sporting-alan-ruiz

Encontrar um parceiro estável para Bas Dost, tem sido das principais complicações para Jorge Jesus, na estabilização de um “onze titular” neste início de época. Alan Ruiz foi titular em cinco das primeiras seis jornadas da Liga NOS, mas depois de ser substituído ao intervalo contra Rio Ave e Estoril, “desapareceu” das escolhas para que fossem tentados Markovic, André, e até por vezes, Bruno César.

Tendo em conta ser sabido que Markovic e André foram apostas pessoais do técnico leonino, não espanta que os queira ver em campo, mas teria Alan Ruiz estado assim tão mal nas oportunidades que teve para desaparecer completamente das opções? Os resultados dizem que não. O Sporting venceu quatro dos cinco jogos em que o argentino foi titular, e já se encontrava a vencer sempre que o mesmo foi substituído, sendo a excepção o jogo com o Rio Ave.

Comparando a sua performance com a de André, o outro segundo-avançado mais utilizado por JJ na liga NOS, há mais números a favor do ex-Colón.

goalpoint-h2h-alan-ruiz-andre-201617-infog
Clique para ampliar

O brasileiro ainda não fez qualquer drible eficaz ou passe para ocasião nos 191 minutos que esteve em campo e remata cerca de metade das vezes de Alan Ruiz.

Mais, considerando apenas jogadores com pelo menos o mesmo tempo de jogo de Alan Ruiz (324 minutos), o argentino é o 3º com a melhor média de remates enquadrados por 90 minutos na Liga NOS (1,9), apenas atrás de Marega e André Silva. O camisola 99 está ainda no top-5 jogadores que mais dribla eficazmente, sendo que acerta 80% das suas tentativas, muito acima de jogadores como Gelson (69%), Pedro Santos (48%) ou Gil Dias (41%), reconhecidos pela excelente capacidade técnica.

Os inícios de época de Alan Ruiz e André confirmam as referências que traziam dos seus anteriores clubes e que já tinham sido enaltecidas por nós aquando da sua chegada. Alan Ruiz trazia números de “craque”, e foi mesmo entre os reforços leoninos aquele que vinha com melhor GoalPoint Rating na época anterior. André… nem por isso, e já tinhamos avisado que só com tempo e trabalho se podia considerar uma opção séria.

O tempo dirá se Alan Ruiz conseguirá no Sporting atingir todo o potencial que tem. É certo que ainda pode fazer mais e melhor, mas entre todas as alternativas é também aquela que tem mostrado mais valor em campo. Os números nisso, são inequívocos.