Porto 🆚 Sporting | Antevisão de um clássico decisivo 🔥

-

O grande jogo da 21ª jornada da Liga NOS 2020/21 joga-se já este sábado. O Estádio do Dragão recebe o “clássico” entre FC Porto e Sporting, a partir das 20h30, uma partida que se reveste de vital importância na discussão do título nacional. A formação leonina entra para este jogo com mais dez pontos que o seu rival e numa posição de total conforto e tranquilidade. Mesmo em caso de derrota mantém uma vantagem larga, mas se vencer aumenta para 13 pontos a distância, colocando praticamente o título de campeão nacional no bolso.

Desta forma, este é, potencialmente, o jogo do título da Liga 20/21. Assim, é de esperar um Porto ciente da urgência em marcar e vencer, apostado em assumir desde logo as rédeas do jogo, atacar a baliza leonina e empurrar os visitantes para o seu último reduto. Já o Sporting, sem pressão, poderá esperar tranquilamente pelas investidas dos “dragões” e lançar as suas mortíferas transições, situações em que os homens da casa já mostraram, por diversas vezes esta temporada, ser algo permeáveis. Mas cada jogo tem a sua história e nada como olhar para os desempenhos das duas equipas até ao momento e tentar perceber onde cada uma poderá ganhar vantagem sobre a outra. 

FCP x SCP 👉 Aposta simples de 10€ ou mais, em pré-jogo, com odd igual ou superior a 2.00, nos Desafios da Semana

Nos últimos cinco jogos salta à vista uma realidade menos animadora para os portistas. Neste período, que correspondeu a cinco rondas realizadas no mês de Fevereiro, os “dragões” venceram apenas dois compromissos, registando três empates – seis pontos perdidos que, agora, têm um peso grande no “pré-clássico”. Nessas mesmas jogadas o Sporting esteve imparável, com cinco vitórias, e um registo defensivo quase imaculado. Enquanto os “leões” marcaram nove golos e sofreram apenas um, o Porto fez oito tentos e consentiu cinco, demonstrativo de uma menor consistência defensiva, aliás um dos “sintomas” da equipa esta época em comparação com outras.

[ O desempenho recente de Sporting e Benfica na Liga NOS e as odds bet.pt do clássico ]

GoalPoint-Preview-Jornada21-Porto-Sporting-Liga-NOS-202021-2-infog
Clique para ampliar

Contudo, há outros números que, nestes cinco jogos, nos podem indicar potenciais caminhos para os acontecimentos deste jogo grande. Se em termos de média de remates por jogo as duas equipas até se equiparam (14,2 para os portistas, 13,8 para os sportinguistas, terceiro e quarto registos mais altos nesta fase, respectivamente), os homens da casa ganham vantagem nos enquadrados (5,4 e 4,0), liderando nesta variável ante um “leão” que é apenas sexto. Porém, na hora de fazer as contas aos benefícios, os lisboetas sorriem, com 13% de taxa de conversão de remates (5º) contra os 11% dos “dragões” (8º). Contudo, outros números poderão ter um peso maior.

1X2 no Jogo 👉 Apostar!

O Porto foi, nesta fase, uma equipa com mais bola do que o Sporting (58%-52%), mas esse maior domínio dos “azuis-e-brancos” nas suas partidas não evitou que as outras equipas criassem perigo. Como referimos anteriormente, por vezes o Porto expõe-se nas transições e sofre golos desta forma – é a sexta que mais passes de ruptura permitiu aos seus adversários (0,6 por jogo) -, e a competência defensiva poderá ter aqui um peso grande, com vantagem leonina.

Mesmo concedendo iniciativa aos adversários em alguns momentos, os comandados de Rúben Amorim não têm vacilado defensivamente e foram nestas últimas cinco partidas a formação que menos remates permitiu aos seus oponentes, somente 5,8 (3,8 na área, também melhor registo) – bem longe do segundo melhor, o Benfica, que ficou-se pelos 8,2 (4,8 na área) -, sendo que o Porto foi a quarta formação apenas neste detalhe, com 8,9 consentidos – no caso permitiu 6,3 na sua grande área sendo a sétima apenas. Tendo em conta a eficácia sportinguista no momento da finalização, estes números deverão ser suficientes para soarem os alarmes defensivos no reino do “dragão”.

Ambas As Equipas Marcam Sim/Não 👉 Apostar!

 

As duas “torres de menagem”

[ Os números da época de Pepe e Sebastián Coates ]

Esta antevisão não poderia passar sem olhar para as duas principais figuras defensivas de ambos os conjuntos. Nas últimas épocas o Porto tem surgido como uma das formações mais consistentes na retaguarda, liderada por Pepe. Porém, a situação mudou esta temporada, com os “dragões” mais permissivos e os “leões” a apresentarem uma solidez pouco vista, sob o comando de Sebastián Coates, que foi mesmo o primeiro central de sempre a ser destacado como Jogador do Mês GoalPoint Ratings, precisamente em Fevereiro.

