Nas anteriores cinco visitas ao Paços de Ferreira, o Porto saiu três vezes derrotado e só venceu uma. Esta temporada tirou a barriga de misérias e bateu os pacenses por 4-2, num jogo empolgante pela quantidade de golos, mas que, apesar dos dois tentos dos homens da casa, nunca pareceu estar fora do controlo dos “dragões”. Evanilson (dois golos), Taremi (um) e Vitinha deram um recital de futebol atacante, com Pepê também a marcar e Uribe a brilhar. Delgado e Nico Gaitán facturaram para os “castores”, insuficiente, porém, para evitar que os portistas recolocassem em seis os pontos de vantagem para o Sporting. O Porto não perde há 53 jogos no campeonato, igualando o recorde dos tempos de Sir Bobby Robson.

Vitinha, Taremi e Evanilson arrasadores
O Porto pegou cedo no jogo e na iniciativa atacante, com muita mobilidade dos homens da frente, Evanilson como homem mais recuado, Pepê a extremo-direito e Mehdi Taremi a pontificar na esquerda, mas a flectir muitas vezes para o meio. Foi num desses lances que Vitinha isolou o iraniano, este permitiu que André Ferreira desviasse a bola com o pé, mas Taremi ainda deixou em Wendell, que de pronto cruzou para golo de cabeça de Pepê (17′), completamente sem marcação.
Quase só dava Porto, mas aos 31 minutos, num lance aparentemente inofensivo, Antunes cruzou largo, a defesa portista tardou a reagir e Juan Delgado apareceu na direita, ao segundo poste, a empatar, no primeiro remate dos “castores”. Só que aos 38, de novo Taremi na jogada, a ir à linha do lado esquerdo e a cruzar para golo de Evanilson. Vitinha Ferreira, com um GoalPoint Rating de 6.6, era o melhor ao descanso, fruto de dois passes de ruptura, dois dribles completos, quatro bloqueios de passe e cinco acções defensivas no meio-campo contrário.
🇵🇹 INTERVALO | Paços de Ferreira 1-2 Porto
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 6, 2022
🔸 4 remates à baliza > 3 golos: já vimos pior
🔸 FCP por cima na Capital do Móvel, sem surpresas e com xG a justificar o seu marcador#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFFCP pic.twitter.com/d8orKyv9QE
🇵🇹 Paços de Ferreira 1-2 Porto
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 6, 2022
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Vitinha Ferreira 🇵🇹 6.6 🔝
🥈 Matheus Uribe 🇨🇴 6.6
🥉 Evanilson Lima 🇧🇷 6.3
🔻 Diogo Costa 🇵🇹 3.8#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFFCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/bdya2amngt
Mais domínio portista no arranque do segundo tempo e, aos 52 minutos, o 3-1. Incrível Vitinha, a progredir enquanto dava pequenos toques na bola, antes de servir Taremi que, de cabeça, assistiu para o bis de Evanilson. Aos 59 os papéis inverteram-se. De novo Vitinha na génese do lance, desta feita a servir Evanilson, com este a assistir Taremi para o 4-1. Respondeu o recém-entrado Gaitán, aos 66 minutos, a emendar de cabeça um cruzamento de Antunes, novamente com Wendell a ver jogar.
Uma chuva de golos na Mata Real que parou por aqui, pois o Porto resguardou-se, passou a jogar mais nas transições, mas já sem Taremi (saiu aos 73 minutos), pelo que o “dragão” perdeu um pouco de clarividência no último terço. O Paços tentou marcar mais golos, mas não teve arte nem engenho para tal.
[ Porto atacou de forma quase homogénea pelos diversos corredores ]

O MVP GoalPoint👑
Enorme jogo de Evanilson, o melhor em campo. A mobilidade do brasileiro e o excelente entendimento com Taremi e Vitinha foram fundamentais no desenrolar do resultado. O GoalPoint Rating de 8.8 reflecte não só os dois golos que marcou, como também a assistência em dois passes para finalização, os 16 passes aproximativos recebidos, as nove acções com bola na área contrária e os três duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro. Está em grande forma.
🇵🇹 64' | Paços de Ferreira 1-4 Porto
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 6, 2022
Todos os passes de Taremi para Evanilson, e vice-versa, deram golo#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFFCP pic.twitter.com/B66qLEjOxX
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Paços de Ferreira
Antunes 6.4 – O melhor dos “castores” nesta noite. Os dois golos da equipa da casa saíram de dois cruzamentos do ex-Sporting, que somou assim duas assistências, nos dois únicos passes para finalização que realizou – dois cruzamentos eficazes em três. Antunes somou 85 acções com bola e recuperou dez vezes a posse.
Nicolás Gaitán 6.2 – O argentino entrou para os derradeiros 24 minutos e teve impacto forte, ao marcar o golo que fechou a contagem.
