O FC Porto venceu de forma tranquila o dérbi portuense, da 28ª jornada da Liga NOS. As facilidades que os campeões nacionais encontraram nos momentos ofensivos – por méritos próprios – ficaram patentes em diversos números acumulados ao longo de uma partida de clara superioridade. Um deles estabeleceu mesmo um novo máximo na Liga NOS 18/19.

Ao todo, os jogadores portistas tentaram ultrapassar os seus adversários em drible em 40 ocasiões e registaram uma eficácia muito elevada, mais de 50%, atingindo um total de 26 dribles eficazes. Este número definiu um novo máximo nesta variável num só jogo da Liga esta temporada, ultrapassando o anterior que pertencia ao Benfica. As “águias” haviam realizado 23 dribles eficazes na recepção ao Feirense no Estádio da Luz, a 1 de Dezembro, em partida da 11ª jornada, há precisamente uma volta de distância – os “encarnados” defrontam o Feirense este domingo.
Mas este encontro apresenta mais curiosidades:
- O brasileiro Otávio, com oito dribles completos em nove tentativas, foi quem mais contribuiu para este número, seguindo-se Yacine Brahimi, com cinco, e Jesús Corona, com quatro. Aliás, apenas Brahimi conseguiu mais do que oito esta época, quando registou dez na recepção portista também ao Feirense, na oitava jornada.
🇵🇹 52’ | Porto 2-0 Boavista
Dribles eficazes:
🔸 Otávio: 8
🔸 Brahimi: 5
🔸 Boavista: 4#LigaNOS #FCPBFC #FCPorto #MágicoXadrez pic.twitter.com/SKBMACBNp3— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) April 5, 2019
- Esta partida igualou também o número máximo de dribles eficazes somado pelas duas equipas. O Boavista contribuiu com acerto em cinco destes lances, pelo que neste jogo houve 31, tal como se havia verificado no Benfica-Feirense e no Benfica-Tondela da jornada transacta.
- Rafael Costa, do Boavista, foi o mais ultrapassado nestes lances na partida de sexta-feita, nada menos que seis vezes, apenas menos uma que Éber Bessa, do Vitória de Setúbal, na visita ao Rio Ave, na jornada 17.