O FC Porto venceu de forma tranquila o dérbi portuense, da 28ª jornada da Liga NOS. As facilidades que os campeões nacionais encontraram nos momentos ofensivos – por méritos próprios – ficaram patentes em diversos números acumulados ao longo de uma partida de clara superioridade. Um deles estabeleceu mesmo um novo máximo na Liga NOS 18/19.

Porto-dribles-eficazes-Facto-do-Dia-infog
Clique para ampliar

Ao todo, os jogadores portistas tentaram ultrapassar os seus adversários em drible em 40 ocasiões e registaram uma eficácia muito elevada, mais de 50%, atingindo um total de 26 dribles eficazes. Este número definiu um novo máximo nesta variável num só jogo da Liga esta temporada, ultrapassando o anterior que pertencia ao Benfica. As “águias” haviam realizado 23 dribles eficazes na recepção ao Feirense no Estádio da Luz, a 1 de Dezembro, em partida da 11ª jornada, há precisamente uma volta de distância – os “encarnados” defrontam o Feirense este domingo.

Mas este encontro apresenta mais curiosidades:

  • O brasileiro Otávio, com oito dribles completos em nove tentativas, foi quem mais contribuiu para este número, seguindo-se Yacine Brahimi, com cinco, e Jesús Corona, com quatro. Aliás, apenas Brahimi conseguiu mais do que oito esta época, quando registou dez na recepção portista também ao Feirense, na oitava jornada.

  • Esta partida igualou também o número máximo de dribles eficazes somado pelas duas equipas. O Boavista contribuiu com acerto em cinco destes lances, pelo que neste jogo houve 31, tal como se havia verificado no Benfica-Feirense e no Benfica-Tondela da jornada transacta.