Acabar o ano competitivo em grande. Foi isso que o FC Porto quis fazer, neste retomar de Liga bwin após uma espécie de segunda pré-temporada, devido à realização do Qatar 2022. O “convidado” foi o Arouca, que chegou ao Dragão muito desfalcado devido a uma série de lesões que limitou a sete o número de suplentes no banco. A resistência dos forasteiros durou 23 segundos e cedo se viu que esta ia ser uma espécie de “degola dos inocentes”, perspectivando-se uma goleada que se veio a construir com normalidade, e mais poderiam ter sido. Os 5-1 finais tiveram como protagonista Mehdi Taremi, autor de um “hat-trick”, o primeiro que se registou na Liga 22/23, e que terminou com nota máxima, a sua terceira esta temporada em todas as competições.
Nem deu para aquecer
Não poderia ter começado melhor o jogo para o Porto. Decorriam apenas 23 segundos e o marcador já estava inaugurado, com Otávio a emendar após uma defesa de Ignacio De Arruabarrena, que travou um primeiro remate de Gabriel Veron. Qualquer estratégia especial que o Arouca tivesse caiu de imediato por terra. Assim, os visitantes viram-se cedo obrigados a subir linhas e a procurar o golo, com os “dragões” a tentarem exploras as costas da defesa contrária, embora sem grande sucesso inicial.
Só que aos 18 minutos o Porto dilatou a vantagem, uma conclusão de Taremi após bom lance colectivo, com assistência de Veron. O brasileiro foi titular, com alguma surpresa, mas esteve nos dois lances capitais da partida, mostrando mobilidade e critério. Porém, o melhor ao intervalo era Mehdi Taremi, que fez o 3-0 aos 34 minutos, perante um desamparado De Arruabarrena, agora sim a aproveitar os muitos espaços entre o guardião e a defesa. O iraniano registava um GoalPoint Rating de 8.4 ao descanso, pelo bis, três remates, todos enquadrados e cinco acções com bola na área contrária.
🇵🇹 INTERVALO | Porto 3-0 Arouca
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 28, 2022
🔵 Dragão marcou logo aos 23 segundos 😱
🔵 3 golos, 2 de Taremi 🇮🇷, e jogo praticamente decidido
🟡 Arouquenses pagaram caro defesa muito subida#Ligabwin #LigaPortugalbwin #FCPFCA pic.twitter.com/WTRZO0vwwF
🇵🇹 Porto 3-0 Arouca
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 28, 2022
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Mehdi Taremi 🇮🇷 8.4 🔝
🥈 Otávio Monteiro 🇵🇹 7.5
🥉 Gabriel Veron 🇧🇷 7.0
🔻 André Bukia 🇨🇩 4.1#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFCA #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/YQAYpYekBI
O festival de Taremi prosseguiu na segunda parte. Aos 50 minutos, o atacante aproveitou uma “assistência” involuntária de João Basso para fazer o 4-0 e o primeiro “hat-trick” desta edição da Liga bwin, lançando a “candidatura” a uma nota máxima. E aos 70, Opoku fez autogolo, chegando o resultado à “manita”, podendo atingir a meia-dúzia pouco depois, mas o tento de Toni Martínez foi anulado por fora-de-jogo.
O remate de Bruno Marques (75′) de fora da área é que contou mesmo, com o Arouca a reduzir a desvantagem e a minimizar um pouco os danos. O jogo estava mais ou menos partido, entretido, mas sem grande disciplina de parte a parte, uma vez que o vencedor estava há muito encontrado, e Marcano também marcou, mas também este tento foi anulado por posição irregular.
[ Curiosa a distância entre o ataque e o meio-campo portista ]
MVP GoalPoint: Mehdi Taremi 👑
Portentosa exibição de Taremi. O atacante iraniano fez três golos, naquele que foi o primeiro “hat-trick” registado na Liga bwin 22/23, e alcançou um GoalPoint Rating de 10.0, a terceira nota máxima de Mehdi esta temporada, após a conseguida na Supertaça Cândido de Oliveira e na goleada ao Club Brugge, na Liga dos Campeões, e a segunda consecutiva para jogadores do Porto na prova, após o 10.0 conseguido por Galeno no Bessa. Além dos três tentos, Taremi enquadrou todos os cinco remates que realizou, criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização e acumulou o máximo de acções com bola na área adversária (11).
