Pepita de Ouro GoalPoint™ 2015: Os melhores do Mundo

-

2. Neymar

Pepita de Ouro GoalPoint™ 2015: Os melhores do Mundo - Neymar
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Como já dissémos foi já na época 2015/16 que se deu a verdadeira confirmação de Neymar, e de que maneira. Se voltarmos ao gráfico da página anterior, o brasileiro é de todos aquele que regista a evolução positiva mais clara, e terminou numa forma que deixa dúvidas sobre quem será o melhor de 2016…

Tendo em conta a idade que tem, parece óbvio que, mais cedo ou mais tarde, a pepita, a bola, a bota, basicamente tudo o que seja ouro, vai ser dele, é só uma questão de tempo. Neymar tem ainda outra coisa que o destaca de Ronaldo e Messi, é pelo menos nesta fase da carreira aquele que maior contributo defensivo dá à equipa, algo que muitas vezes pode passar despercebido. Neymar regista a média de 1,1 desarmes a cada jogo, contra os 0,5 de Messi e os 0,3 de Ronaldo, e ainda intercepta mais passes que os outros dois. Os GoalPoint Ratings olham a tudo, e esse terá sido mais um factor a desequilibrar a favor do brasileiro na comparação com Ronaldo em particular.

1. Lionel Messi

Pepita de Ouro GoalPoint™ 2015: Os melhores do Mundo - Messi
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Palavras para quê? Alguém duvidava? Já quase se tornou banal o que o argentino faz, mas para aqueles que ainda se lembram do futebol sem Messi, qualquer adjectivo elogioso é pouco. Um dia poderemos sentir-nos privilegiados e dizer “eu vi Messi jogar”. O ano de 2015 foi apenas mais um capítulo desta peça de teatro que felizmente já passou por vários palcos. Falta a glória suprema, um título mundial, tudo o resto está conquistado, várias vezes, e quem ainda não se deixou conquistar só pode ser ou muito teimoso, ou não gostar do mesmo jogo que nós.

Esqueçam os números, foram eles que o escolheram (também) nesta ocasião, mas o melhor é mesmo assistir. Terminamos com um breve comparativo de desempenho dos três “eleitos” de 2015. Em 2016 há mais Pepita de Ouro!

Pepita de Ouro GoalPoint™ 2015: Os melhores do Mundo
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Hernâni Ribeiro
Hernâni Ribeiro
Formado em estatística e gestão de informação, e Data Scientist profissional. É Head of Analytics na GoalPoint e responsável pela GoalPointPro