🇵🇹 67' | Paços de Ferreira 2-4 Porto
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 6, 2022
Gaitán entrou e em 2 toques na bola fez pré-assistência e… golo#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFFCP pic.twitter.com/C6mD5haqk9
André Ferreira 5.9 – Jogo inglório para o guardião dos “castores”, que fez cinco defesas, duas a remates na sua área, e fez os possíveis para evitar o avolumar do resultado.
Destaques do Porto
Vitinha Ferreira 7.4 – Um verdadeiro recital de Vitinha, que esteve indirectamente em todos os golos portistas. O médio deu ordem a todo o ataque dos “dragões”, terminando com três remates, todos de fora da área e enquadrados, dois passes de ruptura, dez passes ofensivos valiosos, quatro super aproximativos, completou três de quatro tentativas de drible, fez cinco acções defensivas no meio-campo contrário, três desarmes e outros tantos bloqueios de passe.
🇵🇹 Paços de Ferreira 🆚 Porto
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 6, 2022
Vitinha 🇵🇹 + Uribe 🇨🇴
O que jogou esta dupla hoje foi um absurdo#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFFCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/G9jQceJtRr
Mehdi Taremi 7.2 – A ponta-de-lança, a segundo-avançado, a extremo-esquerdo. A qualidade de Taremi é transversal a todas as posições que ocupa e este domingo voltou a ser assim. O iraniano esteve em todos os golos do Porto, o primeiro de forma indirecta. Terminou com um golo marcado, duas assistências, nove acções com bola na área contrária e uma condução super aproximativa.
🇵🇹 44' | Paços de Ferreira 1-2 Porto
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 6, 2022
Taremi 🇮🇷 entrou para o restrito grupo de 5 jogadores com 2 dígitos em golos e assistências nas principais ligas europeias
Os outros são: Mbappé 🇫🇷, Benzema 🇫🇷, Salah 🇪🇬 e Berardi 🇮🇹#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFFCP pic.twitter.com/XIFtfbU9Qr
🇵🇹 45' | Paços de Ferreira 1-2 Porto
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 6, 2022
Mehdi Taremi já recebeu 14 passes de rutura na #LigaBwin 21/22, mais 3 que o segundo melhor (Luis Díaz) e mais 6 que o segundo melhor entre os que ainda cá jogam (Darwin)#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFFCP pic.twitter.com/KlwZFmwDV4
Matheus Uribe 7.1 – O médio colombiano esteve em todo o lado. Além de ter completado 66 de 72 passes (92%), somou o máximo de acções com bola (90), completou as três tentativas de drible, fez quatro intercepções e incríveis 14 recuperações de posse, ambos máximos.
🇵🇹 82' | Paços de Ferreira 2-4 Porto
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 6, 2022
Uribe lidera em:
🔸 Passes certos: 63
🔸 Passes aproximativos: 6
🔸 Dribles eficazes: 3
🔸 Conduções aproximativas: 2
🔸 Intercepções: 4
🔸 Recuperações de posse: 13#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFFCP pic.twitter.com/4xLvgZ268w
Wendell 6.7 – Jogo difícil para o brasileiro, em especial no posicionamento defensivo. Wendell tardou sempre a reagir aos cruzamentos de Antunes do lado oposto e do seu lado aconteceram os golos contrários. Compensou com a assistência para o golo de Pepê, 92% de eficácia de passe, dois passes super aproximativos e um corte decisivo.
🇵🇹 72' | Paços de Ferreira 2-4 Porto
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 6, 2022
Golos sofridos pelo FCP na #LigaBwin 21/22:
🔸 Com Zaidu em campo: 0,59 / 90m
🔸 Com Wendell em campo: 1,07 / 90m#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFFCP pic.twitter.com/tuD9gI7mkO
Pepê 6.7 – Um dos melhores jogos do brasileiro desde que chegou ao Porto, embora nem sempre tenha decidido e definido da melhor forma. Pepê fez um golo, de cabeça, sete passes ofensivos valiosos, recebeu 12 passes aproximativos, acumulou sete acções com bola na área contrária e completou três de seis tentativas de drible.
Otávio 6.6 – Desta feita, Otavinho actuou na zona central e voltou a estar em bom plano. Destaque para um passe de ruptura, seis ofensivos valiosos, dois super aproximativos, quatro acções defensivas no meio-campo contrário e outros tantos desarmes.
Chancel Mbemba 6.0 – Além de relevantes 80 acções com bola, o congolês registou o máximo de passes certos (68) na partida, falhando somente dois (98% de eficácia).
João Mário 5.9 – O lateral não conseguiu impedir Antunes de fazer as duas assistências pelo seu flanco, mas criou uma ocasião flagrante e teve eficácia em um de dois cruzamentos.
Pepe 5.6 – O experiente central mostrou-se mais no passe, com dois super aproximativos e 95% de eficácia global nas entregas (57 completos em 60).
Diogo Costa 3.8 – A pior nota da noite. O guardião portista sofreu dois golos, fez somente uma defesa e teve parte de responsabilidade no tento de Juan Delgado.