda-redes que, por esse motivo, surge aqui em destaque.

Sem delongas, seguem os três melhores GoalPoint Ratings de cada umas das Ligas Top 5, entre jogadores que preencheram critérios específicos de minutos.

Premier League 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿: Michael Olise (Crystal Palace)

Rating (mensal): 7.69
Rating (época): 6.57

A novidade é que desta feita não ganhou Trent Alexander-Arnold como nos dois meses passados. Entre jogadores que disputaram mais de 180 minutos (das jornadas 21 à 23), o jovem francês Michael Olise, de somente 20 anos, bateu a concorrência em grande estilo. Com utilização curta e intermitente ao longo da época, o extremo (que pode também jogar a médio-ala do lado direito) aproveitou os 192 minutos em campo para fazer um golo e uma assistência e foi o nono em dribles tentados por 90 minutos (4,7). Estamos de olho nele.

O segundo melhor em Janeiro é português. João Moutinho está numa grande forma em fez dois golos e uma assistência nesta fase pelo Wolverhampton, fixando um rating médio de 7.42. A fechar o pódio o lateral do Leeds United, Stuart Dallas, com 7.33, também autor de um golo, mas que arrasou por completo nos momentos defensivos, com as médias mais altas de desarmes (5,0) e intercepções (2,7) da Premier League.

GoalPoint-English-Premier-League-2018-Michael-Olise-infog
Clique para ampliar

La Liga 🇪🇸: Manu Trigueros (Villarreal)

Rating (mensal): 7.30
Rating (época): 6.25

Na La Liga, entre jogadores com mais de 240 minutos disputados entre as jornadas 19 e 22, imperou Manu Trigueros. O experiente médio-centro de 30 anos, que se integra muito bem nos momentos ofensivos do “submarino amarelo”, fez dois golos e uma assistência em Janeiro, aumentando para cinco tentos e três passes para golos na época. Acima de tudo foi de uma consistência e regularidade a toda a prova.

Karim Benzema dispensa apresentações. O ponta-de-lança do Real Madrid registou o segundo melhor rating do mês passado, um 7.09 que reflecte o facto de ter sido o melhor marcador nestas rondas, a par de Raúl de Tomás, com quatro tentos, e registado o segundo valor absoluto de remates, 14, atrás do ex-benfiquista (17). O seu companheiro de equipa, o brasileiro Casemiro, fixou o rating em 6.95, o terceiro mais elevado, e destacamos nesta fase os 4,0 desarmes por 90 minutos, quinto registo, e a liderança nas recuperações de posse, uma espantosa média de 11,6.

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Manu-Trigueros-infog
Clique para ampliar

Bundesliga 🇩🇪: Yann Sommer (B. M’gladbach)

Rating (mensal): 8.32
Rating (época): 6.19

Fenomenal, é o adjectivo que temos de usar para descrever o mês de Janeiro do guardião suíço do Borussia Mönchengladbach. Precisamente a meio do mês, Yann Sommer arrancou uma exibição perfeita, que nem a derrota da sua equipa apaga, pois não teve culpa nos golos sofridos. Foram 12 defesas, dez a remates na sua área, duas delas a travar grandes penalidades. Sommer fez 18 defesas em Janeiro, segundo valor mais alto. Bateu toda a concorrência entre jogadores que disputaram mais de 180 minutos entre as jornadas 18 e 20.

Sem surpresa, os dois seguintes no pódio são do Bayern. Joshua Kimmich registou o segundo melhor rating, um 8.08 que reflecte duas assistências e outros números estratosféricos, como 127 acções com bola por 90 minutos, 5,3 passes para finalização e 1,3 ocasiões flagrantes criadas, tudo máximos de Janeiro. Em terceiro Robert Lewandowski, com 7.97. O homem-golo dos bávaros fez isso mesmo, golos, nada menos que quatro, tendo sido o melhor marcador destas três jornadas.

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Yann-Sommer-infog
Clique para ampliar

Serie A 🇮🇹: Domenico Berardi (Sassuolo)

Rating (mensal): 7.48
Rating (época): 6.58

O extremo internacional do Sassuolo esteve em grande no mês de Janeiro entre jogadores que disputaram mais de 240 minutos entre as jornadas 20 e 23. O futebolista de 27 anos fez dois golos e três assistências, tendo sido o jogador com mais acções directas para golo nesta fase, contribuindo para 83,3% dos tentos apontados pela sua equipa consigo em campo. Estupendo.

Stephane Singo é um costa-marfinense de 21 anos que faz todo o corredor direito do 3-4-3 (ou 3-4-2-1) do Torino, e fá-lo com grande competência. Fortíssimo fisicamente (1,90m), fez dois golos e uma assistência em Janeiro e terminou o período com um rating de 7.17. Exactamente com a mesma nota (bom, umas milésimas abaixo) ficou Gianluca Caprari, médio-ofensivo do Hellas Verona, que fez quatro golos em Janeiro, um dos três melhores marcadores desta fase (a par de Ciro Immobile e Tammy Abraham).

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Domenico-Berardi-infog
Clique para ampliar

Ligue 1 🇫🇷: Aurélien Tchouaméni (Monaco)

Rating (mensal): 7.47
Rating (época): 6.76

Ainda antes de ter uma grande quantidade de “tubarões” na sua peugada já nós tínhamos falado nas nossas páginas de Aurélien Tchouaméni, prodígio de 22 anos do meio-campo do Monaco. O francês vai, certamente, encher os cofres do emblema do Principado e, em Janeiro, foi o melhor da Ligue 1, entre jogadores com mais de 180 minutos entre as jornadas 20 e 22. Dono de uma assistência, Tchouaméni foi o terceiro em acções com bola por 90 minutos (114), o segundo passes aproximativos (10) e desarmes (5) e o líder em recuperações de posse (11,3).

Em segundo um jogador que já rumou a outras paragens. Bruno Guimarães, em tempos falado para o Benfica, brilhou pelo Lyon antes de ser “pescado” pelo “novo rico” Newcastle. Em Janeiro registou um rating de 7.78, fruto de uma assistência, a terceira média de passes para finalização (3,3) e a quinta de desarmes (4). O pódio fecha com Marco Verratti, médio do PSG que registou um 7.45. Dois golos, a melhor média de acções com bola (123,8) e a segunda de passes realizados (100,9) são os números principais do italiano.

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Aurélien-Tchouaméni-infog
Clique para ampliar

Queres saber quais os anteriores Jogadores do Mês das Ligas Top 5 europeias e da Liga Bwin? Clica aqui (link)

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.