No que toca ao arranque da Liga Bwin 22/23 não nos podemos queixar. A abrir testemunhámos logo um espectacular empate (3-3) entre Braga e Sporting. Duas jornadas depois temos o primeiro grande “clássico” da temporada, entre Porto e Sporting, um duelo que ficou na memória na época passada, infelizmente não apenas pelo futebol jogado pelas equipas.
Como somos optimistas só encontramos razões para acreditar num grande jogo, numa fase em que ainda há todo um calendário pela frente e que, portanto, propicia um pouco mais de atrevimento ofensivo em prejuízo do calculismo dos pontos que por vezes aparece em fases mais adiantadas da Liga. Se a isso somarmos a ausência de castigos e as poucas lesões de última hora (ou nenhumas, veremos), é caso para dizer que… Conceição e Amorim só não nos oferecem um grande jogo se não quiserem.
[ Antes do paleio o giveaway: habilita-te a um voucher duplo para o clássico até às 20h de 19.08.2022! ]
GEIVEAUEI #FCPSCP 🔵🟢
A https://t.co/zC5QeBWovg é fixe: o Antunes tem 1 bilhete duplo p/ o clássico, a sortear entre os Goalpointers
Participa:👉Faz reply marcando 1 amêgo
👉Segue a @bwin_portugalParticipa as x que quiseres, c/ amigos diferentes Termina às 20h de 19.08.22 pic.twitter.com/1znp6RDbsk
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 18, 2022
Porto mais rematador mas… Sporting mais “ladrão”
Com apenas duas jornadas disputadas é muito cedo para falar em tendências e padrões estatísticos no desempenho das equipas, mas, ainda assim, não faltam aspectos curiosos resultantes da análise da produção de “dragões” e “leões” até ao momento, curiosos não só quando vistos em duelo, mas também tendo em conta o desempenho dos rivais que seguirão o “clássico” a partir do sofá. Partilhamos os números, seguidos das nossas notas.
[ Uma selecção de indicadores de Porto e Sporting após duas jornadas ]
Resultado
1X2: FCP 2.05 | X 3.40 | SCP 3.40 👉 Apostar!
“Sobreaproveitamento” ofensivo… em paridade
O Porto somou mais quatro remates que o Sporting nas duas primeiras jornadas, mas nem por isso colheu mais frutos. As equipas chegam ao “clássico” com seis golos e curiosamente com o mesmo número de golos exigíveis face à probabilidade de golo dos remates que totalizaram (Expected Goals). Ambas marcaram também mais dois golos do que seria suposto, o que as coloca num patamar de saudável “sobreaproveitamento”. Se nos recordarmos do “golo caído do céu” de Marcano em Vizela ou do improvável golaço de Matheus Nunes, os números começam a fazer sentido.
Ainda assim o Porto levou claramente a bola à área adversária em maior quantidade que os “leões”. Tudo somado é caso para concluir que, se por um lado o Porto teve mais “iniciativa de golo” no arranque da Liga, por outro o Sporting foi mais eficaz, ao criar o mesmo nível de perigo (e resultados) em menos acções ofensivas.
Ranking: Nem Porto (3ª) nem Sporting (5º) são a equipa mais rematadora da Liga. E se pensa que o topo é ocupado pelo Benfica, está enganado(a): quem lidera é o Braga, com 39 disparos.
[ O arranque de Liga dos dois homens de quem mais se esperam golos no clássico ]
Ambas as equipas marcam 1.73 👉 Apostar!
“Leão” sofreu mais remates, mas Porto permitiu…. mais perigo
O Sporting permitiu mais cinco remates que o Porto nas duas primeiras jornadas, sofrendo também três golos. Mas há pouco a concluir daqui, se nos recordarmos que os “leões” são os únicos que já defrontaram um dos candidatos habituais ao G4, o Sporting de Braga. Curiosamente foi o Porto a conceder mais perigo (Golos Esperados Contra) nos 15 disparos que sofreu. A verdade é que os “dragões” sofreram apenas um golo, mas as ocasiões que permitiram justificavam dois. Já o Sporting sofreu três, mas dizem as probabilidades que não devia ter sofrido mais de um… e picos.
Ranking: O Benfica é a equipa que menos remates permitiu (10), bem como a que menos perigo (Expected Goals permitidos) concedeu (0,6).
Jogo com +2.5 golos 1.85 👉 Apostar!
Sporting rouba predicado do Porto campeão?
A capacidade para travar o adversário e reconquistar posse ainda no meio-campo do adversário foi uma qualidade decisiva no Porto campeão. Curiosamente, e apesar da dificuldade do primeiro jogo que defrontou (Baga), é o Sporting que se destaca claramente nesta matéria após duas jornadas, ao ponto de liderar a Liga neste ranking, com 42 acções defensivas em “território inimigo”.
E se a posição do Porto no ranking surpreende (6ª equipa neste momento), há que lembrar que Otávio ainda não regressou à titularidade nos “dragões” e quem lhe conhece os méritos sabe o quão decisivo o médio é nesta especialidade. E também a saída de Vitinha, um dos responsáveis por esta estatística inflacionada dos “azuis-e-brancos” na temporada finda, poderá explicar este facto e as notícias de que Sérgio Conceição busca mais um médio.
Ranking: Benfica (39) e Portimonense (36) seguem-se ao Sporting, no ranking de acções defensivas no meio-campo adversário.
[ João Mário e Marcus Edwards, os únicos dois jogadores da Liga com 2 assistências ]
Muitas falhas em zona de risco… para ambos
No entanto, o brilharete leonino no roubo de bola avançado não recomenda festejo: o Sporting é apenas a 11ª equipa com menos passes falhados em zona de risco (último terço), um indicador no qual o Porto ocupa um mais expectável terceiro posto. É bom conquistar bola bem lá à frente, mas convém não perdê-la tantas vezes tão próxima da própria baliza, uma falha que saiu cara aos “leões” em Braga.
As duas equipas ocupam ambas lugares modestos no ranking de emblemas que perderam a bola menos vezes no seu terço defensivo (Porto 9º, Sporting 13º), outro indicador que promete emoção para o “clássico”.
Ranking: o Benfica lidera este ranking, com apenas 12 perdas de posse no seu terço defensivo, seguido pelo Santa Clara (15) e Gil Vicente (19).
Vence FCP ou SCP e +1.5 golos 1.66 👉 Apostar!
QUEM FARÁ + FALTA NO SÁBADO? 😭😭
🟢 aportinguistas choram saída de Matheus Nunes em cima do clássico #FCPSCP
🔵 mas os portistas já choram saída de Vitinha há semanas, que ainda não viram colmatada❓ Qual deles fará mais falta no clássico?#LigaBwin #FCPorto #SportingCP pic.twitter.com/xSU3q9bw1F
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 18, 2022