🇵🇹 Porto 🆚 Arouca
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 28, 2022
Mehdi Taremi 🇮🇷 assinou o primeiro hat-trick da época na #LigaBwin e deu um 10.0 ao FCP pela segunda jornada consecutiva! ⭐️#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFCA #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/gsIYNHeZbB
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Porto
Otávio 8.1
Mais um jogo extraordinário do médio portista, que fez um golo super sónico, aos 23 segundos, criou duas ocasiões flagrantes, fez dois passes de ruptura, quatro super progressivos e ainda quatro desarmes.
🇵🇹 Porto 🆚 Arouca
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 28, 2022
Mais um jogo incrível de Otávio 🇵🇹 que somou "amarelinhos" para encher 2 cartões destes#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFCA #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/Nk5q1Axdhi
João Mário 6.9
Sérgio Conceição não desistiu do jovem lateral, que tem estado apagado esta época, e nesta partida correspondeu. João Mário fez três passes para finalização, teve sucesso nos três cruzamentos que arrancou e somou cinco conduções progressivas.
🇵🇹 67' | Porto 4-0 Arouca
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 28, 2022
100% de eficácia para João Mário nos cruzamentos#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFCA #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/52YwD9zAWB
Gabriel Veron 6.9
Surpresa no “onze” portista, o brasileiro correspondeu com uma bela exibição, pautada por uma boa mobilidade, sentido colectivo, uma assistência em três passes para finalização e um passe de ruptura. Esteve também na génese do 1-0.
🇵🇹 Porto 🆚 Arouca
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 28, 2022
Gabriel Veron 🇧🇷 foi a surpresa de Sérgio Conceição no onze e fez uma primeira parte de grande nível#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFCA #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/XCLiGGQkQo
Marcano 6.7
Exibição sólida do central, que registou (a par de Fábio Cardoso) o máximo de passes certos (65), mas também de tentados (74), acumulou oito acções defensivas, entre elas dois bloqueios de remate, e ganhou os três duelos aéreos em que participou. Somou o máximo de acções com bola (89) da partida.
Wendell 6.4
Perante a ausência de Zaidu, o brasileiro vai mostrando serviço e nesta partida criou uma ocasião flagrante e recuperou a posse de bola sete vezes.
Golos marcados pelo FCP na #LIgaBwin 22/23:
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 28, 2022
🔹 Com Wendell em campo: 2,9 / 90m
🔹 Com Zaidu em campo: 1,8 / 90m
Golos sofridos pelo FCP na #LIgaBwin 22/23:
🔹 Com Wendell em campo: 0,4 / 90m
🔹 Com Zaidu em campo: 1,0 / 90m pic.twitter.com/Fe1rQk5MOO
Marko Grujić 6.3
O médio mais recuado dos “dragões” deu poucas hipóteses a quem lhe apareceu pela frente, terminando com dez recuperações de posse, três acções defensivas no meio-campo contrário e 52 passes certos em 55. Completou os seis longos que tentou.
Fábio Cardoso 5.8
Menos vistoso que Marcano, Fábio não complicou e concluiu, ele também, 65 passes (em 72), bem como nove de 11 longos. A sua nota é penalizada pela ocasião flagrante que desperdiçou.
Toni Martínez 5.4
Em pouco mais de 20 minutos em campo mostrou grande determinação, ao ponto de realizar quatro remates, três enquadrados. O problema é que falhou duas ocasiões flagrantes e ainda viu um golo ser-lhe anulado por fora-de-jogo.
Destaques do Arouca
Bruno Marques 6.7
Entrou para a última meia-hora, a tempo de ser o melhor do Arouca, com um golo de belo efeito num remate de fora da área.
🇵🇹 82' | Porto 5-1 Arouca
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 28, 2022
Golo de Bruno Marques tinha 0,04 de xG#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFCA #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/ceza6b3cxF
Morlaye Sylla 6.1
O extremo-esquerdo beneficia do facto de ter feito o passe (assistência) para Bruno Marques no lance do golo. Sylla criou ainda uma ocasião flagrante em seis passes para finalização, o máximo da partida – de notar que o Arouca registou oito finalizações… Destaque também para um passe de ruptura e três dribles completos em cinco tentados.
De Arruabarrena 5.6
Sofreu cinco golos, mas esteve muito bem, com seis defesas, cinco a remates na sua grande área e três a disparos de perto.