Porto 🆚 Sporting | À terceira é de vez? 🏆

-

O FC Porto recebe o Sporting CP na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, naquele que será o terceiro de cinco duelos confirmados entre os dois emblemas na época 2017/18. No entanto, nem sempre a expectativa de “jogo grande” corresponde a um grande jogo.

Prova disso é o facto de, em 180 minutos disputados entre “dragões” e “leões”, os adeptos dos dois clubes não terem ainda festejado qualquer golo (que não os marcados através da marca de grande penalidade, na meia-final da Taça da Liga). Após essas duas partidas são estes os números agregados dos dois emblemas, em duelo directo:

GoalPoint-Porto-Sporting-Taca-Portugal-21718-antevisao-infog
Clique para ampliar

A falta de golos não significa ausência de tentativas de o obter. Se, por um lado, a produção ofensiva leonina foi manifestamente fraca – sobretudo tendo em conta que um dos duelos se disputou o Alvalade e o outro em território “neutro” – já o Porto fez o suficiente para colorir o marcador (cerca de dez remates por jogo, cinco enquadrados por partida), tendo encontrado em Rui Patrício um verdadeiro “estraga festas”, sobretudo no encontro a contar para a Liga NOS: o guardião leonino parou já dez remates portistas, contra apenas um travado por um guardião portista (Casillas, no encontro a contar para a Liga NOS).

Já no que toca aos pontapés de canto, a vantagem vai claramente para os “leões”, conquistada sobretudo no jogo disputado em Alvalade, no qual somaram dez lances. O não aproveitamento destas jogadas fará recordar o recente encontro no Estoril, no qual os “verde-e-brancos” mostraram-se incapazes de aproveitar as bolas paradas de canto com a mesma perigosidade que os “canarinhos” demonstraram na primeira parte.

Para lá destes indicadores reina o equilíbrio, com pequeno ascendente para o Sporting, ligeiramente menos faltoso (embora este seja um pormenor negativo de ambas as equipas, nestes encontros) e com um uma posse agregada marginalmente superior aos “dragões”.

E esta quarta-feira, como irá ser? Será desta que vemos golos?

Cá estaremos para dar conta, mesmo que sem “aquela” cobertura que somos capazes de fazer no caso de competições com dados recolhidos pela Opta, mas ainda assim com a habitual análise pós-jogo que nos é característica.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR