Os líderes da 1ª volta da Liga 19/20, do remate à defesa

-

TotoRating BannerTerminada a primeira volta da Liga NOS 19/20, é chegada a hora dos tradicionais balanços intercalares GoalPoint. Mas antes mesmo de revelarmos os melhores jogadores GoalPoint Ratings da metade de prova cumprida ou nos debruçarmos sobre as particularidades do desempenho colectivo de cada emblema, aqui vai uma novidade, tão simples quanto curiosa: o top individual acumulado da Liga para as variáveis mais populares que partilhamos.

O formato não é novo para quem nos acompanha, ou não partilhássemos este top todas as semanas, juntamente com o anúncio da equipa da jornada GoalPoint. O que é raro é darmos uma visão acumulada destes números, sobretudo tendo em conta que preferimos oferecer uma análise mais detalhada do desempenho médio das figuras da Liga, cobrindo um leque muito mais alargado de variáveis e cuja versão mais recente pode conferir neste link.

Sem mais demoras, eis os destaques da “meia Liga”, na hora de contabilizar quem mais acções somou, em cada uma destas “disciplinas”.

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920-1-volta-infog
Clique para ampliar

Se o líder nas rubricas mais óbvias (Pizzi) apenas constitui novidade para quem anda desatento, já os restante tops trazem algumas surpresas e pormenores curiosos, cujos principais destaques resumimos em seguida:

  • Fábio Martins tem sido figura central da bela campanha do Famalicão e, prova disso, é a liderança que ocupa num pormenor raramente dominado por um jogador fora do universo dos “grandes” – o total de remates na direcção da baliza. Prova disso é o jogador que o persegue, de seu nome Bruno Fernandes, com 23 disparos afinados, tantos como outra “surpresa” fora da luta pelo título: Sandro Lima, do Gil Vicente, igualmente com 23.
  • Os GoalPointers habituaram-se a ver o ex-“dragão” Brahimi dominar o ranking de dribles eficazes nas últimas épocas. Ora quem lhe sucede é, até ver, um endiabrado sul-americano, também ele oriundo de um emblema menos óbvio. Falamos do argentino Brian Mansilla, cedido pelo Racing ao Vitória de Setúbal na época em curso, e que vai suplantando os registos do portista Otávio (39) e da igualmente agradável novidade chamada Marcus Edwards, do Vitória minhoto (36).
  • O Aves pode estar a correr contra a despromoção mas não poderá queixar-se do desempenho do igualmente recém-chegado Welinton Júnior. O brasileiro não só acabou de merecer destaque num “onze” semanal como lidera o ranking de jogadores que mais faltas conquistaram, com 52, à frente de dois nomes já referidos – Bruno Fernandes e Sandro Lima – ambos com 43.
  • O único jogador a marcar dupla presença nestes tops, para lá de Pizzi, fará alguns adeptos leoninos coçar a cabeça. Falamos de João Palhinha, o médio-defensivo cedido pelo Sporting ao Braga e que vai assinando uma época de (re)confirmação. Dono de uma presença física assinalável, Palhinha lidera duas disciplinas que confirmam qualidade em qualquer “trinco” que ambicione voos mais altos.
  • O veterano Sílvio e e o central Artur Jorge completam o trio de setubalenses presentes neste top, outra surpresa ou não fosse o Vitória sadino o único clube a competir com o líder Benfica em presenças nesta análise. O Vitória tem sido um “osso duro de roer” no plano defensivo, com menos golos sofridos que seis das oito equipas que surgem à sua frente na tabela, não admirando assim que duas referências do seu eixo defensivo se destaquem em momentos de jogo relacionados com a arte de desfazer devaneios ofensivos adversários.
  • Nos Açores mora o guardião que soma mais defesas até meio da prova, com 67 “paradas”. Sendo habitual ver um guardião de um emblema de menores ambições liderar este ranking, ainda assim importa referir que Marco travou nada menos do que 77% dos remates dirigidos à sua baliza, o que ainda realça mais o seu desempenho se tivermos em conta que, por exemplo, o homem que lhe surge no encalço, o moreirense Mateus Pasinato, se fica pelos 70,2%, com 59 remates travados.

Se ainda não está farto de tops pode conferir aqui a variação, jornada a jornada, do top que publicamos semanalmente após cada ronda da Liga NOS. Enquanto isso nós vamos preparando mais conteúdos de análise e balanço da primeira volta da Liga 19/20.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.