Os “putos” Sub-23 que estão a dar cartas na Europa 🃏

-

Uma surpresa entre “consagrados”

GoalPoint-Top-Ratings-S23-201718-infog
Clique para ampliar

Marco Asensio
22 anos | Médio-ofensivo | Real Madrid (La Liga)
910 minutos – 4 golos – 3 assistências

O episódio da infecção que contraiu devido ao hábito de depilar as pernas marcou a época de Asensio. Não, não estamos a brincar, aconteceu mesmo. O jogador chegou a estar algum tempo no “estaleiro”, não tem muitos minutos nas pernas (esperava nova piada certo?), mas quando joga, brilha. Quatro golos, três assistências e uma tendência clara para o remate (3,3 por 90 minutos), com uma taxa de conversão de 11,8%, sendo que 1,6 desses disparos são de fora da área. E que golos Asensio marca de longa distância… ! No passe há poucos como ele, com 90% de eficácia nas entregas, e ainda cria 0,7 ocasiões flagrantes por 90 minutos.

Kylian Mbappé
19 anos | Avançado | Mónaco & PSG (Ligue 1)
1383 minutos – 9 golos – 8 assistências

Aos 18 anos já Mbappé brilhava no Mónaco, e na Liga dos Campeões, pelo que o Paris Saint-Germain avançou para a sua aquisição (com empréstimo inicial). Os números chegarão aos 180 milhões de euros e, apesar de ofuscado por Neymar, o jovem gaulês já mostrou serviço, com golos e assistências (0,5 p/ 90m), mas também com muitas tentativas de drible (7,0 p/90 minutos) e com 53% de sucesso. Destaca-se também pelas 0,6 ocasiões flagrantes que cria por 90 minutos. Lesionou-se recentemente e o seu regresso é esperado apenas para final de Março, mas é, até agora, o segundo melhor Sub-23 em acção nas principais Ligas europeias, confirmando a promessa deixada ainda ao serviço de Leonardo Jardim.

Leon Bailey
20 anos | Médio-esquerdo/direito | B. Leverkusen (Bundesliga)
1145 minutos – 7 golos – 5 assistências

O terceiro melhor Sub-23 nesta análise joga no Leverkusen. Menos conhecido que a maioria nesta lista, o jogador natural da Jamaica, de apenas 20 anos, tem estado imparável na Liga alemã, com golos e assistências. Com 0,5 ocasiões flagrantes criadas a cada 90 minutos, Bailey “baila” bastante frente aos seus adversários, com 5,1 tentativas de drible e sucesso em 2,6.

Kingsley Coman
21 anos | Extremo | Bayern Munique (Bundesliga)
1020 minutos – 2 golos – 3 assistências

O francês do Bayern nem sempre é regular, mas tem estado em óptimo plano no crónico campeão da Bundesliga, com o quarto rating mais elevado nesta análise. O extremo, que tanto pode actuar na direita, como na esquerda, tem uma extraordinária tendência para o drible, com 8,0 tentativas por 90 minutos, e esta temporada regista acerto em cerca de metade. E no cruzamento tenta cerca de 4,5 por 90 minutos, um valor muito elevado, apenas atrás – entre os Sub-23 – das 5,3 do espanhol da Real Sociedad, Álvaro Odriozola.

Leroy Sané
22 anos | Avançado | Manchester City (Premier League)
1539 minutos – 7 golos – 10 assistências

Uma das grandes figuras da Premier League, o atacante alemão tem brilhado intensamente no grande Manchester City de Pep Guardiola, onde soma já sete golos e impressionantes dez assistências (0,6 p/ 90m), o máximo da competição, as mesmas do companheiro de equipa Kevin De Bruyne e à frente de Paul Pogba (9) e David Silva (8). E só fica atrás de Asensio, entre os Sub-23, nas ocasiões flagrantes criadas por 90 minutos (0,6).

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.