Pedro Martins é bicampeão grego com o Olympiacos

-

O treinador que possui passagens por Vitória de Guimarães, Rio Ave e Marítimo estabelece-se na Grécia ao serviço da maior equipa do país.

O título desta época chegou com sete jornadas de antecedência e, contra o Panathinaikos, a história do jogo da 29ª ronda não poderia ter sido melhor. No primeiro tempo, o atacante Federico Macheda abriu a contagem para o maior rival do Olympiacos. Entretanto, Ahmed Hassan, o ponta-de-lança egípcio, empatou no final da etapa inicial e o segundo tempo foi um verdadeiro espetáculo. Com um a mais desde os 21 minutos do segundo tempo, o Olympiacos chegou ao triunfo. Hassan apareceu novamente para virar o jogo e Bruma, extremo português, selou o resultado final aos 52 minutos.

Com a vitória sobre o arqui-rival, o Olympiacos chegou aos 76 pontos na tabela do Campeonato Grego e, com a derrota do segundo colocado Aris ante o AEK Atenas, só restou comemorar. Foi sob o comando de Pedro Martins que o maior emblema da Grécia chegou ao bicampeonato nacional. A equipa comandada pelo técnico luso é uma das favoritas na hora de apostar com o Bet.pt Código Promocional. O desempenho dos jogadores somados às vantagens oferecidas garantem momentos de emoção intensos.

O treinador português já havia conquistado o campeonato da temporada 2019/2020 e a Taça da Grécia no mesmo ano. Com as boas campanhas na Grécia, a equipa também figurou nas competições continentais e competiu com qualidade na Europa. Já faz dois anos que o clube “vermelho e branco” chega até à fase de grupos da UEFA Champions League. Nas duas campanhas terminou em terceiro lugar, sinónimo de qualificação para a Europa League.

Fora de campo, o trabalho de Pedro Martins tornou o Olympiacos numa formação consistente dentro e fora da Grécia. Com conceitos de jogo modernos, envolvendo a organização com a bola e a pressão sem a posse, Martins competiu contra Bayern de Munique, Porto, Marseille, Manchester City e vários outros gigantes do continente. Desde a sua chegada, mais de 30 jogadores foram contratados para dar sequência ao plano de reformulação de um gigante adormecido.

Dos vários nomes que desembarcaram na Grécia, existem jogadores conhecidos como o francês Mathieu Valbuena, o lateral brasileiro Rafinha e os portugueses Bruma, José Sá, Rúben Semedo e Daniel Podence. Aliando qualidade ao sistema tático qualificado, o sucesso veio rapidamente ao ponto de Pedro Martins ser sondado pelo São Paulo, clube brasileiro. Entretanto, o treinador que possui contrato até junho de 2022 pode chegar sim a Premier League, devido ao sucesso contra as equipas daquele país.

Desde 2018/2019, Pedro Martins enfrentou Arsenal, Burnley, Tottenham, Manchester City e Wolves. O maior feito do treinador no período foi eliminar o Arsenal nos 16 avos-de-final da Europa League na temporada 19/20, quando venceu a eliminatória graças ao golo fora de casa, marcado na Inglaterra, para empatar a eliminatória em 2-2. Na sequência, o Olympiacos teve o Wolves pelo caminho e o emblema inglês levou a melhor com um 2-1 no fim dos dois jogos.

“É a alma do futebol. O futebol no seu estado puro está na Inglaterra. É algo que gostaria de experimentar no futuro”, disse Pedro Martins ao The Telegraph em março de 2021, momento em que enfrentou o Arsenal novamente nos 16 avos-de-final da Europa League.

GP Factory
GP Factory
A GP Content Factory prepara e publica os conteúdos da responsabilidade das marcas que apoiam o GoalPoint na sua missão de lhe oferecer os melhores conteúdos de análise de futebol. Contacte-nos para saber mais via [email protected]