Porto 🆚 Chaves | Triunfo natural aos ombros de Taremi

-

O FC Porto venceu e convenceu, mesmo sem brilhar, na recepção ao Desportivo de Chaves. O resultado começou a ser construído muito cedo, logo aos três minutos, e isso pode ter condicionado a estratégia flaviense, bem como o desenrolar dos acontecimentos. No segundo tempo, os visitantes tentaram reagir, mas tal só abriu mais o caminho ao triunfo do “dragão”. Taremi, Evanilson e André Franco marcaram os golos.

GoalPoint-Porto-Chaves-Liga-Bwin-202223-Ratings

Entrar a ganhar ajuda

O jogo começou a ser decidido bem cedo. Aos três minutos, cruzamento de João Mário da direita, a bola acabou por chegar a Mehdi Taremi, que cabeceou com êxito naquele que foi o segundo remate do jogo. O Chaves fechou-se bem, limitou as acções portistas a partir daí, não impedindo, contudo, o domínio contrário, e também criou alguns lances de perigo, que foram sendo resolvidos pela defesa portista.

Ao descanso, o melhor em campo era Galeno, com um GoalPoint Rating de 6.8. O extremo contava com dois remates, ambos enquadrados, 12 passes certos em 13, mas também quatro desarmes, sendo importante no equilíbrio defensivo dos “dragões”.

Os flavienses foram atrás do prejuízo e equilibraram as operações no segundo tempo. Contudo, o Porto é sólido a tapar os caminhos para a sua baliza e letal nas transições, e aos 70 minutos surgiu o 2-0, com Taremi a fugir e a servir o recém-entrado Evanilson para um golo fácil. Estava praticamente decidido o jogo, pois o Chaves tinha bola, mas não conseguia criar mais perigo por isso.

Aos 82, um cruzamento de Veron da direita passou por Paulo Vítor, sem que o guarda-redes reagisse, embateu em André Franco e entrou, para o primeiro golo do médio com a camisola portista. Estava consumada uma vitória categórica e natural, perante a diferença de qualidade ofensiva entre as duas equipas.

[ O Chaves fez por tentar reverter os acontecimentos e não se limitou a defender ]

GoalPoint-Porto-Chaves-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Mehdi Taremi 👑

A grande figura da partida mostrou que, provavelmente, iria sê-lo, logo aos três minutos, quando inaugurou o marcador. Taremi fez o 1-0, a assistência para o segundo e foi o MVP, com um GoalPoint Rating de 7.7. O iraniano somou quatro passes para finalização, máximo do jogo com Eustáquio, bem como sete passes ofensivos valiosos e duas conduções aproximativas.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Porto

Galeno 7.7

Apenas cinco centésimas separaram Galeno de Taremi. O extremo fez um grande jogo, foi o melhor da primeira parte e destacou-se com dois remates, ambos enquadrados, um só passe errado em 17 e incríveis seis alívios, cinco desarmes e cinco acções defensivas no meio-campo contrário, tudo máximos.

Uribe 6.8

Belo jogo do colombiano, defensivamente sólido, com três desarmes, quatro intercepções (máximo) e três bloqueios de passe, mas também oito passes ofensivos valiosos e dez passes aproximativos.

André Franco 6.5

O médio entrou para a última meia-hora e teve a felicidade de marcar pela primeira vez com a camisola do Porto, aproveitando um erro de Paulo Vítor. Foi a tempo de fazer dois passes para finalização.

Evanilson 6.4

O brasileiro começou no banco, mas pouco depois de entrar fez o 2-0. Realizou ainda um passe para finalização.

Eustáquio 6.3

O médio foi, com Taremi, o jogador com mais passes para finalização (4), um dos quais criando uma ocasião flagrante. Realizou ainda quatro recuperações de posse e três desarmes.

Wendell 6.0

Bom jogo do lateral-esquerdo. Com apenas seis perdas de posse em 59 acções com bola, errou somente cinco passes em 38 e fez três desarmes.

João Mário 5.5

Muito activo no ataque, menos a defender, onde não esteve tão bem. Em três passes para finalização criou duas ocasiões flagrantes, teve êxito em dois de três cruzamentos e somou o segundo valor mais alto de acções com bola na área contrária (5).

David Carmo 5.4

Fez dupla com Fábio Cardoso e esteve muito bem no passe, registando o máximo de tentados (70) e de completos (64). Fez 15 passes longos, completou 12 e realizou 12 passes aproximativos.

Destaques do Chaves

João Mendes 5.3

O atacante foi o melhor do Chaves e ainda assim a sua nota não deslumbra. Acertou 28 de 32 passes e completou duas de três tentativas de drible.

Juninho 5.2

O extremo tentou quatro vezes o drible e completou três, registando quatro acções com bola na área contrária.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.