⭐ Os melhores Ratings da semana na Europa #8

-

esta rubrica foi, também ela, interrompida pelos jogos das selecções nacionais, mas na semana anterior o destaque tinha ido para três argentinos que envergam a camisola 10. Esta semana continuamos sob o signo do “10”, mas desta vez no que toca aos GoalPoint Ratings. Pela primeira vez há três jogadores a atingir a nota máxima na mesma semana, e dois deles jogam no mesmo clube.

GoalPoint-Melhores-da-semana-Europa-201617-8-1-infog
Clique para ampliar

ROBERT LEWANDOWSKI 10.0
Bayern 6-0 Augsburg

Com exibições como esta fica difícil dizer que não é o melhor ponta-de-lança da actualidade. Podemos deixar essa questão para outras núpcias, mas a análise a esta exibição revela um Lewandowski num dos melhores momentos de forma da sua carreira. O Bayern goleou, o que já não é novidade, mas o que mais impressiona é a associação directa do polaco aos cinco primeiros golos.

Lewandowski marcou três, assistiu dois e a jogada do 4-0 em particular é uma autêntica delícia, que culmina com um fantástico passe de calcanhar para o desvio de Thiago. Como se não bastasse, ainda somou mais três passes para finalização e ganhou metade dos duelos aéreos que disputou. Bas Dost é que não gostou nada, porque caiu assim para terceiro na corrida à Bota de Ouro.

THIAGO ALCÂNTARA 10.0
Bayern 6-0 Augsburg

Não há mesmo volta a dar, Thiago Alcântara é o melhor centro-campista do futebol mundial na actualidade. Para surpresa de muitos já assim tinha sido em 2016, de acordo com o nosso prémio PEPITA DE OURO, mas em 2017 Thiago tem subido a fasquia, e de que maneira.

Contra o Augsburg executou mais um hino ao futebol, onde o golo e a assistência até foram o menos importante. Entre as 117 vezes que a bola passou pelos seus pés, Thiago executou 101 passes, 74 deles no meio-campo adversário, dos quais falhou apenas oito. Mais, com quatro desarmes e cinco intercepções foi o jogador com mais acções defensivas em campo, não tendo falhado nenhuma das suas tentativas de drible. Um médio completo a todos os níveis, que apresenta neste momento um GoalPoint Rating médio de 7.62 na Bundesliga, onde é de longe o melhor jogador.

EMIL FORSBERG 10.0
RB Leipzig 4-0 Darmstadt

A seguir a Thiago é, provavelmente, o segundo melhor maestro da Bundesliga esta época. Este sueco que chegou ao RB Leipzig vindo do Malmö, há cerca de dois anos, para jogar na 2. Bundesliga, tem sido, a par de Naby Keita, a grande figura da sensacional campanha do clube da Red Bull. Já soma oito golos e 11 assistências em apenas 22 jogos, e é neste momento (com 3,6 / 90m) o segundo maior criador de ocasiões de finalização nas Ligas “Top-5”, apenas atrás de Dimitri Payet (4,4).

Foi precisamente nesse parâmetro que atingiu a excelência contra o Darmstadt, dizimando o recorde de oito passes para finalização num jogo, ao conseguir 11(!) em apenas 81 minutos. Ainda deu para marcar um golo de fora da área e assistir outro, numa tarde que vai fazer disparar o seu valor de mercado.

NEYMAR 9.5
Granada 1-4 Barcelona

Nem foi preciso alterar o cabeçalho. Pela segunda semana consecutiva, Neymar fez a quarta melhor exibição da semana, confirmando o excelente momento que também já tinha apresentado ao serviço do Brasil.

Com Messi de fora, o camisola 11 assumiu o papel principal, anotou um golo, mas podiam ter sido bem mais, visto que rematou mais cinco vezes, uma delas ao poste. De resto, a magia do costume: seis passes para finalização, 55% de eficácia nos cruzamentos, cinco dribles eficazes em sete tentativas e quatro faltas sofridas. É de outro planeta.

THOMAS DELANEY 9.4
Freiburg 2-5 Werder Bremen

Anda muita gente distraída. Thomas Delaney é um centro-campista dinamarquês que jogava até Janeiro no FC Kobenhavn, clube onde se formou. Por lá chegou muito cedo a capitão de equipa e depressa se tornou numa das principais figuras da equipa que defrontou o Porto esta época na Liga dos Campeões. Milagrosamente, o Werder Bremen conseguiu adquirir o internacional dinamarquês em Janeiro, a troco de apenas €2M, e Delaney não demorou a impressionar.

Apesar de ter características sobretudo defensivas, Delaney já leva quatro golos em apenas oito jogos, sendo que três deles surgiram no fim-de-semana passado. Para provar que a sua influência não ficou por aí, acabou o jogo com nove acções defensivas (o segundo melhor registo da tarde) e ainda foi dele o remate que originou o quarto golo. Foi a semana dos craques nórdicos na Bundesliga.

Menções honrosas

Entre as caras conhecidas da Liga NOS, a melhor exibição da semana foi de Eric Dier, que marcou e somou 12 acções defensivas na vitória do Tottenham em Burnley, registando um rating de 7.6 .

João Cancelo, depois da selecção, marcou na baliza certa e conseguiu quatro dribles eficazes em apenas sete minutos, o que lhe valeu um belo 7.4, seguindo-se Danilo (Real Madrid) 7.4, Ezequiel Garay (Valência) 7.0 e Marçal (Guigamp) 7.0.

Banner_UNICEF_IRS-1Confira os tops europeus das semanas anteriores:

⚽ Semana #1 ⚽ Semana #2 ⚽ Semana #3 ⚽ Semana #4 ⚽ Semana #5
⚽ Semana #6 ⚽ Semana #7

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.