Não correu bem a estreia de Paulo Sousa como seleccionador em grandes competições, com a Polónia a ver-se derrotada pela Eslováquia por 2-1, num jogo em que acabou reduzida a dez jogadores. Mesmo passando mais tempo no meio-campo contrário, os polacos nunca conseguiram ser tão perigosos nem tão incisivos como o adversário, viram a estrela da companhia, Robert Lewandowski, ficar em branco e sofreram até um autogolo de… Szczęsny. Ainda chegaram ao empate, mas em inferioridade numérica, por expulsão de Krychowiak, não evitaram a derrota.

Expulsão travou reacção polaca
De pouco ou nada serviu à Polónia ter mais bola (58%) na primeira parte, algo a que não está muito habituada (foi apenas a 22ª selecção com mais tempo de posse de bola na fase de apuramento). Os polacos raramente criaram perigo e não acertaram qualquer remate na baliza (em sete disparos), apesar das 14 acções na grande área contrária nos primeiros 45 minutos. A Eslováquia pareceu sempre mais perigosa e marcou na sequência de um lance de inspiração de Róbert Mak e de infelicidade de Szczęsny, que viu a bola embater-lhe nas costas e entrar para o fundo das redes, vinda do poste da sua baliza.
🇪🇺🏆 INTERVALO | 🇵🇱 Polónia 0 – 1 Eslováquia 🇸🇰
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 14, 2021
Autogolo de Szczesny, após grande trabalho de Róbert Mak, deixa equipa de Paulo Sousa em desvantagem
Todos os ratings no final em https://t.co/FxNPtrYW4U#EURO2020 #POLSVK #POL #SVK#EntraNoEURO pic.twitter.com/TVZANg2Byi
A segunda parte começou com a reacção polaca e o golo do empate, logo a abrir. Assistido por Rybus, Linetty marcou. E, motivada, a Polónia continuou a mandar na posse de bola, mas foi traída pela expulsão de Krychowiak aos 62 minutos. Na sequência de um pontapé de canto, Hamsik cruzou, a bola sobrevoou toda a gente e Škriniar rematou fulminante para o 2-1. A Polónia tentou tudo para chegar ao empate, mas Dubravka mostrou segurança na baliza eslovaca.
[ A Polónia esteve sempre “em cima” da Eslováquia ]

O MVP GoalPoint👑
O central do Inter esteve à altura do que se lhe pedia frente a um ataque onde pontificava alguém que dá pelo nome de Robert Lewandowski. Não só liderou a defesa da Eslováquia, com dez alívios e dois bloqueios a remates polacos, como mostrou uma notável eficácia no passe (96%) e ainda teve tempo de ir lá à frente marcar, com enorme classe, num excelente gesto técnico, o golo decisivo da partida, no único remate que fez no jogo. Tudo somado, resultou num GoalPoint Rating de 7.6 e numa saborosa vitória eslovaca.
🇵🇱 Polónia 🆚 Eslováquia 🇸🇰
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 14, 2021
Melhor em campo? ⭐️#EURO2020 #POLSVK #POL #SVK #EUROTotoRating #RatersGonnaRate
Outros GoalPoint Ratings 🔺🔻
Destaques da Polónia:
Karol Linetty 6.5 – O médio de 26 anos do Torino esteve em destaque do lado polaco, não só pelo golo marcado, mas pelos dois passes para finalização e cinco passes valiosos que fez ao longo dos 71 minutos em que esteve em campo. Além disso, foi o segundo jogador da Polónia com mais acções dentro da grande área adversária (cinco), apenas superado por Lewandowski (6).
Robert Lewandowski 5.3 – A estrela da companhia ficou em branco, mas não foi por não ter tentado o golo, tendo sido mesmo o jogador que mais rematou no encontro (5). Ainda assim, não conseguiu acertar no alvo nenhum dos cinco remates que tentou e somou dez perdas de posse, quatro da quais devido a maus controlos de bola.
🇪🇺🏆 83' | 🇵🇱 Polónia 1-2 Eslováquia 🇸🇰
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 14, 2021
Lewandowski tocou apenas 4 vezes na bola dentro da área eslovaca#EURO2020 #POLSVK #POL #SVK pic.twitter.com/vRSp4wC8FH
Destaques da Eslováquia:
Juraj Kucka 6.7 – Apesar de ter falhado 11 passes (apenas 72% de eficácia nesse capítulo), o veterano médio do Parma foi determinante no meio-campo eslovaco, tendo ganho os quatro duelos aéreos ofensivos que disputou, bem como dois dos três defensivos, e logrado ainda seis intercepções, mais do que qualquer outro jogador em campo.
Marek Hamšík 6.0 – Com uma assistência (na marcação de um canto, para o segundo golo), dois passes para finalização e quatro acções com bola na grande área polaca, Hamšík foi importante para a vitória também a defender, com seis recuperações de bola. Só o polaco Jozwiak conseguiu mais (nove).
.