Os melhores ratings do Euro Sub-21

-

O Euro Sub-21 voltou a não sorrir a Portugal, apesar de a turma das “quinas” ter chegado à sua terceira final. A Alemanha levou o “caneco”, após bater os lusos no embate decisivo por 1-0, mas para trás a história foi longa, com excelentes prestações individuais, dignas de uma análise mais atenta.

Assim sendo, olhámos para os dez melhores GoalPoint Ratings da prova que agora terminou e que se estendeu ao longo de vários meses – com pelo menos 270 minutos disputados, metade do total possível. E não foram os alemães os que mais se destacaram – talvez o tenham feito colectivamente, mas essa é já uma tendência antiga -, com Espanha e Portugal a contribuírem com o maior número de atletas para este Top 10, nada menos que sete. Vamos ver quem são.

10. Perr Schuurs 🇳🇱

Posição: Defesa-central
Clube: Ajax
Data de Nascimento: 26/11/1999

GoalPoint-UEFA-Under-21-Championship-2018-Perr-Schuurs-3-infog
Clique para ampliar

Os Países Baixos caíram nas meias-finais ante a Alemanha e colocam no Top 10 o único central da análise. Perr Schuurs destacou-se, acima de tudo, pela qualidade com que iniciava a construção dos Países Baixos, com uma certeza de passe muito acima da média. Entre centrais foi o segundo com melhor eficácia global (92%), o terceiro em passes certos no terço intermédio (94%) e em passes progressivos eficazes (10,4 por 90m). E na frente foi um perigo, com uma média de um remate por partida e dois golos marcados em cinco partidas.

9. Lukas Nmecha 🇩🇪

Posição: Ponta-de-lança
Clube: Anderlecht (emprestado pelo Man City)
Data de Nascimento: 14/12/1998

GoalPoint-UEFA-Under-21-Championship-2018-Lukas-Nmecha-infog
Clique para ampliar

Lukas Nmecha, ou “Némesis” para Portugal, pelo obstáculo intransponível que se tornou para a Selecção lusa… por duas selecções diferentes. Em 2017, Portugal disputou a final do Euro Sub-19 com Inglaterra e Nmecha, que tem dupla nacionalidade e jogava pelos ingleses, fez o golo que derrotou Portugal. Agora, com a camisola alemã, fez o tento que bateu os lusos na final de Ljubljana. Em seis jogos, este possante ponta-de-lança – com excelente técnica e mobilidade – fez quatro golos, sendo o melhor marcador da competição, e ainda gizou uma assistência.

8. Manu García 🇪🇸

Posição: Médio-ofensivo
Clube: Sporting Gijón
Data de Nascimento: 02/01/1998

GoalPoint-UEFA-Under-21-Championship-2018-Manu-García-infog
Clique para ampliar

O primeiro de quatro jogadores espanhóis. O médio-ofensivo do Sporting Gijón foi um dos motores de “la roja”, com duas assistências, uma grande capacidade de progressão com a bola nos pés e de remates. Em média, Manu García fez 2,7 disparos por 90 minutos, terceiro registo mais elevado da prova, todos de bola corrida (segundo valor mais alto), foi o terceiro em passes para finalização (2,3) e o quarto em ocasiões flagrantes criadas (0,5).

7. Javi Puado 🇪🇸

Posição: Avançado/Extremo
Clube: Espanyol
Data de Nascimento: 25/05/2021

GoalPoint-UEFA-Under-21-Championship-2018-Javi-Puado-infog
Clique para ampliar

O Espanyol de Barcelona contribuiu com uma das estrelas de Espanha, de nome Javi Puado. O extremo, que pode jogar nas duas alas, e até como segundo-ponta-de-lança, fez três golos na competição e foi o jogador mais rematador, com impressionantes 3,5 disparos por 90 minutos, 3,3 de bola corrida (também máximo), terceiro em enquadrados (1,4). Um perigo à solta.

6. Fábio Vieira 🇵🇹

Posição: Médio-ofensivo
Clube: FC Porto
Data de Nascimento: 30/05/2000

GoalPoint-UEFA-Under-21-Championship-2018-Fábio-Vieira-infog
Clique para ampliar

Em sexto no nosso Top 10 surge o primeiro português que, aliás, foi eleito o melhor jogador da competição pela UEFA. Jogador com grande facilidade de remate (2,2 de bola corrida, quarto valor mais alto), o Fábio Vieira somou 4,6 passes ofensivos valiosos, o terceiro registo mais elevado, tendo sido também o terceiro futebolista mais carregado em falta (2,9). E entre os portugueses foi o segundo que mais passes para finalização registou em média (1,8).

