“Pode ser que seja do cansaço”. Uma frase que ficou famosa ao ser proferida por Marco Borges no Big Brother de 2000 e que assenta que nem uma luva aqui também. Pela segunda semana consecutiva não houve nenhum jogador a atingir sequer um GoalPoint Rating igual ou superior a 9.0, mas vamos, ainda assim, conhecer os melhores nestes últimos três dias.
MARCO ASENSIO (Real Madrid) 8.8
Após o descalabro que foi a deslocação a Wembley para defrontar o Tottenham, Zinédine Zidane resolveu voltar a dar a titularidade a Marcos Asensio, e não se deu mal com a opção.
O espanhol marcou o segundo golo com um “tiraço” à entrada da área, falhou apenas três dos 68 passes que tentou e não falhou nem uma das suas três tentativas de drible. Para complementar ainda fez três desarmes (só Casemiro fez mais).
MORGAN SANSON (Marseille) 8.7
Contratado em Janeiro ao Montpellier, Morgan Sanson tem intercalado o banco com a titularidade esta época, e teve no passado domingo o seu momento mais alto da temporada.
Numa goleada em que Mitroglou também “molhou a sopa” e somou oito remates, Sanson marcou o terceiro golo dos da casa e foi sempre o maior desequilibrador, criando cinco ocasiões de remate e concretizando seis das suas nove tentativas de drible.
KYLIAN MBAPPÉ (Paris SG) 8.7
Não há Neymar? Há Mbappé. O prodígio francês terá feito no sábado, em Angers, um dos seus melhores jogos com a camisola dos parisienses.
Com dois golos (o primeiro e o último) e uma assistência, o jovem avançado teve participação directa em 60% dos tentos da sua equipa, somando ainda mais três remates, um deles enquadrado e um outro bloqueado. Venenoso nos cruzamentos, acertou três dos cinco que tentou.
KEVIN DE BRUYNE (Manchester City) 8.6
Num dos jogos mais aguardados do fim-de-semana, o centro-campista belga deu um autêntico recital de bom futebol e foi destacadamente a figura em campo.
Para além de ter sido o autor do golo que inaugurou o marcador, De Bruyne foi o homem que mais tentou driblar (cinco tentativas, acertando todas) e aquele que mais ocasiões de remate criou. Nos desarmes (cinco), só foi superado por Fernandinho (seis). Está um jogador completo.
ALMAMY TOURÉ (Monaco) 8.6
Para completar o trio de goleadas da liga francesa aparece o lateral-direito de Leonardo Jardim, Almamy Touré. O jovem francês, de 21 anos, já não era titular há algum tempo, mas, depois do que fez no sábado, vai ser difícil para Jardim tirá-lo do onze.
Um “hat-trick” de assistências, ao qual ainda somou mais uma ocasião criada, 100% de eficácia nos três dribles que tentou e o melhor registo em desarmes (quatro) e recuperações de posse (sete). Jogo fantástico do miúdo.