[ Todos os duelos a̩reos disputados por Pepe em 2020/21 Рa azul os ganhos ]

Goalpoint-Pepe-FCP-aerials-LigaNOS-202021
Clique para ampliar

Apesar dos seus 37 anos, Pepe mantém a fiabilidade do costume, sendo o melhor central portista até ao momento. Eficaz no desarme ao longo da temporada, com 62% das tentativas com êxito, o internacional luso ganhou até ao momento 63% dos duelos aéreos defensivos em que participou e continua a aprimorar o seu já de si excelente sentido posicional. Nas últimas cinco jornadas ninguém fez mais alívios que Pepe por 90 minutos (3,4), mas ainda assim longe dos números de Coates. O central uruguaio não tem sido tão eficaz no desarme (55%), mas domina pelos ares nesta Liga (79% de duelos aéreos defensivos ganhos) e, nas últimas rondas, esteve imparável, com dois golos, 82% de duelos aéreos defensivos ganhos, o máximo de intercepções (2,2) e de acções defensivas no primeiro terço (5,6).

[ Todos os duelos a̩reos disputados por Coates em 2020/21 Рa azul os ganhos ]

Goalpoint-Coates-SCP-aerials-LigaNOS-202021
Clique para ampliar

Será o “dragão”, na sua necessidade imperiosa de marcar golos e vencer, capaz de desmontar esta autêntica muralha defensiva leonina?

Vencer sem sofrer golos – Porto 2.95/Sporting 5.00👉 Apostar!

 

Goleadores prontos a decidir o “clássico”

[ Os desempenhos de Taremi e Pedro Gonçalves esta época na Liga ]

Os dois jogadores podem não actuar nas mesmas posições, mas não só Mehdi Taremi é o jogador em melhor forma nas últimas cinco partidas dos “dragões”, como é o melhor marcador portista no campeonato, com nove golos, em segundo lugar entre os goleadores da prova, atrás, precisamente, de Pedro Gonçalves, do Sporting, que soma 14. Taremi é um ponta-de-lança, mas tem uma qualidade acima da média quando joga um pouco mais recuado (geralmente em relação a Moussa Marega), entre linhas, partindo daí para surgir nos espaços em situação de finalização. O mesmo faz Pedro Gonçalves com mestria, partindo de posições nas alas ou de médio-ofensivo – recuando mais do que o iraniano – para causar estragos.

Além dos golos, Taremi regista quatro assistências na Liga, tendo convertido 60% das ocasiões flagrantes de golo e interessantes 19% dos remates que fez até ao momento. Nos últimos cinco jogos essa taxa caiu um pouco, para os 11%, mas a verdade é que Mehdi fez dois golos e duas assistências nesta fase, o que representa um peso de 50% nos (8) golos que o Porto marcou, pelo que é incontornável a grande influência do atacante na manobra ofensiva da equipa. Já Pedro Gonçalves sustenta os seus números ofensivos de excelência em 29% de taxa de conversão dos seus remates em golo ao longo de toda a época, registando relevantes 2,7 remates de bola corrida por 90 minutos. Nas últimas rondas o seu desempenho caiu ligeiramente, apresentando 14% de taxa de conversão, apesar de ter aumentado marginalmente as tentativas de bola corrida (2,8).

[ Todos os golos de Taremi e Pedro Gonçalves na Liga 2020/21 ]

Dois jogadores fundamentais nas respectivas equipas e quem chegam ao “dragão” com o rótulo de potenciais decisores do jogo do título Liga NOS 2020/21. Será que algum irá marcar?

A marcar (qualquer) -Taremi 2.90/Pedro Gonçalves 2.90 👉 Apostar!

Factos e curiosidades

  • O Porto não perdeu nenhum dos seus últimos oito jogos da Liga frente ao Sporting (cinco vitórias e três empates), sendo que a última derrota aconteceu em Agosto de 2016 (2-1 em Alvalade).
  • O Sporting venceu apenas 8% dos jogos fora de casa frente ao Porto na desde o início de 1980/81 (três triunfos, dez igualdades e 27 derrotas), o registo mais baixo na condição de visitante contra qualquer adversário do campeonato luso.
  • O “dragão” empatou o último jogo que fez em casa na Primeira Liga (2-2 ante o Boavista), mas não tem dois jogos consecutivos sem ganhar no seu terreno na Liga desde Dezembro de 2008 – Fevereiro 2009 (três derrotas).
  • Os “leões” ganharam os últimos cinco encontros fora na Liga portuguesa, mas não conseguem uma sequência maior que esta desde Fevereiro-Abril de 2017 (seis triunfos). A formação de Alvalade sofreu apenas dois golos nestes cinco sucessos.
  • Os portistas marcaram 17 golos de bola parada, mais do que qualquer outra equipa na Liga 2020/21. Com Sérgio Conceição ao leme, os “azuis-e-brancos” marcaram mais de 100 golos a partir desde tipo de lances, pelo menos mais 24 do que qualquer outra formação neste período.
  • Os “verde-e-brancos” concederam menos remates (150), e menos enquadrados (42) e mantiveram mais “clean sheets” (12) do que qualquer outra equipa da Liga NOS 2020/21.
  • Cinco dos últimos seis golos do Sporting na Liga foram marcados de bola parada, após os últimos dez terem sido apontados de bola corrida.
  • Como treinador do Porto, Sérgio Conceição ainda não perdeu com o Sporting no campeonato (quatro vitórias e três empates), tendo vencido os três desafios disputados no Estádio do Dragão.
  • Moussa Marega marcou cinco golos frente ao Sporting, mais do que qualquer outro futebolista na Liga desde o arranque de 2015/16.
  • Pedro Gonçalves apontou 14 golos na Liga 2020/21, o que corresponde a mais 7,7 do que os 6,3 expected goals (xG) registados, a maior diferença positiva de qualquer jogador na prova esta temporada.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.