A lógica prevaleceu. O Porto recebeu o Gil Vicente nos quartos-de-final da Taça da Liga e venceu por 2-0, marcando assim confronto com o Académico de Viseu, da segunda Liga, na final four da competição, a 24 ou 25 de Janeiro. O destino da partida começou a desenhar-se bem cedo, com um golo de Galeno aos três minutos. Os minhotos reagiram e ameaçaram o empate, mas a expulsão de Danilo Veiga, pouco depois da hora de jogo, acabou por facilitar a tarefa dos portistas, que fizeram o 2-0 por Taremi.
Marcar cedo e perder um pouco o controlo
Minuto três. Otávio viu Galeno fugir à defesa, fez a assistência que isolou o brasileiro e este não falhou. Ainda foi assinalado fora-de-jogo, mas o VAR confirmou o 1-0 para os “dragões”. O Porto começou o jogo de forma pressionante, a anular desde logo as saídas do Gil Vicente e a remeter os minhotos para o seu terço defensivo, só que nos derradeiros 15 minutos do primeiro tempo, os visitantes reagiram, passaram a ter mais bola e iniciativa atacante, criando perigo que só a atenção de Cláudio Ramos foi afastando.
O melhor ao descanso era Galeno, o autor do golo, com um GoalPoint Rating de 7.1. O brasileiro somou também dois desarmes, quatro recuperações de posse e sofreu duas faltas em zona de perigo.
🇵🇹 INTERVALO | Porto 1-0 Gil Vicente
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 21, 2022
🔵 Golo madrugador disfarça dificuldades dos dragões
🔵 Galeno 🇧🇷 marcou a passe de Otávio 🇵🇹
🔴 Gilistas muito perigosos perto do intervalo#AllianzCup #FCPGVFC #TAÇAnaSPORTTV pic.twitter.com/gBd3KPXJh3
🏆 Porto 1-0 Gil Vicente
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 21, 2022
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Wenderson Galeno 🇧🇷 7.1 🔝
🥈 Otávio Monteiro 🇵🇹 6.7
🥉 Cláudio Ramos 🇵🇹 6.6
🔻 Danilo Veiga 🇵🇹 4.2#AllianzCup #FCPGVFC #TAÇAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/8woKnaMNYI
O Porto voltou a ser perigoso nas bolas para as costas da defesa do Gil, após o reatamento, com diversos lances de perigo, o mais claro qua 62 minutos, quando Pepê – que entrara para o lugar de Evanilson, lançado ao intervalo, mas que se lesionou 12 minutos depois –, isolado, permitiu a defesa de Stanislav Kritciuk. No minuto seguinte, o lateral-direito visitante, Danilo Veiga, viu segundo amarelo e foi expulso.
Estava aberto o caminho para o segundo golo, que surgiu mesmo daquele lado. Otávio fugiu à armadilha do fora-de-jogo e, com um cruzamento atrasado, assistiu Taremi para o 2-0. Os minhotos nunca desistiram de marcar, em especial através de Fran Navarro, mas o Porto terminou com o jogo controlado e mais perto do terceiro do que de consentir. Segue-se o Académico de visão, na final four, em finais de Janeiro.
[ O Gil nunca jogou com o “autocarro” estacionado ]
MVP GoalPoint: Wenderson Galeno 👑
Desde o arranque que se percebeu que Galeno iria ter uma noite como aquelas que vem habituando os adeptos portistas. Logo aos três minutos, isolou-se e fez o 1-0. Continuou em grande e terminou com um excelente GoalPoint Rating de 8.7, fruto de três remates, dois enquadrados, quatro passes para finalização (máximo), 13 passes progressivos recebidos, nove acções com bola na área gilista e três progressões super progressivas. Sofreu três faltas, todas em zona de perigo. A flagrante falhada impede-o de ter uma nota ainda melhor.
🏆 Porto 🆚 Gil Vicente
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 21, 2022
Melhor em campo? ⭐️#AllianzCup #FCPGVFC #TAÇAnaSPORTTV #RatersGonnaRate
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Porto
Taremi 7.2
O iraniano veio com a pilha toda do Qatar 2022. O atacante fez um golo, foi o mais rematador do jogo, com cinco disparos, criou três ocasiões flagrantes em três passes para finalização e fez três passes super progressivos.
🏆 Porto 🆚 Gil Vicente
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 21, 2022
Ainda há uns dias estavam no Qatar 🇶🇦, mas Taremi 🇮🇷 e Otávio 🇵🇹 foram as outras boas exibições da noite#AllianzCup #FCPGVFC #TAÇAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/n7VYWUtwGb
Otávio 7.0
E o médio também veio com alta rotação do Mundial. O internacional luso fez as duas assistências para os golos do jogo, somou sete passes progressivos e dois super progressivos e acumulou sete recuperações de posse.
Cláudio Ramos 6.5
O Gil atacou sempre que pôde e com muito perigo. Na baliza portista, Cláudio Ramos esteve impecável, com três defesas, todas a remates na sua grande área e todas a disparos de perto, e acertou os 29 passes que realizou.
Destaques do Gil Vicente
Tomás Araújo 6.0
O central foi o melhor jogador do Gil, com destaque absoluto para cinco intercepções, máximo do jogo.
Kritciuk 6.0
O guardião russo foi evitando o segundo golo portista, terminando com quatro defesas, três a remates na sua grande área.