Que em Portugal se apita muito já se sabia. Cada jogo da Liga NOS tem uma média de 32 faltas, mais nove do que a média da Premier League, o campeonato menos faltoso entre os grandes da Europa.
Mas ontem em Paços de Ferreira houve “recital do apito”. Pela primeira vez esta época na Liga NOS, atingiu-se a marca das 50 faltas num jogo, marca essa que ainda só tinha sido vista por uma vez, nos seis principais campeonatos europeus.
Para mal dos assinantes SportTV, seguir-se-ía um Feirense – Belenenses que também teve entrada directa no top pouco desejável. Mas concentremo-nos no jogo da “capital do móvel”.
Ao contrário do Koln – Ingolstad, o jogo com mais faltas da época, o embate entre Paços e Chaves “rendeu” poucos cartões. apenas quatro. O árbitro Hugo Miguel esperou em média 12,5 faltas até ir ao bolso, o que porventura indica que a partida até não terá sido assim tão violenta.
Clique para ampliar
Como se pode ver na imagem, o Chaves foi a equipa que fez mais faltas (30 das 50), e é a partir de ontem a equipa mais faltosa entre os seis principais campeonatos da Europa.
Os dados estatísticos prévios ao jogo já deixavam as pistas para o “feito”. Chaves e Paços de Ferreira já estavam, mesmo antes deste jogo, entre as dez equipas mais faltosas da Europa.
Mas há mais: o homem que mais faltas cometeu (sete) no jogo de Sábado, Mateus da Silva, passou a ser também o jogador mais faltoso do “Velho Continente”.
É caso para dizer que os ingredientes estavam lá todos e a receita saiu como esperado. Seja de quem for a “culpa” se queremos uma competição atractiva, urge mudar para não continuarmos a ter “espectáculos” destes. Quem esteve ontem na Mata Real não terá encontrado razões para querer regressar tão cedo.
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.