Os Top Gun da Liga Bwin 2021/22 ✈️

-

Em semana de estreia de “Top Gun Maverick”, o nosso master rater Antunes foi tomado pela nostalgia dos tempos de infância, quando sonhava fazer carreira na Força Aérea e arrebatar o coração da filha da vizinha com um mero movimento de remoção de uns Ray Ban Aviator. Rapidamente percebeu que a miopia, medo das alturas e ainda maior pânico de montanhas-russas não seriam compatíveis com tais ambições. No entanto, o saudosismo reapareceu e o homem não descansou enquanto não ligou o icónico filme ao Futebol e a verdade é que não era tão difícil como isso.

Que jogadores vencem mais duelos aéreos e com maior eficácia? Quem marca mais golos de cabeça? A verdade é que no Futebol também existem “ases pelos ares“, pelo que fazemos a vontade ao Antunes, revelando os “Top Gun” da Liga Bwin 21/22, agora finda, um grupo que infelizmente já perdeu alguns “pilotos” para outras Ligas antes mesmo das férias.

Jackson Porozo 🇪🇨, o rei da eficácia no combate aéreo

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Top5-Player-26-05-2022-infog-20220526-235721

O futebol português já viu partir o seu maior “ás” aéreo, poucos dias após o término da Liga Bwin. O jovem equatoriano Jackson Porozo assinou já pelo Troyes da Ligue 1 por €3,5M e, certamente, os franceses estarão bem a par da sua superioridade no espaço aéreo. O central do Boavista disputou 102 duelos aéreos, a maioria dele defensivos (mas não só), deixando a concorrência a confortável distância na hora de contabilizar a eficácia com que os venceu, 81,4%.

Atrás de Porozo surge o expectável Seba Coates e quase de mãos dadas com o “leão” temos os benfiquistas Vertonghen e Otamendi. Num top que mistura experiência e juventude, fechamos destacando o jovem Filipe Relvas (22 anos): apesar de ter disputado apenas cerca de 1600 minutos, conseguiu não só somar 101 disputas aéreas como equiparar os melhores na eficácia com os venceu, do alto dos seus 1,92m.

Os “Mavericks” ofensivos

Entre os jogadores que venceram mais duelos aéreos ofensivos encontramos à cabeça Peter Musa, o novo reforço do Benfica. Ninguém venceu mais duelos nas imediações e até dentro da área contrária do que o croata, acompanhado de perto por André Luís e Oscar Estupiñan, que também alinharam por emblemas nortenhos. Mais atrás surgem Simon Banza (destacado nos 33 melhores da Liga) e Alisson Safira.

Os cinco protagonistas estão de parabéns, mas o nosso destaque tem de ir para o “cónego” André Luís. É que se, por exemplo, Petar Musa precisou de quase 2300 minutos para somar os seus 98 duelos ganhos, o avançado brasileiro atingiu os 94 em apenas 1373, sendo o único jogador da Liga que chegou aos dois dígitos na média de disputas aéreas que travou a cada 90 minutos jogados: 10,5!

Ases da defesa anti-aérea

No top de jogadores que venceram mais duelos aéreos defensivos encontramos naturalmente uma “manita” de centrais, com grande destaque para um moçambicano muito habituado a ser destacado pelos nossos analytics, Zainadine Júnior. O experiente central anda pelo futebol português desde 2013 e se há constante no seu desempenho é a facilidade com que limpa o perigo aéreo. O pilar do Marítimo deve ter enganado muitos scouts ao longo da carreira, que terão dado mais importância aos seus atípicos 1,80m e menos aos dados que o destacam como um dos mais eficazes combatentes aéreos que temos acompanhado por cá.

A eficácia de Zainadine garante-lhe, aliás, uma vantagem bem confortável para os demais protagonistas, onde voltamos a encontrar o já referido Jackson Porozo e também João Basso, o arouquense que integrou os 33 Magníficos da Liga.

Os caçadores aéreos de golos

A concretização de cabeça nem sempre é obtida na sequência de uma disputa aérea e prova disso mesmo é o facto de encontrarmos Darwin Nuñez como o segundo melhor marcador de cabeça da Liga, apesar de a disputa aérea não ser um dos seus pontos fortes. Mas sejam os golos obtidos por mérito de posicionamento ou conquista de duelo aéreo, o grande “ás” foi Oscar Estupiñan, que acaba de se despedir do Vitória SC.

O já referido André Luís volta a brilhar, bem como o ex-maritimista e novo reforço do Gil Vicente – Ali Alipour – com outro vitoriano a fechar o top – Bruno Duarte -, um dos vários jogadores que encerrou a Liga com três golos de cabeça, mas que lidera por ter atingido a marca em menos minutos jogados.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.