Porto fixa novo mínimo desde que há GoalPoint 📉

-

O Porto regressou às vitórias fora da casa, a primeira desde que caiu por 3-2 na visita ao Paços de Ferreira, na sexta jornada. Ainda assim esteve longe de ser brilhante a exibição dos campeões nacionais na casa do Santa Clara. O triunfo por 1-0 surgiu graças a um golo de grande qualidade de Luis Díaz, e um pouco caído do céu, num jogo de muita transpiração e pouca inspiração.

GoalPoint-Santa-Clara-Porto-Liga-NOS-202021-90m
Clique para ampliar

O dado que mais salta à vista e que sustenta esta apreciação é o reduzido número de remates que os “azuis-e-brancos” fizeram nesta partida. Para fazerem um golo, os “dragões” realizaram apenas quatro disparos ao longo dos 90 minutos – o tento surgiu ao segundo, primeiro enquadrado. Leu bem, o Porto rematou só quatro vezes, duas em cada parte, o registo mais baixo dos portistas na Liga desde que existem dados GoalPoint (a partir de 2014/15).

Os anteriores mínimos neste período aconteceram em três jogos, nos quais os portistas não foram além de cinco remates. Dois desses encontros aconteceram precisamente em 2014/15, ambos, curiosamente, decisivos para a perda do título por parte do “dragão”, a favor do Benfica: na visita aos “encarnados” (empate 0-0) e no reduto do Belenenses (1-1). O outro encontro aconteceu na época passada, na casa do Paços de Ferreira, numa partida em que voltou a vencer por 1-0 e que no qual viu o seu adversário ser mais acutilante ofensivamente.

[ Os três jogos do Porto desde 2014/15 com apenas cinco remates realizados ]

No jogo deste sábado nos Açores, a curiosidade deste número baixo de remates acaba por contrastar com a forma relativamente fácil com que os “dragões” entraram na área contrária. Ao todo foram 20 as acções com bola dos comandados de Sérgio Conceição que, no entanto, não aproveitaram esse facto para alvejar a baliza – dos parcos quatro disparos feitos, dois foram de fora da área.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.