Países Baixos 🆚 Áustria | Laranja embala e carimba “oitavos”

-

Com dois jogos, dois triunfos, cinco golos apontados e dois sofridos, os Países Baixos já asseguraram uma vaga nos oitavos-de-final deste EURO 2020. Na noite desta quinta-feira, os comandados de Frank de Boer venceram a Áustria por 2-0. Depay abriu a contagem na primeira metade e Dumfries fechou as contas na etapa final. Na última jornada deste Grupo C haverá uma autêntica “final” entre austríacos e ucranianos.

GoalPoint-Netherlands-Austria-EURO-2020-Ratings
Clique para ampliar

Laranja controlou sempre o duelo

Primeira parte movimentada em Amesterdão. Os anfitriões marcaram cedo, após uma imprudência de Alaba que deu penálti sobre Dumfries, e Depay não desperdiçou. Os austríacos tentaram reagir, mas com escassa arte no momento de atacar, pouco assustaram Sketelenburg – apenas dois remates desenquadrados. Nos últimos cinco minutos, Depay (40’) e Wijnaldum (41’) desperdiçaram duas oportunidades enormes de golo e não conseguiram dilatar a vantagem dos da casa.

Nos últimos 49 minutos, a “laranja” soube gerir os ritmos da partida, primeiro ameaçou com De Vrij e De Ligt no mesmo lance aos 60 minutos, e aos 66′ carimbou o 2-0 através de Dumfries, num lance guiado por Malen, que tinha acabado de ser lançado em cena. Só a partir daí é que Áustria conseguiu chegar com perigo à baliza contrária, uma reacção que chegou tarde. Dos nove remates tentados pelos homens de Franco Foda, apenas um foi em direcção ao alvo.

[ Mesmo recuado na maior parte do tempo, Alaba (8) foi o núcleo de todo o futebol austríaco ]

GoalPoint-Netherlands-Austria-EURO-2020-pass-network
Clique para ampliar

O MVP GoalPoint👑

Mais um recital do “maestro” neerlandês. Todo o jogo da equipa passa pelos pés do número 21, que soube sair da pressão contrária com classe e precisão, aumentou o ritmo do duelo quando teve de o fazer, abrandou o ímpeto quando foi necessário e foi imperial nos momentos em que teve de ligar a equipa à corrente. De Jong acabou por fazer dois passes valiosos, falhou apenas dois dos sete dribles tentados, recuperou a posse em 12 ocasiões (máximo no duelo), acumulou três acções defensivas no meio-campo contrário, três desarmes, duas intercepções e bloqueou quatro passes/cruzamentos. Acções que valeram ao médio o título de MVP com um GoalPoint Rating de 7.1.

Outros GoalPoint Ratings 🔺🔻

Destaques dos Países Baixos:

De Ligt 6.9 – Falhou o jogo inaugural por lesão, mas regressou e foi um dos melhores em campo. Ao todo registou um remate, não falhou nenhum dos 39 passes que fez (100% de eficácia), somou seis recuperações de posse e três alívios. 

Dumfries 6.7 – Está em grande o ala-direito. Após o golo salvador ante a Ucrânia, voltou a fazer a diferença com mais um tento e esteve na génese do “tento” inaugural. Além disso, carimbou dois passes para finalização e levou a melhor nos quatro duelos aéreos em que interveio.

Depay 6.0 – Marcou e fez de tudo para repetir a dose com seis remates ao todo – Expected Goals (xG) de 1,5 -, seis passes valiosos (outro máximo na partida), cinco passes aproximativos e quatro acções com a bola na área austríaca. Não fossem as 17 perdas de bola e a ocasião flagrante falhada e a nota seria ainda mais elevada.

Destaques da Áustria:

Dragovic 6.3 – Foi o elemento austríaco com melhor avaliação graças às oito recuperações de bola que registou, três intercepções e três remates bloqueados.

Kalajdzic 5.6 – Em apenas meia-hora fez mais do que todos os colegas em termos ofensivos, somando três remates, um passe valioso e quatro acções com a bola na área do adversário, e venceu quatro dos cinco duelos aéreos ofensivos que protagonizou.

Alaba 4.0 – Exibição para esquecer do capitão, que começou logo com o pé esquerdo quando derrubou Dumfries na área. Ainda ameaçou reduzir a desvantagem, mas falhou o 2-1 por escassos centímetros aos 81 minutos. Realce, ainda, para as 14 vezes em que perdeu a posse.

Leonel Gomes
Leonel Gomes
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.