O Jogador do mês das “top 5” europeias (Novembro 2021)

-

O calendário de jogos de clubes, com as Ligas e Taças nacionais, provas europeias, em conjunto com os compromissos de selecções, tem saturado estes meses de partidas de futebol, umas atrás das outras, sem descanso. Esta nossa peça chega com uns dias de atraso, com tanto foco de interesse um pouco por todo o lado, mas chega. Para o Jogador do Mês de cada uma das Ligas “Top 5” temos um critério de minutos uniforme, só futebolistas com mais de 180 minutos, uma vez que cada campeonato teve três jornadas completas durante o mês de Novembro.

Ponto curioso nesta lista o facto de termos três guarda-redes entre os jogadores com melhores GoalPoint Ratings acumulados neste período, um deles com idade para ser avô. Mas chega de conversa introdutória.

Premier League 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿: Trent Alexander-Arnold (Liverpool)

Rating (mensal): 7.47
Rating (época): 7.20

Um dos melhores laterais-direitos do Mundo voltou a viver um mês de Novembro extraordinário, entre as jornadas 11 e 13. Alexander-Arnold já era conhecido pela sua grande capacidade de dar golos a marcar aos colegas e no mês findo não foi de modas e registou quatro assistências (além de um golo), máximo da Liga inglesa, em dez passes para finalização, máximo conjunto com Callum Hudson-Odoi, do Chelsea, e James Ward-Prowse, do Southampton.

O segundo melhor rating de Novembro pertence a outro lateral, o português João Cancelo, com 7.34, também ele com apetência para as assistências (2), e em terceiro ficou John McGinn 7.08, médio-centro escocês do Aston Villa que, além de um golo, foi o quinto jogador da Premier League com mais desarmes realizados (12).

GoalPoint-English-Premier-League-2018-Trent-Alexander-Arnold-infog
Clique para ampliar

La Liga 🇪🇸: Diego López (Espanyol)

Rating (mensal): 7.19
Rating (época): 6.48

O primeiro guarda-redes. O Espanyol está a realizar uma temporada de regresso à principal Liga espanhola com altos e baixos, mas em Novembro ninguém teve melhor rating que o experiente Diego López, apesar dos seus já 40 anos de idade. Entre as jornadas 13 e 15, o guardião sofreu apenas um golo e registou o valor absoluto máximo de defesas, nada menos que 15. Se olharmos para os Expected Goals (xG) dos lances, Diego evitou quase quatro golos esperados (3,8).

Apesar de o Barcelona estar ainda longe, muito longe do seu melhor, o segundo melhor rating de Novembro em Espanha pertenceu ao neerlandês dos catalães, Memphis Depay 7.04. O atacante fez três golos nesta fase, ultrapassado apenas por Joselu Mato (4), do Alavés. Jorge Cuenca 7.01, jovem central de 22 anos do Getafe, surge com a terceira melhor nota.

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Diego-López-infog
Clique para ampliar

Bundesliga 🇩🇪: Mark Flekken (Freiburg)

Rating (mensal): 7.60
Rating (época): 6.61

O Freiburg está a fazer uma grande temporada na Bundesliga, ocupando o quarto lugar, a nove pontos do líder Bayern, apesar de ter perdido três dos últimos cinco jogos. O seu guarda-redes, Mark Flekken, foi chamado a trabalho extra em Novembro e registou o melhor rating acumulado do período, apesar dos seis golos sofridos pela sua equipa. O neerlandês registou 18 defesas, máximo absoluto entre as rondas 11 e 13.

Thomas Müller, que “ganhou” a distinção em Outubro, surge com o segundo melhor rating, um 7.33 fruto, essencialmente, de três assistências, máximo na Liga alemã em Novembro, e em terceiro ficou Manuel Riemann 7.31, guarda-redes do Bochum, dono de 15 defesas, segundo registo desta fase.

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Mark-Flekken-infog
Clique para ampliar

Serie A 🇮🇹: Sergio Romero (Venezia)

Rating (mensal): 8.06
Rating (época): 6.59

Aos 34 anos, o internacional argentino Sergio Romero, ex-Manchester United, está em grande forma e alcançou o GoalPoint Rating acumulado mais alto de todos os jogadores nas Ligas europeias (mais de 180 minutos). O jogador do Venezia pulverizou a concorrência com impensáveis 22 defesas em três partidas, entre as jornadas 12 e 14, mais oito que o segundo registo mais alto. Olhando para os xG desses lances, Romero evitou quase três golos esperados (2,9).

Mario Pasalic 8.02, médio-centro da Atalanta, aparece em segundo lugar, também com um rating extraordinário, ele que fez três golos – máximo juntamente com outros quatro jogadores – e uma assistência, adicionando nove passes para finalização (segundo valor mais alto), todos de bola corrida (máximo). O terceiro melhor rating pertence ao turco do Inter, Hakan Çalhanoğlu 7.68, também ele um dos que fez três golos e uma assistência.

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Sergio-Romero-infog
Clique para ampliar

Ligue 1 🇫🇷: Adrien Truffert (Stade Rennais)

Rating (mensal): 7.74
Rating (época): 6.24

O lateral-esquerdo do Rennes surge com o melhor rating de Novembro na Ligue 1 francesa, mesmo que todos esperassem ver aqui uma das estrelas do PSG. Adrien Truffert esteve em grande entre as rondas 13 e 15, autor de dois golos, apesar de ser defesa. A sua veia atacante permitiu-lhe ser o defesa mais rematador nesta fase, com cinco disparos.

Em segundo surge Dimitri Payet 7.67, com uma assistência e o máximo de passes para finalização (11) e ocasiões flagrantes criadas (4), imagem de marca do internacional francês do Marseille. E com o terceiro rating ficou Jérémy Le Douaron 7.60, ponta-de-lança do Brest, melhor marcador de Novembro, com três golos.

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Adrien-Truffert-infog
Clique para ampliar

Queres saber quais os anteriores Jogadores do Mês das Ligas Top 5 europeias e da Liga Bwin? Clica aqui (link)

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.