⭐ Os melhores Ratings da semana na Europa #7

-

Uns amam-no, outros odeiam-no (vá-se lá saber porquê), mas é impossível ser-lhe indiferente. Lionel Messi faz coisas tão extraordinárias que não precisava da estatística para corroborar o seu talento, mas a verdade é que até nela ganha de goleada aos demais.

Esta semana ficou a uma décima de mais uma nota máxima, que seria a sua sexta esta época, e faz-se acompanhar no pódio de outros dois “números 10” argentinos. Um deles também já tinha marcado presença nesta rubrica.

GoalPoint-Melhores-da-semana-Europa-201617-7-infog
Clique para ampliar

LIONEL MESSI 9.9
Barcelona 4-2 Valência

Para quem tem que escrever regularmente sobre ele começa a ser quase tão desafiante fazê-lo sem entrar em elogios repetitivos, como o é para qualquer defesa enfrentá-lo. Quase. Porque mesmo assim é mais fácil escrever.

Contra o Valência, os números do astro argentino até não parecem, à primeira vista, merecedores de uma nota tão alta. Afinal de contas, desta vez “só” marcou dois e um até foi de grande penalidade, mas a exibição de Messi foi muito mais que isso. Para além dos golos ainda fez mais quatro remates, dois deles à baliza, e criou cinco ocasiões para os seus companheiros, mas há mais. Messi quebrou o seu recorde de dribles eficazes num jogo da Liga espanhola esta época, somando dez entre as 15 tentativas totais. Tudo dito. A sua média cifra-se neste momento nuns extraordinários 7.93!

MANUEL LANZINI 9.3
West Ham 2-3 Leicester

Não é muito comum um jogador que sai derrotado ser o melhor em campo, mas pode acontecer. No entanto, o que Manuel Lanzini fez esta semana vai bem para além disso, visto que saiu do seu próprio estádio vergado a uma derrota contra o campeão inglês, e mesmo assim fez coisas suficientes para conseguir a segunda melhor exibição da semana, ou a melhor entre os mortais.

O primeiro golo do West Ham é dele, com um brilhante livre directo, mas sobretudo foi ele o criador das melhores situações de perigo dos “hammers” em todo o jogo. Somou quatro ocasiões, driblou jogadores do Leicester em outras tantas, errou apenas três dos seus 65 passes e ainda conseguiu terminar o jogo como o segundo homem com mais desarmes na sua equipa. Após a saída de Payet, Lanzini tem sido o abono das poucas coisas boas que o West Ham tem feito esta época e, com uma média de 6.31, já está entre os 20 melhores da Premier League 16/17.

https://www.youtube.com/watch?v=WEpY2s_C_FY

ALEJANDRO GÓMEZ 9.0
Atalanta 3-0 Pescara

Não há como falar em grandes “números 10” argentinos da presente época e deixar de fora Alejandro Gómez. Após marcar presença há cinco semanas, com um brilhante rating de 9.6, o craque voltou a fazer das suas e junta-se a Messi e Lanzini num pódio com melodia de tango.

O Pescara foi, como tem sido várias vezes esta época, a vítima ideal, e o talentoso médio-ofensivo cravou o seu nome nos três golos da Atalanta. Marcou o primeiro e o último, oferecendo ainda o segundo a Alberto Grassi entre as cinco ocasiões que criou no total. Aos 29 anos, “Papu” Gómez está a fazer a melhor época da sua carreira, somando já 11 golos e seis assistências, e um GoalPoint Rating médio de 6.68 na Serie A TIM.

NEYMAR 8.9
Barcelona 4-2 Valência

Nem só de Messi foi feita a goleada do Barça ao Valência. Se o argentino marcou dois, Neymar assistiu outros tantos e ficou a milímetros de marcar quando acertou com estrondo no poste através de um brilhante livre directo. Pelo meio ainda foi o criador de mais cinco ocasiões de remate, igualando o seu recorde desta época em jogos da Liga espanhola.

Não é fácil ser estrela numa galáxia que tem Leo Messi, mas Neymar não sei deixa ofuscar e vai acrescentado grandes exibições ao seu portefólio. Quando Messi acabar, o substituto já lá está, provavelmente para acrescentar mais umas bolas de ouro ao museu catalão.

THOMAS MANGANI 8.8
Angers 3-0 Guingamp

Mais um nome repetente desta rubrica. Thomas Mangani está a fazer uma época e pêras no modesto Angers, e desta vez a vítima foi o Guingamp de Marçal. Médio-centro esquerdino de 29 anos, Mangani fez uma deliciosa assistência para o primeiro golo e marcou o segundo da sua equipa, pincelando ainda o campo com cruzamentos venenosos e uma boa contribuição defensiva.

Será provavelmente demasiado tarde para dar um salto na carreira, mas nunca se sabe. Pelo que tem feito esta época, merece pelo menos que se pense nisso.

Menções honrosas

Em fim-de-semana pré-selecção nacional, o grande destaque entre os portugueses vai, mais uma vez, para João Moutinho. O ex-“dragão” nem sempre é escolha para o “onze” titular de Leonardo Jardim, mas tem cumprindo sempre que joga. Desta vez registou uma assistência e foi o jogador com mais desarmes em campo (6), o que lhe valeu um rating de 7.4.

De fora da convocatória ficou Vieirinha (Wolfsburg) 7.3, que fez um belo jogo a extremo-direito, enquanto Casemiro (Real Madrid) 7.2, Matías Fernández (Milan) 7.1 e Rolando (Marselha) 7.0 foram outros ex-Liga NOS em destaque.

Confira os tops europeus das semanas anteriores:

⚽ Semana #1 ⚽ Semana #2 ⚽ Semana #3 ⚽ Semana #4 ⚽ Semana #5
⚽ Semana #6

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR