O FC Porto é o grande favorito para vencer a Liga NOS. Não é o GoalPoint que o diz, é o site FiveThirtyEight, do estatístico mundialmente famoso Nate Silver. Esta previsão, actualizada todas as semanas, é apresentada numa tabela que mostra as equipas e as probabilidades de estas atingirem certos objectivos, com base na forma actual. Neste momento, o “dragão” surge destacado na corrida ao título, com 68% de probabilidades de o conquistar.

Os dois “grandes” de Lisboa, Sporting e Benfica, aparecem naturalmente a seguir, mas a uma distância assinalável, com os “leões” a recolherem 18% de probabilidades e as “águias” apenas 13%. Estes são, aliás, os três únicos emblemas no campeonato português a que o FiveThirtyEight dá possibilidades de vencer a prova. Por outro lado, se o FC Porto tem 90% de hipóteses de se qualificar para a Liga dos Campeões, o Sporting 57% e o Benfica 45%, a única equipa para além destas com possibilidades matemáticas de atingir a “Liga milionária” é mesmo o Sp. Braga, com 6%. No extremo oposto, o D. Aves surge como o mais forte candidato a descer de divisão (47%), seguindo-se Moreirense e Estoril.

GoalPoint-Porto-Nate-SilverEstes são apenas números, que muitas vezes chocam com a realidade. Em Agosto, já o “538” havia analisado as possibilidades dos emblemas portugueses na Liga dos Campeões e, olhando para a situação actual, parece que a metodologia precisa de algumas afinações. Este método assenta no Soccer Power Index (SPI), um rating proprietário que estabelece o potencial global de cada equipa com base no desempenho acumulado. Veremos, neste caso, se acerta ou “atira para a bancada”.