Os melhores estádios de futebol de Portugal

-

Poucos países vivem tão intensamente o futebol como Portugal. Casa de orgulhosas glórias e momentos ímpares do desporto-rei, é também uma Nação que vê nos seus Estádios não apenas meros anfiteatros para assistir a desafios, mas sim verdadeiros símbolos de identidade nacional, local e clubística.

Com tremenda controvérsia gerada ao longo dos anos relativamente ao custo financeiro que cada um destes representou e ao investimento feito para os edificar, estes são hoje verdadeiros símbolos erguidos em betão, da paixão que move uma Nação em redor de um desporto. Não será de todo despropositado considerar passar alguns dias em cada uma destas paragens para, além de ficar a conhecer os seus lugares de culto ao futebol, aproveitar para se deleitar com outras ofertas turísticas.

Como tal, vamos descobrir alguns detalhes de alguns dos melhores estádios de Portugal.

Estádio da Luz – Sport Lisboa e Benfica

“A Catedral” é um dos mais icónicos estádios de Portugal e possuidor da categoria elite UEFA. Casa do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, é o estádio de maior dimensão em Portugal.

Com capacidade para mais de 65.000 espectadores, foi inaugurado em finais de 2003 e viu, no ano seguinte, para além de outras partidas, a Final do Europeu de Futebol de 2004.

No seu complexo é possível visitar o Museu Cosme Damião, onde pode ficar a conhecer detalhes da gloriosa história do SL Benfica.

Estádio do Dragão – Futebol Clube do Porto

Também inserido na categoria elite UEFA, o Estádio do Dragão é casa do Futebol Clube do Porto e tem capacidade para albergar cerca de 50.000 espectadores, numa arquitetura arrojada e arejada que não deixa ninguém indiferente.

No Museu FC Porto o visitante poderá ficar a conhecer mais acerca da gloriosa história do clube e ver na primeira pessoa alguns troféus Europeus e Mundiais.

Estádio José Alvalade XXI – Sporting Clube de Portugal

Um dos três estádios nacionais inseridos na restrita lista elite UEFA, a casa do Sporting Clube de Portugal tem capacidade para cerca de 50.000 lugares sentados e representa a alma do clube, sendo um dos dois maiores clubes da capital.

No Museu Sporting pode o visitante ficar a conhecer mais acerca da rica história deste clube, considerado um dos “três grandes” de Portugal.

Estádio Nacional do Jamor

Palco anual da Final da Taça de Portugal, o Estádio do Jamor é um ícone histórico do futebol Português.

Sem ter visto desde a sua construção em 1944 grandes alterações de fundo, é um espaço amplo onde 37.593 espectadores podem assistir a uma das competições com maior peso em Portugal.

É também um exemplo único e belíssimo de tempos passados na forma como foi edificado e representa uma experiência única no que é assistir a uma partida de futebol.

Estádio da Pedreira – Estádio Municipal de Braga

Casa do Sporting Clube de Braga, o Estádio da Pedreira é um dos mais impressionantes estádios de Portugal, quer pela sua localização, quer pela forma arquitectónica.

Conhecido como “A Pedreira”, com os seus 30.000 lugares sentados, é um dos principais exemplos de beleza e engenho no que diz respeito à capacidade de construção de verdadeiros palcos e hinos ao futebol.

Ao verdadeiro amante do futebol, qualquer um destes estádios providenciará, sem margem para dúvida, momentos únicos aquando da sua visita.

Quer se desloque para assistir a uma partida de futebol ou simplesmente para se maravilhar com o engenho necessário para edificar tamanhos espaços, ficará certamente uma ponta de inveja daqueles que têm o privilégio de pisar tais gloriosos relvados.

GP Factory
GP Factory
A GP Content Factory prepara e publica os conteúdos da responsabilidade das marcas que apoiam o GoalPoint na sua missão de lhe oferecer os melhores conteúdos de análise de futebol. Contacte-nos para saber mais via [email protected]
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR