O ponta-de-lança do V. Setúbal, Edinho, é já uma das grandes figuras da 28ª jornada da Liga NOS, aconteça o que acontecer até segunda feira, nos restantes encontros. O atacante português foi autor de um “poker” – quatro golos – na noite desta quinta-feira, na visita sadina ao Desportivo das Aves – que até começou a ganhar a partida. Numa segunda parte verdadeiramente arrasadora, Edinho fez quatro tentos em apenas 27 minutos (entre o 58º e o 85º).

No campeonato português não são muitos os jogadores que se podem gabar do feito e esta foi apenas a segunda vez que um jogador marcou por quatro vezes num só jogo desde que existem dados Opta sobre o campeonato luso – não resistimos, por isso, a olhar para os números dos dois jogadores nestes dois encontros.

O último a consegui-lo foi o sportinguista Bas Dost, na visita a Tondela, na 25ª jornada da Liga NOS 2016/17 – que, curiosamente, terminou com o mesmo resultado da noite de quinta-feira – 1-4. Confira os números dos jogos de Edinho e Bas Dost.

O “poker” de Edinho teve características bem distintas. A começar pelo facto de o sadino o ter feito em apenas uma parte, sendo que Dost espalhou mais os seus golos ao longo dos 90 minutos. O holandês rematou mais do que Edinho nessa partida da época passada e enquadrou mais os seus disparos, sendo que, contudo, o português fez apenas um golo de grande penalidade, enquanto o “leão”, recorde-se, fez dois, e ainda desperdiçou um terceiro – factos que tiveram uma influência decisiva no rating de Dost, mais baixo em relação ao de Edinho.

Confira o resumo do Desportivo das Aves – V. Setúbal e os golos do internacional português de 35 anos.

Seja como for, não poderíamos deixar de destacar os dois “pokers” que “testemunhámos” estatisticamente na Liga NOS. Um feito raro que esperamos voltar a destacar mais vezes. E estaremos cá para mostrar como foi.