Acredite se puder. Lionel Messi não está neste nosso “top 5” semanal das principais ligas europeias. Caso raro e que assinalamos com espanto; porém, não é por isso que deixam de estar presentes algumas caras conhecidas e que são presenças habituais entre os melhores intérpretes do futebol europeu, mais uma vez destacados pelo nosso GoalPoint Rating. A começar logo por um 10.0 que começa a ser já norma.

 

NEYMAR (Paris SG) 10.0

GoalPoint-Rennes-Paris SG-French-Ligue-1-201718-MVP
Clique para ampliar

Estamos seriamente a pensar fazer um texto único para as presenças de Neymar nestes nossos “top 5” semanais, dada a assiduidade do brasileiro nestes, e com notas verdadeiramente estratosféricas.

Na goleada ao Rennes, o atacante fez dois golos em nove remates, quatro deles enquadrados, e, não satisfeito, fez as assistências para os outros dois tentos parisienses, em cinco passes para finalização. Terminou ainda com 11 dribles eficazes em 19 tentativas e registou a sua terceira nota 10.0 da temporada. Incrível!

 

KEVIN DE BRUYNE (Manchester City) 9.5

GoalPoint-Man City-Tottenham-English-Premier-League-201718-MVP
Clique para ampliar

Em Inglaterra, o campeão parece já ser conhecido, ou pelo menos ele para lá caminha, e ainda estamos em Dezembro. Pep Guardiola é o cérebro por detrás de uma equipa de estrelas do City, mas há uma que brilha muito acima das demais.

Na goleada ao Tottenham, o belga De Bruyne arrasou por completo, num verdadeiro recital de futebol: um golo, uma ocasião flagrante criada em seis passes para finalização, sucesso nos quatro dribles tentados e ainda seis desarmes. Uma exibição completa.

 

FABINHO (Mónaco) 9.0

GoalPoint-St Etienne-Monaco-French-Ligue-1-201718-MVP
Clique para ampliar

O médio brasileiro do Mónaco encheu o campo na visita ao Saint-Étienne. A grande exibição de Fabinho não se limitou ao golo que marcou, pois fez ainda uma assistência em quatro passes para finalização. E um olhar atento aos detalhes revela muito mais.

Para além de ter coberto uma grande área de terreno (vide “heat map”), terminou o jogo com uns espantosos 97% de eficácia de passe e ainda realizou oito recuperações de posse e teve sucesso nas três tentativas de drible.

 

KYLIAN MBAPPÉ (Paris SG) 8.9

GoalPoint-Rennes-Paris SG-French-Ligue-1-201718-Highlight
Clique para ampliar

A melhor exibição do jovem prodígio francês na Ligue 1 desde que trocou o Mónaco pelo Paris Saint-Germain. Mbappé esteve endiabrado ante o Rennes e só a prestação “extraterrestre” de Neymar ofusca a sua.

O atacante marcou um golo em quatro remates (três enquadrados), fez as assistências para os dois tentos do brasileiro, em seis passes para finalização, e ainda completou quatro dos sete dribles que tentou. Se mantiver o nível…

 

LUIS SUÁREZ (Barcelona) 8.5

GoalPoint-Barcelona-Deportivo-Spanish-La-Liga-201718-MVP
Clique para ampliar

E agora já acredita? Lionel Messi não está neste “top 5“. Incrível, não é? Aliás, o astro argentino teve o seu pior rating desta temporada, uns meros 4.3 (!). Mas, para compensar, há um seu colega de equipa nesta lista.

Novamente ao mais alto nível, Luis Suárez conseguiu a melhor exibição da temporada, depois de algumas partidas menos conseguidas. O uruguaio fez dois golos em cinco remates (três enquadrados), criou três ocasiões flagrantes em cinco passes para finalização e completou dois de sete dribles.

QUADRO RESUMO:

GoalPoint-Tops-ot-EuroTops-Round-171218-infog
Clique para ampliar