Pedro Gonçalves 🆚 Bruno Fernandes: qual o melhor arranque?

-

Pedro Gonçalves é a grande figura do momento no arranque afirmativo do “leão” na Liga NOS. A influência do flaviense nos resultados leoninos salta à vista ou não fosse ele o (imprevisto?) melhor marcador da Liga 20/21. O seu impacto faz naturalmente recordar a última aquisição “verde-e-branca” com semelhante influência, também ele português, igualmente médio com golo: Bruno Fernandes. Que recém-chegado arrancou melhor a Liga de “leão” ao peito, Fernandes ou Gonçalves?

[ Statscards de Bruno Fernandes e Pedro Gonçalves nas sete primeiras jornadas da Liga NOS das épocas de estreia leonina ]

As principais estatísticas mostram algo em que poucos apostariam em Agosto: o ex-Famalicão está a ter um início de carreira no Sporting ainda mais prolífico que o de Bruno. Pedro Gonçalves somou apenas mais oito minutos nas primeiras sete rondas que Bruno Fernandes (embora tenha participado em menos um jogo), mas em termos ofensivos esteve melhor: “Pote” fez sete golos (todos de bola corrida), mais dois que Bruno (que fez quatro de fora da área), e ainda somou uma assistência, contra nenhuma do agora “red devil”, pelo que apresenta, nesta fase, uma contribuição ofensiva (golos mais assistências) de 50% em relação a todos os tentos obtidos pelos comandados de Rúben Amorim nesta fase – 30% foi o peso de Bruno em 2017/18.

[ Golo de Pedro Gonçalves ao Gil Vicente ]

No que toca a remates, ambos se equiparam, com 18 cada, embora Gonçalves tenha feito todos de bola corrida e Fernandes 13, cinco deles de bola parada. E na conversão desses disparos, o ex-Famalicão chega a esta fase com 39% dos seus remates transformados em golo, contra 28% de Bruno. Ninguém sabe até que ponto o reforço leonino irá manter estes valores, mas parecem tudo menos obra do acaso, pois são acompanhados por outros também relevantes.

[ Grande golo de Bruno Fernandes na 3ª jornada de 2017/20, em casa do Vitória SC ]

Passes, ocasiões e dribles

Bruno Fernandes é conhecido por servir bem os seus colegas de ataque, mas nas primeiras sete rondas em Alvalade construiu apenas uma ocasião flagrante, enquanto “Pote” criou três, todas de bola corrida, isto em 15 passes para finalização, contra 12 de Bruno. Aliás, desses 12 passes para remate, apenas um foi de bola corrida, enquanto Gonçalves fez 12 desta forma.

Também no drible, Pedro Gonçalves mostrou mais serviço nas primeiras sete rondas. Foram 21 tentativas de drible, contra somente sete de Bruno, e ainda assim com eficácia bem maior (43% contra 29%). Destas, 14 foram no último terço (5 de Bruno), com 50% de acerto para o ainda “leão” e 20% para o jogador do United.

GoalPoint-Pedro_Gonçalves_2020_vs_Bruno_Fernandes_2017-infog
Clique para ampliar

O contributo de um jogador de futebol vai muito para além das acções mais óbvias e impactantes no jogo das suas equipas, mas ainda assim é impossível ignorar o grande sucesso que Pedro Gonçalves está a ter no “leão” no arranque desta sua nova aventura, suplantando mesmo um dos melhores – senão o melhor – jogador que passou por Alvalade na última vintena de anos.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR