Os veteranos em alta na Europa 👴

-

Numa fase da História do Futebol em que a formação e juventude ganha cada vez mais importância, desportiva e comercial, não deixa de ser interessante ver que, nos principais campeonatos europeus, há neste momento veteranos em grande forma e a dar cartas.

A nossa inspiração para conferirmos os cinco jogadores mais velhos em melhor forma, nascidos no máximo até 30 de Junho de 1985 (de 35 anos para cima), confessamos, surgiu-nos de dois atletas. Um deles não vamos incluir no Top 5 seguinte, pelo simples facto de não cumprir o mínimo de 270 minutos de utilização que definimos para esta peça, mas não podíamos deixar de falar nele. Cristiano Ronaldo.

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Cristiano-Ronaldo-infog
Clique para ampliar

O português acabou de recuperar do maldito Covid-19 e celebrou esse facto com dois golos, o primeiro apenas dois minutos depois de entrar na goleada da Juventus sobre o Spezia, por 4-1. São 215 minutos na Serie A italiana, distribuídos por três partidas, com cinco golos marcados e uma assistência. Aos 35 anos, nada parece travar CR7, que leva 31 golos em 31 jogos no ano civil de 2020.

[ o regresso pós-COVID de Cristiano foi tudo menos discreto ]

A nossa outra “musa” para esta análise já entra nos parâmetros de minutos e tem “rebentado” com tudo na Serie A italiana. Zlatan.

O Top 5 de veteranos

Zlatan Ibrahimovic 7.26

Data de nascimento: 03/10/1981 (39 anos)
Posição: Ponta-de-lança
Clube: AC Milan

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Zlatan-Ibrahimovic-infog
Clique para ampliar

Muitos davam Ibra como acabado, após a grave lesão que sofreu num joelho ao serviço do Manchester United. Recuperou, rumou ao LA Galaxy, dos Estados Unidos, restabeleceu veia goleadora e foi resgatado pelo Milan na época passada. Em 2020/21 está a fazer todos esquecerem que tem 39 anos. É verdade que em Itália pouco costumam ligar à idade no passaporte, mas Zlatan tem suplantado as melhores expectativas, somando sete golos e uma assistência em quatro jogos. Um portento.

Joaquín Sánchez 6.23

Data de nascimento: 21/07/1981 (39 anos)
Posição: Extremo-direito
Clube: Betis

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Joaquín-Sánchez-infog
Clique para ampliar

Betis, Valência, Málaga, Fiorentina e, de novo, Betis. Joaquín foi um dos melhores jogadores espanhóis da sua geração e uma espécie de desejo constante de José Mourinho, que nunca o conseguiu orientar nas suas equipas. Há alguns anos disse: “Se tivesse o talento de Messi já não precisava de estar a jogar”. Mas está. Aos 39 anos continua a ser peça fundamentar do conjunto de William Carvalho, somando sete jogos na La Liga esta temporada, com 15 passes para finalização, 12 cruzamentos e sete dribles completos em dez.

Claudio Bravo 6.11

Data de nascimento: 13/04/1983 (37 anos)
Posição: Guarda-redes
Clube: Betis

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Claudio-Bravo-infog
Clique para ampliar

A longevidade dos guarda-redes é notícia menor, pelo que temos dois nesta lista curta. O primeiro é Claudio Bravo, chileno com passagens pela Real Sociedad, Barcelona e Manchester City, antes de ingressar no Betis. Em Sevilha tem estado em forma, com duas “clean sheets” em cinco jogos, 11 defesas e 100% de saídas pelo ar eficazes.

Steve Mandanda 6.09

Data de nascimento: 28/03/1985 (35 anos)
Posição: Guarda-redes
Clube: Marseille

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Steve-Mandanda-infog
Clique para ampliar

O outro guardião é o lendário Mandanda, que já vai na 13ª temporada no Marseille, apenas com uma passagem pelo Crystal Palace em 2016/17. O francês faz parte da “mobília” do adversário do FC Porto na Liga dos Campeões e continua em boa forma, com 26 defesas em oito jogos, equivalentes a 76% de todos os remates enquadrados que enfrentou, e também 100% de sucesso nas saídas pelo ar. Mantém uma fiabilidade a toda a prova. Porém, na Liga dos Campeões, esta terça-feira, nada pôde contra o poder do “dragão”.

José Fonte 6.07

Data de nascimento: 22/12/1983 (36 anos)
Posição: Defesa-central
Clube: Lille

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-José-Fonte-infog
Clique para ampliar

Uma lista de “bola” sem um português, nos dias que correm, não era uma lista. José Fonte, campeão europeu por Portugal, continua de pedra e cal na defesa do Lille, isto a semanas de fazer 37 anos. Nove jogos a titular na Ligue 1, 13 desarmes, 29 alívios e competência pelo ar, com 67% de duelos aéreos defensivos ganhos. Não espanta que continue a ser uma peça de confiança para Fernando Santos.

Um bónus “vintage”

Hilton Vitorino 5.08

Data de nascimento: 13/09/1977 (43 anos)
Posição: Defesa-central
Clube: Montpellier

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Hilton-Vitorino-infog

Um central brasileiro de 43 anos. Hilton Vitorino é o mais velho jogador a actuar nos principais campeonatos europeus. Está há 17 épocas consecutivas na Ligue 1 francesa, e há dez no Montpellier, clube do qual foi sempre titular, e continua a sê-lo. Esta época contabiliza seis jogos e 443 minutos no campeonato gaulês, mantendo uma boa percentagem de duelos aéreos defensivos ganhos e uma excelente visão de jogo, que lhe permite somar 13 intercepções até ao momento. E segundo o próprio disse à imprensa brasileira, ainda não tem planos para se reformar.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR