O futebol é o “desporto-rei” em muitos aspectos e são vários os jogadores que aparecem como imagem de grandes marcas tanto na televisão, em revistas como em eventos. Jovens, desportistas e com dinheiro são um claro objectivo de empresas de sectores de luxo, como perfumes, automóveis ou relógios, entre outros.

Por outro lado, o poker é um jogo que durante os últimos anos tem tido um crescimento muito alto, no que toca a jogadores por todo o mundo. Pode optar por jogar como um simples passatempo ou de forma profissional, pois existem torneios muito reconhecidos a nível mundial onde se inscrevem jogadores cada vez mais bem treinados. É tanto o interesse que suscita que em muitos países não é estranho encontrar alguns jogadores de futebol que participam em torneios, da mesma forma que na Internet existem as chamadas salas de poker online, mas neste sentido o anonimato é a principal características dos jogadores. Seguramente há pessoas em casa a participar com um futebolista famoso sem saber. Um exemplo deste tipo de jogo são as salas de poker online de 888 onde também é possível jogar nas slots.

Os jogadores de futebol estão acostumados aos treinos intensivos e às competições, e não é difícil encontrar vários destes desportistas aficionados tanto no poker online como a participar em alguns torneios e eventos deste jogo – para o qual também precisam de treinar e concentrar-se para competirem, sobretudo a mente, de forma a conhecerem as jogadas, traçar estratégias, entender o jogo e aos rivais, e controlar as emoções. E os desportistas que jogam ao poker reconhecem que participar numa mesa é similar ao que acontece num campo de futebol, pela adrenalina e a concentração que requerem.

Um dos jogadores reconhecidos mundialmente e que participa nestes eventos é Gerard Piqué. O capitão do Barcelona é presença assídua nos torneios de poker e com alguns bons resultados, estando no número 29 do ranking espanhol com mais de 660.000 dólares de lucro.

Outro jogador de futebol que participa em alguns eventos de poker é o brasileiro Neymar Jr., do Paris Saint-Germain, com pouco mais de 21.000 dólares de lucro.

E existem também alguns ex-jogadores de futebol que, uma vez retirados da actividade de elite, são grandes aficionados do poker e até participam como profissionais em torneios. Ronaldo Nazário foi uma estreia no mundo do futebol e agora também é do poker. Com vários recordes e vitórias, acumula mais de 40.000 dólares de lucro. O ex-futebolista e máximo goleador do AS Roma, Francesco Totti, retirou-se em 2017, sendo outro dos participantes em eventos de poker. O atacante inglês Teddy Sheringham é outro dos ex-jogadores que trocou o futebol pelo poker e tem bons resultados. Ou Tomas Brolin, que já é popular dentro dos torneios e acumula quase 80.000 dólares. Gianluigi Buffon, ainda na Juventus, também é participante do poker, mas neste caso das mesas online, e somente assiste a alguns torneios presenciais de forma esporádica.

Além do futebol, são vários os desportistas de elite que participam em alguns campeonatos e torneios. O futebol americano conta com ex-jogadores como Richard Seymour, que foi uma estreia durante 13 temporadas, sendo tricampeão da Super Bowl, e é agora um dos mais brilhantes jogadores do poker, com mais de meio milhão de dólares. De outras modalidades, o golfista espanhol Sergio García ganhou 32.000 dólares nas Bahamas no ano de 2012; o grande tenista Rafa Nadal também é um dos desportistas que está no mundo do poker; a jogadora de hóquei de Roterdão, Fátima Moreira de Melo, conseguiu a sua melhor posição no ano de 2013 e ganhou 95.000 dólares.

Outros desportistas de elite que jogam de forma regular no poker são os ex-tenistas Vince Van Patten ou Boris Becker, os esquiadores Marcus Hellner ou Petter Northug, o nadador Michael Phelps ou o jogador de hóquei Greg Mueller.

O poker atrai sempre espectáculo e não somente no mundo desportivo, pois o cinema também tem vários filmes onde o poker é o protagonista, como Casino Royale, 21 Black Jack, Maverick ou Deal, entre alguns dos títulos mais conhecidos.