⭐ Os melhores Ratings da semana na Europa #5

-

Na quinta edição desta rubrica, algo bastante improvável aconteceuo mesmo jogador conseguiu duas das cinco melhores exibições da semana. Se pensar em alguém capaz de tal feito, o mais provável é surgir o nome de Lionel Messi, e com razão. Mas as curiosidades não se ficam por aqui: o argentino é seguido pelo mesmo jogador que já o tinha feito na PEPITA DE OURO 2016, Thiago Alcântara, e, a completar o pódio, aparece um português.

GoalPoint-Melhores-da-semana-Europa-201617-5-infog
Clique para ampliar

LIONEL MESSI 10.0
Barcelona 5-0 Celta

Há quem diga que já teve melhores épocas, e haverá poucos elogios melhores sobre a qualidade do argentino. Messi atingiu contra o Celta a sua quinta nota máxima desta época, algo que só outros dez jogadores conseguiram, mas apenas por uma vez. Na goleada ao clube de Vigo, o astro do Barcelona marcou dois golos e assistiu outros dois, com o acréscimo de ainda ter atirado uma bola ao poste, ter criado mais três ocasiões para além das assistências, e não ter falhado nenhuma das cinco tentativas de drible que efectuou. O melhor é mesmo ver.

THIAGO ALCÂNTARA 9.3
Koln 0-3 Bayern

Já muitas vezes elogiámos por aqui Thiago Alcântara, mas nunca é demais lembrar a classe do hispano-brasileiro. Para surpresa de muitos, apareceu em segundo lugar na lista de melhores do mundo no ano passado, e neste início de 2017 tem prometido querer manter esse lugar (já que Messi parece não dar hipóteses.) Esta época, tem juntado golos a toda a classe que espalha dentro do campo, e já anotou três na Bundesliga, mais um do que na época passada.

No passado sábado, em Colónia, não marcou nem assistiu, o que enaltece ainda mais o fantástico GoalPoint Rating que conseguiu. Os motivos? Sete passes para ocasião, 100% de eficácia nos cinco dribles que tentou, 90% de eficácia nos 120 passes que fez, e ainda nove acções defensivas, todas elas completas. Já lidera destacado o ranking de melhores jogadores da Bundesliga 16/17, com uma média de 7.40.

https://www.youtube.com/watch?v=b4DtICEW1cw

BRUNO FERNANDES 9.0
Sampdoria 3-1 Pescara

Depois de no Verão passado ter trocado a Udinese pela Sampdoria, a troco de €6M, Bruno Fernandes levou algum tempo a ganhar o seu espaço no onze da equipa de Génova. No entanto, a partir de Novembro as aparições do capitão da selecção sub-21 portuguesa começaram a ser mais constantes, e depois do jogo que fez no passado sábado dificilmente voltará a perder o lugar.

Teve participação directa nos três golos da sua equipa, marcando um e assistindo os outros dois, mas não se resumiu a isso a exibição do craque formado no Boavista, que ainda fez mais dois remates e criou outras duas ocasiões, tendo sofrido ainda quatro faltas, o máximo entre os jogadores da “Samp”. A continuar assim, começa a ser uma opção séria para a selecção A. Ou devia.

LIONEL MESSI 8.9
Barcelona 6-1 Sporting Gijón

Antes do 10.0 de que falámos anteriormente, já Lionel Messi tinha feito, a meio da semana, uma outra exibição fantástica que lhe valeu entrada neste top. Contra o Sporting, em apenas 61 minutos, o argentino marcou um, assistiu outro, criou mais quatro ocasiões e atirou ao poste. Até parece banal quando falamos de Messi, mas o algoritmo não olha a nomes, e esta exibição foi suficiente para garantir mais uma grande nota.

Para que se perceba a distância de Messi para os comuns mortais, nada como olhar a sua média na Liga Espanhola esta época, que se situa nuns formidáveis 7.95. Neymar, o segundo classificado, está “apenas” com 7.20, enquanto Cristiano Ronaldo, esse sim longe do seu melhor, está em vigésimo lugar, com 6.15.

NATHAN REDMOND 8.7
Watford 3-4 Southampton

Em jogo  com sete golos, quatro deles nos últimos quinze minutos, brilharam dois jogadores dos “Saints” acima de todos os outros. O sérvio Dusan Tadic8.5, falhou por pouco o top-5 da semana, ficando ligeiramente atrás, com uma diferença de duas décimas, do extremo-esquerdo inglês Nathan Redmond, que foi a grande figura do fim de semana na Premier League.

Redmond tem 23 anos e mudou-se no início da época de Norwich para Southampton a troco de €13,5M, valores normais para a realidade do futebol inglês. O que é certo é que o internacional sub-21 pela Inglaterra (ao contrário de muitos outros) tem justificado estes valores, e, com os dois golos do passado sábado, aumentou para cinco a sua conta pessoal desta época. Para além dos golos, Redmond ainda foi responsável por criar cinco ocasiões e concretizou cinco das suas sete tentativas de drible.

Menções honrosas

Para além de Bruno Fernandes, houve outras caras conhecidas em bom plano na semana passada. James Rodríguez (Real Madrid) 7.4, Enzo Pérez (Valencia) 7.0, Bernardo Silva (Monaco) 7.0Eliaquim Mangala (Valencia) 6.9 e Marcos Rojo (Man Utd) 6.9 foram os maiores destaques.

Confira os tops europeus das semanas anteriores:

⚽ Semana #1 ⚽ Semana #2 ⚽ Semana #3 ⚽ Semana #4

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR