O mês de Março teve paragem para compromissos das selecções, pelo que as principais Ligas europeias tiveram todas três jornadas apenas. Assim, para o nosso habitual destaque mensal dos melhores desempenho individuais em Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França, o critério de minutos é sempre de mais de 180 para as cinco competições – mesmo para a Premier League, apesar de ter tido cinco jogos da 30ª jornada adiados para Abril.
Apenas a Liga inglesa tem três jogadores de três emblemas diferentes no pódio dos melhores GoalPoint Ratings, com as outras Ligas a registarem repetição de clubes, com destaque absoluto para a La Liga, que nos oferece três craques da mesma equipa. E há um jogador em Itália que teima em aparecer nestes nossos tops. Vamos aos detalhes?
Premier League 🏴: Bukayo Saka (Arsenal)
Rating (mensal): 7.74
Rating (época): 6.37
Quem diria que o Arsenal estaria nesta altura a lutar pelo terceiro lugar, após o arranque penoso de época? O crescimento tem sido notório e o jovem Bukayo Saka parece ir na crista da onda, tendo já esquecido o desgosto do penálti falhado na final do EURO 2020. Saka está numa grande forma e foi o melhor jogador entre as jornadas 28 e 30 da Premier League, graças a dois golos, uma assistência e o terceiro registo de passes para finalização por 90 minutos (2,3).
Logo atrás surge Kai Havertz 7.38, o alemão do Chelsea, que fez quatro golos e uma assistência neste período. Foi, aliás, o segundo melhor marcador da Liga inglesa, apenas atrás de Ivan Toney (5), do Brentford. O pódio fecha com o coreano do Tottenham, Son Heung-Min 7.27, que fez três golos em Março e já havia sido o melhor de Fevereiro na Premiership.
La Liga 🇪🇸: Ferran Torres (Barcelona)
Rating (mensal): 7.83
Rating (época): 6.01
Só dá Barcelona. Após um arranque de temporada para esquecer, os “blaugrana” foram estabilizando o seu futebol com Xavi Hernández ao leme e, após a chegada de reforços importantes em Janeiro, é a equipa em melhor forma na La Liga. Em Março, os três melhores jogadores foram todos do Barça, a começar por Ferran Torres, que registou o melhor rating acumulado. O ex-Manchester City fez quatro golos e uma assistência entre as jornadas 27 e 29, tendo sido o melhor marcador de Março e o jogador com mais acções directas para golo (5).
Outro dos reforços de Janeiro foi Pierre-Emerick Aubameyang 7.81. O gabonês chegou, viu e venceu, já leva sete golos na La Liga e em Março fez três, com destaque para os dois que marcou na goleada por 4-0 em casa do Real Madrid. E ainda somou uma assistência neste período. A fechar o lote, um “proscrito” do Barça. Ousmane Dembélé 7.21 esteve com um pé fora, tem sido contestado pelos adeptos e deve sair a custo zero no final da época, mas esteve arrasador em Março, com espantosas quatro assistências, máximo do mês.
Bundesliga 🇩🇪: Nico Schlotterbeck (Freiburg)
Rating (mensal): 8.07
Rating (época): 6.84
O melhor do mês na Bundesliga, entre as rondas 25 e 27, foi um defesa-central e ainda bastante jovem. Nico Schlotterbeck tem 22 anos, é já internacional alemão e é uma das estrelas em ascensão no futebol alemão, estando mesmo a ser associado ao Bayern e ao Dortmund. Schlotterbeck registou mesmo o melhor rating das principais Ligas europeias, e só marcou um golo, destacando-se com o valor mais alto de recuperações de posse (12,2), o terceiro em alívios (5,6) e ganhou todos os sete duelos aéreos defensivos em que interveio.
A seguir, dois jogadores de uma equipa a subir de forma a olhos vistos, o Leipzig. O espanhol Angeliño 7.28 registou o segundo melhor rating acumulado. O esquerdino fez um golo e duas assistências neste período e foi um dos mais importantes jogadores da equipa, pelo flanco esquerdo. A fechar o pódio temos o melhor de Fevereiro na Alemanha, Christopher Nkunku 7.25, que deu continuidade à sua época estratosférica com mais um golo e duas assistências.
Serie A 🇮🇹: Domenico Berardi (clube)
Rating (mensal): 7.58
Rating (época): 6.75
Melhor jogador da Serie A em Janeiro, o segundo em Fevereiro e, de novo, melhor em Março. Domenico Berardi está a fazer uma época incrível pelo Sassuolo e já é associado ao interesse de emblemas como Juventus, Milan ou Real Madrid. Em Março, entre as jornadas 28 e 30, voltou a arrasar e marcou nada menos que quatro golos tendo sido o melhor marcador do mês, a par do napolitano Victor Osimhen. Berardi somava incríveis 14 golos e 11 assistências na Serie A no fecho do mês.
O Inter pode estar em quebra acentuada na Serie A, mas os dois jogadores que fecham o pódio jogam nos “nerazzurri”. O argentino Lautaro Martínez 7.37 surge em segundo, graças aos três golos que apontou nesta fase da época, registando ainda a segunda melhor média de remates (4,4) e a melhor de disparos de bola corrida (4,0). Em terceiro o seu colega de ataque, o bósnio Edin Džeko 7.18, que aos 36 anos continua a espalhar qualidade e a marcar golos. Foram mais dois em Março, com duas assistências para abrilhantar.
Ligue 1 🇫🇷: Benjamin Bourigeaud (Rennes)
Rating (mensal): 7.98
Rating (época): 6.68
França tem o condão de nos dar nomes menos sonantes como melhores do mês, com uma das excepções a ser Fevereiro, com Lionel Messi. Em Março, a Ligue 1 voltou ao registo e o melhor rating acumulado entre as jornadas 27 e 29 pertenceu a um jogador do Stade Rennais, Benjamin Bourigeaud. O extremo gaulês brilhou no mês findo com a obtenção de dois golos e quatro assistências, tendo sido o elemento coim mais passes para golo deste período e o futebolista com mais acções directas para golo (6). Não espanta que Roma e Lazio estejam de olho no atleta de 28 anos.
Em segundo mais um jogador do Rennes, Martin Terrier 7.85. O também extremo (mas do lado esquerdo), de 25 anos, brilhou com três golos nesta fase, enquanto o pódio encerra com Yoann Salmier 7.04. O defesa-central do Troyes, de 29 anos, foi o jogador da posição com melhor média de desarmes (3,3), o segundo em intercepções (2,7) e o quarto em alívios (6,3).