O País de Gales venceu hoje a Bélgica por 3-1 e é o próximo adversário de Portugal, nas meias-finais do Euro 2016. Depois da Suécia em 1992, os galeses são a primeira selecção a chegar às meias-finais na estreia na prova.
Nainggolan´s on fire…
“Nainggolan’s on fire, your defense is terrified!”. Deve ter sido este conhecido cântico que ecoou na mente dos defesas galeses, por volta dos 12 minutos de jogo. A Bélgica entrou com tudo e aos 20 minutos já levava quatro remates, três deles enquadrados com a baliza galesa.
O primeiro golo da noite, aliás um “senhor golo” da selecção belga saiu dos pés do “exótico” Naingogolan, num potente remate de fora da área.
⏰ 12’ | 0-1 | GOLO da #Belgica!
Um tiro de #Legoland!#Euro2016 #WALBEL #BEL pic.twitter.com/lGOREMSzr2— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 1, 2016
Mas ao contrário do que seria de esperar, foram os “dragões” de Gareth Bale a crescer com o golo adversário.
Com Aaron Ramsey em grande destaque (dois remates e cinco passes para ocasião) o conjunto galês conseguiu chegar ao empate ainda antes do intervalo, através de Ashley Williams.
⏰ 30’ | 1-1 | GOLO da #Gales!
Cabeçada de Ashley #Williams (aposta GoalPoint)! Empate!#Euro2016 #WALBEL #WAL pic.twitter.com/kQRs9jfmKe— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 1, 2016
Ramsey “Bale” por três
A Bélgica voltou a entrar bem no jogo, dispondo de várias oportunidades para reassumir a liderança no início do segundo tempo. Mas se o talento fluía em jogadores como Lukaku, De Bruyne e EHazard, o mesmo não se pode dizer da objectividade da sua finalização. Mais tarde viria a “factura”.
Ramsey cansou-se de tanto desperdício e decidiu provar aos belgas como se faz, conduzindo uma excelente jogada pela direita e cruzando para Robson-Kanu que, após driblar três defesas, fuzilou Courtois e colocou Gales em vantagem.
⏰ 60’ | #WAL 2-1 #BEL | Segundo golo de Robson-Kanu no #Euro2016, em apenas 3 remates!#WALBELpic.twitter.com/ocrke7bV8N
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 1, 2016
O País de Gales preparava-se assim para acrescentar mais um vitorioso capítulo à sua recente história de sucesso, não sem antes a Bélgica dar o tudo por tudo… sem sucesso.
E melhor escrito ficou esse capítulo, quando Sam Vokes (vindo do banco) respondeu da melhor maneira (de cabeça) a um cruzamento de Chris Gunter, colocando um ponto final no resultado e na eliminatória.
⏰ 89’ | #WAL 3-1 #BEL | Atenção #POR. O País de Gales já é a equipa q marcou + golos no #Euro2016 (10)#WALBEL pic.twitter.com/FFBuR2Sf9e
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 1, 2016
Aaron Ramsey foi, sem surpresa, o melhor em campo, segundo o GoalPoint Rating com 7.5. Destaque para as duas assistências saídas dos seis passes para ocasião que realizou . O galês venceu ainda cinco duelos e recuperou quatro vezes a posse. Um jogão que (felizmente) não poderá reproduzir frente a Portugal, por motivos disciplinares.
Factos Estatísticos GoalPoint:
- A média de idades da equipa inicial da Bélgica foi de apenas 24 anos e 242 dias. A mais baixa média do Europeu desde o Jugoslávia (vs. Itália) em 1968 (23 anos e 170 dias).
- Eden Hazard e Aaron Ramsey são os primeiros jogadores a somar quatro assistências um torneio desde o nosso conhecido Drulovic no Euro 2000.
- Aaron Ramsey é o primeiro britânico a estar envolvido em cinco golos num Europeu, desde Wayne Rooney em 2004.
- Os galeses são já a selecção que mais golos marcou neste Euro 2016 (10).
O País de Gales será o próximo adversário de Portugal nas meias-finais do Euro 2016, em jogo a disputar na próxima quarta-feira (6 de Julho), pelas 20 horas.