Após tantos craques que já por aqui passaram, esta semana o destaque vai para um médio venezuelano de 29 anos, emprestado pela Juventus ao Torino. E que exibição fez…

 

TOMÁS RINCÓN (Torino) 9.2

GoalPoint-Lazio-Torino-Italian-Serie-A-201718-MVP
Clique para ampliar

Apostamos que por este não esperava. Um médio-defensivo venezuelano, que tinha marcado três golos em dez anos de carreira europeia, foi a estrela da semana, após ter ido ao Olímpico de Roma destroçar por completo a Lazio.

Tomás Rincón marcou o segundo golo da sua equipa com um belo remate de canhota à entrada da área, e esteve soberbo tanto a dar apoio ao ataque (três passes para finalização e 100% de cinco dribles eficazes), como a defender (nove acções defensivas).

 

LIONEL MESSI (Barcelona) 8.9

GoalPoint-Villarreal-Barcelona-Spanish-La-Liga-201718-MVP
Clique para ampliar

Se de Tomás Rincón não se esperava tanto, a Lionel Messi já não surpreende ver este tipo de prestações acima da média… dos outros.

A deslocação a Villarreal não era fácil, mas o argentino ajudou e muito na vitória, ao fechar o resultado após somar números de “E.T”. Foi o melhor do encontro em remates (seis), dribles eficazes (sete) e criou duas ocasiões flagrantes que foram desperdiçadas.

 

MARTIN TERRIER (Strasbourg) 8.5

GoalPoint-Bordeaux-Strasbourg-French-Ligue-1-201718-MVP
Clique para ampliar

Tem nome de Pitbull, mas é muito mais do que isso. Aos 20 anos, o internacional francês nas camadas jovens, que está emprestado ao Strasbourg pelo Lille, começa a explodir na Ligue 1 e a chamar a si vários olhares.

Na difícil deslocação a Bordéus, Martin fechou o resultado depois de atravessar mais de metade do campo com a bola nos pés em corrida e de já ter feito a assistência para o primeiro golo. Para além disso, foi o “rei” dos desarmes na sua equipa e ganhou 80% dos duelos aéreos que disputou. Promete.

 

SON HEUNG-MIN (Tottenham) 8.5

GoalPoint-Tottenham-Stoke-English-Premier-League-201718-MVP
Clique para ampliar

De tudo o que se pode ver no resumo da exibição do coreano, talvez o mais impressionante seja o heatmap. Son somou 51 acções com bola, e quase todas elas perto da área adversária, o que espelha o domínio do Tottenham no jogo. Ainda assim, o ex-Leverkusen só falhou quatro passes.

Para além disso, marcou um golo e ofereceu outro a Eriksen, num total de quatro ocasiões flagrantes criadas e seis passes para finalizações dos seus colegas.

 

FLORIAN THAUVIN (Marseille) 8.4

GoalPoint-Marseille-St Etienne-French-Ligue-1-201718-MVP
Clique para ampliar

Muita atenção Sporting de Braga. Se não existisse Neymar 8.21, Florian Thauvin 6.89 estaria a ser o melhor jogador da Ligue 1 2017/18, e a recepção ao St-Étienne foi só mais um episódio. Aos 24 anos, o médio-ofensivo, ex-Newcastle, está a fazer a melhor época da sua carreira, onde já soma oito golos e sete assistências.

Contra “les verts”, Thauvin ofereceu mais dois passes para golo e outras tantas ocasiões flagrantes, num total de seis passes para finalização, e ainda foi o melhor nos remates (cinco) e dribles eficazes (quatro).

QUADRO RESUMO:

GoalPoint-Tops-ot-EuroTops-Round-171211-infog
Clique para ampliar