[ Os 21 passes ofensivos valiosos de Fábio Vieira ]

GoalPoint-Fábio-Vieira-Portugal-High-Value-Passes-Euro-S21-2021
Clique para ampliar

5. Thierry Correia 🇵🇹

Posição: Defesa-direito
Clube: Valência
Data de Nascimento: 09/03/1999

GoalPoint-UEFA-Under-21-Championship-2018-Thierry-Correia-infog
Clique para ampliar

O lateral-direito do Valência esteve nas três primeiras jornadas, as da fase de grupos, com destaque para a grande exibição realizada ante a Suíça, mas acabou por ficar de fora das três últimas rondas, uma vez que foi testado positivo ao COVID-19. Ainda assim, Thierry Correia a sua marca ficou, terminando com o quinto melhor GPR, mas por pouco, pois somou exactamente… 270 minutos de utilização e por pouco não ficava de fora dos critérios desta análise. Destaque para os excelentes 2,3 desarmes por 90 minutos, 2,0 intercepções e para as 8,7 recuperações de posse, máximo entre laterais e sexto registo da prova.

[ As 26 recuperações de posse de Thierry Correia ]

4. Niklas Dorsch 🇩🇪

Posição: Médio-defensivo
Clube: Gent
Data de Nascimento: 15/01/1998

GoalPoint-UEFA-Under-21-Championship-2018-Niklas-Dorsch-infog
Clique para ampliar

O melhor alemão da final… e da fase final. O médio-defensivo do Gent, da Bélgica, é uma verdadeira “âncora” de todo o futebol germânico, dominando por completo a zona central do terreno. Niklas Dorsch terminou com o registo máximo de recuperações de posse da competição, incríveis 10,6, mas também com 4,5 desarmes (terceiro registo), 2,8 acções defensivas no meio-campo contrário (4º) e acertou todos os passes que realizou no terço defensivo.

3. Gonzalo Villar 🇪🇸

Posição: Médio-centro
Clube: Roma
Data de Nascimento: 23/03/1998

GoalPoint-UEFA-Under-21-Championship-2018-Gonzalo-Villar-infog
Clique para ampliar

O médio-centro que joga na Roma foi uma espécie de homem das iniciativas de ruptura da “la roja” na zona central. Apesar de ser um médio-centro, Gonzalo Villar possui uma grande capacidade de transporte da bola e de drible, tento apresentado o quarto registo mais alto de tentativas de drible na competição (3,0 por 90m) e o segundo em completos, nada menos que 2,8, correspondendo a uma eficácia “galáctica” de 92%. E tirar-lhe a bola?

2. Dany Mota 🇵🇹

Posição: Ponta-de-lança
Clube: Monza
Data de Nascimento: 02/05/1998

GoalPoint-UEFA-Under-21-Championship-2018-Dany-Mota-infog
Clique para ampliar

Em segundo lugar fica o português com melhor rating da prova. Dany Mota foi, por norma, o jogador mais adiantado do ataque, e fez valer esse facto para marcar três golos (dois deles nos “quartos” com Itália) e fazer uma assistência. Além de ter convertido 50% dos remates que realizou – curioso o facto de ter feito seis remates, e todos os enquadrados (3) deram golo (os outros três foram bloqueados) -, a sua mobilidade e capacidade para cair nas alas permitiram-lhe também ser o quinto (primeiro entre pontas-de-lança) jogador com mais passes para finalização (2,1), bem como o terceiro em tentativas de drible (3,3) e o quinto em completos (2,1). Merece outros voos acima da Serie B italiana.

[ Todos os remates enquadrados de Dany Mota deram golo ]

1. Marc Cucurella 🇪🇸

Posição: Lateral/Médio-esquerdo
Clube: Getafe
Data de Nascimento: 22/07/1998

GoalPoint-UEFA-Under-21-Championship-2018-Marc-Cucurella-infog
Clique para ampliar

E terminamos com o melhor jogador deste Euro Sub-21. Marc Cucurella é já um elemento experiente até em termos de Liga espanhola. O lateral-esquerdo (que actua também como médio canhoto) do Getafe, formado no Barcelona, já viu o seu nome associado a um regresso a Camp Nou, bem como a um ingresso no Atlético de Madrid e até no FC Porto. E mais uma vez confirmou qualidades. Em apenas 285 minutos fez duas assistências, foi o jogador com melhor média de passes para finalização (3,2, sendo 2,2 de bola corrida, também máximo), e foi o segundo em ocasiões flagrantes criadas (0,6). Não ficará no Getafe muito tempo, dizemos nós.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.