-

Já estão com saudades? Nós também. As Ligas nacionais e as provas europeias chegaram ao fim, com mais uma época de grande emoção, e no meio de balanços e retrospectivas, olhámos para as Ligas Top 5, a Liga dos Campeões e a Liga Europa para identificarmos os dez Sub-23 – nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1998 – que melhor rendimento apresentaram nestas competições, sob a exigente avaliação dos GoalPoint Ratings. Um exercício que, por entre confirmações, surgem algumas agradáveis surpresas.

Top 5 Ligas Europeias

A Bundesliga é o campeonato com menos jornadas, mais concretamente 34, uma vez que só tem 18 equipas, e é por aqui que estabelecemos o critério de minutos: mais de 1530. Entre estes jovens destacamos os três primeiros, com a curiosidade de nenhum deles pertencer à mesma Liga.

O facto de Kylian Mbappé ter o melhor rating não apanha ninguém de surpresa. O jogador do PSG foi o melhor marcador da Ligue 1, com 27 golos num ano em que os parisienses deixaram escapar o título, e ainda fez sete assistências, entre outros “mimos”. Um pouco mais abaixo surge Phil Foden, o prodígio do Manchester City, que cria jogadas do nada para o ataque da equipa de Guardiola, e a fechar o pódio, o “abre-latas” do Dortmund, Jadon Sancho, dono de oito golos e 11 assistências na Liga alemã.

[ O restante Top 10 dos melhores ratings Sub-23 das principais Ligas europeias ]

 JogadorClubeGPR
Erling Braut Haaland 🇳🇴B. Dortmund6.58
Mason Mount 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Chelsea6.56
Manuel Locatelli 🇮🇹Sassuolo6.42
Trent Alexander-Arnold 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Liverpool6.33
Houssem Aouar 🇫🇷Ol. Lyon6.32
Weston McKennie 🇺🇸Juventus6.27
10ºAmadou Haidara 🇲🇱RB Leipzig6.27

De realçar a grande diversidade de nacionalidades nos restantes sete elementos do Top. O destaque óbvio vai para Erling Haaland, o goleador do Dortmund, que desde há dois anos tem tomado o futebol europeu de assalto e esta temporada fez 27 golos e seis assistências na prova. E logo a seguir Mason Mount, o jovem do Chelsea que tem, a pulso, afirmado a sua importância nos “blues” de Londres, sendo talvez a sua principal força criativa.

Liga dos Campeões

A Champions League é um palco privilegiado para separar “trigo do joio” no futebol de mais alto nível. Aqui só os melhores sobrevivem à pressão e às exigências, e foi precisamente o que os três próximos elementos do pódio da Liga dos Campeões fizeram. E já falámos de dois deles nesta peça. Nesta análise o limite aplicado é de 585 minutos de utilização, metade do tempo total de jogo possível.

Entre os Sub-23, Erling Haaland brilhou mais do que todos, tendo mesmo ultrapassado os mais experientes no que toca a golos. O gigante norueguês fez dez ao longo da competição, tendo sido o melhor marcador. A seguir na lista o defesa-central Cristian Romero, da Atalanta. O argentino realizou exibições portentosas e ficou no segundo lugar deste pódio, seguindo-se… Phil Foden, o tal jovem do City que foi fundamental na caminhada rumo à final da prova, onde viria a perder com o Chelsea.

[ O restante Top 10 dos melhores ratings Sub-23 da Liga dos Campeões ]

 JogadorClubeGPR
Kylian Mbappé 🇫🇷Paris SG6.49
João Félix 🇵🇹Atlético Madrid6.30
Kai Havertz 🇩🇪Chelsea6.29
Mason Mount 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Chelsea6.18
Trent Alexander-Arnold 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Liverpool6.09
Jude Bellingham 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿B. Dortmund6.04
10ºDayot Upamecano 🇫🇷RB Leipzig6.01

Estava a estranhar não surgir Mbappé? Aqui está ele, em quarto lugar, certamente não estará mais acima devido às meias-finais decepcionantes frente ao Manchester City. Ainda assim o francês foi o segundo melhor marcador da prova, com oito golos, e ainda fez três assistências. Destaque ainda para João Félix, que aparece aqui em quinto, muito por culpa do bom arranque de temporada e do “jogão” que fez em Madrid contra o Salzburg. Seguem-se o herói do Chelsea na final da Champions, Kai Havertz, três ingleses e um defesa que tem deixado a Europa de olhos postos nele.

Liga Europa

A Liga Unai… perdão, Europa, caiu para o lado do Villarreal, a grande surpresa da prova, que acabou por eliminar o Arsenal nas meias-finais e bater o Manchester United na final, nas grandes penalidades. Não espanta assim que o melhor rating entre Sub-23 seja de um dos ocupantes do “submarino amarelo”, o central/lateral-direito Juan Foyth.

O argentino foi, entre jogadores com pelo menos 675 minutos, aquele que mais desarmes realizou na prova (3,7 por 90m), o sexto em intercepções (2,0), o segundo em acções defensivas no terço intermédio (3,1). Seguem-se Bukayo Saka, do Arsenal, com cinco acções para golo em nove jogos e o croata Lovro Majer, do Dínamo Zagreb, com seis em 12 e o quarto melhor registo de dribles tentados (4,6) e completos (2,6).

[ O restante Top 10 dos melhores ratings Sub-23 da Liga Europa ]

 JogadorClubeGPR
Luka Ivanušec 🇭🇷Dínamo Zagreb5.97
Diogo Dalot 🇵🇹Milan5.93
Samuel Chukwueze 🇳🇬Villarreal5.91
Josko Gvardiol 🇭🇷Dínamo Zagreb5.82
Gonzalo Villar 🇪🇸Roma5.81
Yangel Herrera 🇻🇪Granada5.79
10ºAbdallah Sima 🇸🇳Slavia Praha5.63

O emblema de Zagreb está aqui em força, com mais dois croatas dos seus quadros a integrarem o Top 10, mas o nosso foco aqui vai para um português, Diogo Dalot, o lateral-direito do Manchester United que esteve emprestado ao Milan e realizou uma bela campanha, conseguindo mesmo o sétimo melhor registo de desarmes (2,5), o quarto de intercepções (2,2). E para um nigeriano, Samuel Chukwueze, que destacámos atempadamente nas nossas páginas e terminou com o melhor registo de dribles tentados (7,4) e o segundo de completos (3,1).

O futuro do futebol parece estar bem entregue a estes jovens jogadores.
Vamos continuar a segui-los, a eles e aos que se juntarem, a dias de um EURO que revela (ou confirma) quase sempre a ascensão dos próximos “reis disto tudo”.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.