País de Gales 🆚 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

-

País de Gales e Suíça não foram além de um empate 1-1 nesta primeira jornada do Grupo A, desfecho que deixa a Itália – que venceu na sexta-feira a Turquia por 3-0 – isolada no comando do agrupamento. Os helvéticos foram muito melhores na primeira parte, mas desperdiçaram diversas ocasiões para marcar, e pagaram caro na etapa complementar, altura em que o País de Gales empatou, antes de segur o empate. Breel Embolo (49′) e Kieffer Moore (74′) fizeram os golos.

GoalPoint-Wales-Switzerland-EURO-2020-Ratings
Clique para ampliar

Suíços sem competência ofensiva

Quase só deu Suíça no primeiro tempo, com pressão bem dentro do meio-campo galês e muito mais bola e remates. Faltou qualidade na finalização, com o registo de somente um enquadrado nesta fase e uma ocasião flagrante perdida pelo benfiquista Haris Seferovic, que à sua conta somou quatro remates antes do intervalo.

Os helvéticos acabaram por marcar no arranque do segundo tempo, o que obrigou o País de Gales a reagir. Os britânicos assumiram um pouco mais o jogo e empataram por Kieffer Moore, na sequência de um canto. O segundo tempo foi bem mais equilibrado, na posse de bola, nos remates e nas oportunidades, mas os suíços terão saído com sabor amargo na boca, pois tiveram as melhores ocasiões do jogo – como os expected goals (xG) mostram.

[ Os mapas de posição média com bola e principais tendências de passe ]

GoalPoint-Wales-Switzerland-EURO-2020-pass-network
Clique para ampliar

O MVP GoalPoint👑

A Suíça parecia embalada por… Embolo (tínhamos a piada pronta), mas acabou por dar o flanco e permitiu ao País de Gales empatar, mas não por culpa do avançado do Borussia Mönchengladbach. Breel foi o melhor em campo, com um extraordinário GoalPoint Rating de 8.3, e com números de deixar defesas em sentido. O mais rematador, com seis disparos, três enquadrados, Embolo fez o golo da Suíça, criou uma ocasião flagrante, somou o máximo de acções com bola na área galesa (9), completou três de cinco tentativas de drible e fez o melhor uso da sua grande mobilidade e impulsão para causar o pânico no seu adversário.

Outros GoalPoint Ratings 🔺🔻

Destaques do País de Gales:

Kieffer Moore 6.7 – O ponta-de-lança do Cardiff City foi o melhor dos galeses, ele que, mesmo com a cabeça entrapada, fez… de cabeça, o golo do empate da sua equipa, tendo somado dois remates enquadrados em três.

Danny Ward 6.4 – Em especial na primeira parte, o guardião de Gales teve muito trabalho e foi resolvendo os problemas. Terminou o encontro com três defesas, duas a remates na sua grande área, duas a disparos a menos de oito metros.

Ben Davies 5.8 – Bom jogo do lateral-esquerdo do Tottenham, em especial pelo ar, com quatro duelos aéreos defensivos ganhos em seis, mas ainda cinco intercepções e dois bloqueios de remate.

Destaques da Suíça:

Nico Elvedi 6.8 – Imperial o central suíço, dono de três desarmes, quatro intercepções, mas também com qualidade no passe, com 94% de eficácia nas entregas.

Manuel Akanji 6.3 – Um dos outros três centrais da Suíça também esteve em bom plano. Akanji somou o máximo de passes certos (72) e também fez dois bloqueios de remate.

Haris Seferovic 5.1 – Jogo esforçado do atacante do Benfica, mas mais uma vez perdulário. Fez quatro remates, todos na primeira parte, não enquadrou nenhum e desperdiçou uma ocasião flagrante. Somou nove acções defensivas na área de Gales.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.