A Liga NOS conclui-se este fim-de-semana e com ela a definição do campeão nacional. Benfica e FC Porto são as únicas formações com possibilidades de o conseguir e nesta derradeira jornada, a 34ª, os “dragões” têm logo pela frente um complicado “clássico” do futebol português, frente a um Sporting que já tem garantido o terceiro posto – este sábado às 18h30. Aos portistas apenas a vitória serve, mas mesmo assim, tal pode não ser suficiente, pois ao Benfica chega um empate para garantir o 37º ceptro de campeão.

Contudo, o Porto-Sporting é o jogo de maior cartaz na ronda. Os dois “grandes” enfrentam-se mais uma vez esta temporada, a terceira, após o nulo na primeira volta – de cujos ratings e estatísticas pode conferir na infografia abaixo – e o triunfo leonino nas grandes penalidades nas meias-finais da Taça da Liga.

GoalPoint-Sporting-Porto-LIGA-NOS-201819-Ratings
Clique para ampliar

Em confronto vão estar duas equipas com estilos e percursos bem distintos. Se o Porto fez uma primeira metade de campeonato de grande nível, conseguindo mesmo uma boa vantagem no topo, o Sporting só começou verdadeiramente a carburar na segunda, registando somente três empates e uma derrota (na recepção ao Benfica) e uma sequência de nove triunfos consecutivos na Liga, interrompido na 33ª ronda (empate com o Tondela).

Ainda assim, os “dragões” lideram em algumas variáveis muito importantes, apesar da quebra de rendimento a viragem do calendário, também com três igualdades e um desaire (também com o Benfica, em casa). Com uma jornada por disputar, os “azuis-e-brancos” são a formação com mais remates de bola corrida na Liga, nada menos que 16 a cada 90 minutos – uma vantagem marginal sobre Benfica (15,9) e Sporting (15,6) -, e com 11,5 na grande área (9,6 os “leões”). Ninguém bate os visitantes lisboetas, contudo, nos disparos de fora da área, chegando aos 6,0 (28% enquadrados), contra 4,5 dos portistas (22%).

Os dois rivais dominam também nos remates de cabeça (3,8 o Porto, 3,2 o Sporting), pelo que se esperam duelos aéreos intensos nesta partida no Estádio do Dragão. O Sporting é a também equipa na Liga com mais passes para finalização, 12,3 contra os 12,1 do Porto, com os lisboetas a realizarem 9,2 de bola corrida contra 8,3.

GoalPoint-Preview-Jornada34-Porto-Sporting-LIGA-NOS-201819-infog
O desempenho das duas equipas nas últimas cinco jornadas (clique para ampliar)

Num comparativo directo do desempenho acumulado das duas formações nas últimas cinco jornadas é de realçar a vantagem sportinguista quando toca a remates, com os “leões” a registarem 19,8 por jogo, contra 14,4 dos “dragões”. Mas entre as principais estatísticas de jogo, esta é a única em que os homens de Alvalade apresentam números superiores (embora sem grande margem).

O FC Porto mostra-se uma equipa bem mais consistente defensivamente, com menos remates permitidos, e mais autoritária, a ter em conta a posse de bola, conseguindo chegar com mais facilidade à área contrária. Ainda assim, neste período, o “leão” apresenta-se como uma equipa mais concretizadora e com ligeira superioridade nos expected goals (xG) a favor – embora, mais uma vez, permitindo um xG mais elevado aos seus adversários.

Seja como for, “clássicos” ou dérbis são tudo menos previsíveis e por vezes são individualidades, só por si, a resolver as questões. E se for esse o caso, o jogador em melhor forma nos últimos jogos veste de verde: Bruno Fernandes, algo reflectido no seu GoalPoint Rating acumulado.

GoalPoint-Héctor_Herrera_2018_vs_Bruno_Fernandes_2018-infog
Desempenhos acumulados desde a 1ª jornada (clique para ampliar)

Factos e curiosidades, com um olho na Luz

  • O Porto não perdeu os quatro últimos jogos com o Sporting na Liga, com um registo de duas vitórias e dois empates. A última sequência invicta mais longa aconteceu entre 2010 e 2013 (sete encontros).
  • O Sporting venceu apenas um dos seus últimos 11 jogos como visitante contra o Porto na Liga, com um empate e nove derrotas pelo meio.
  • Desde o início de 2009/10, o Sporting perdeu mais jogos no Estádio do Dragão do que qualquer outra equipa naquele recinto a contar para a Liga, com uma vitória e oito derrotas em nove partidas.
  • O Porto venceu os seus dois últimos jogos na Liga por 4-0. A última vez que os “dragões” marcaram quatro ou mais golos em três jogos consecutivos na Liga aconteceu em Maio de 1999, sob o comando de Fernando Santos.
  • O jogo deste sábado apresenta duas das três equipas com as sequências mais longas sem derrotas na Liga NOS, com o Porto sem perder há nove desafios e o Sporting há 13 (o Benfica soma 18).
  • O Porto sofreu apenas oito golos em 16 jogos da Liga no Estádio do Dragão esta temporada, o número mais baixo numa só temporada da Liga desde 2014-15 (três).
  • O Sporting marcou mais golos de fora da área do que qualquer outra formação do campeonato luso esta temporada (11), tendo esses tentos sido marcados por oito jogadores diferentes.
  • Tiquinho Soares é o melhor marcador do Porto na prova (15), com sete dos seus tentos a acontecerem na pequena área – mais do que qualquer outro jogador na competição.
  • O médio do Sporting, Bruno Fernandes, esteve directamente envolvido em 33 golos esta época na Liga (20 golos e 13 assistências), mais do que qualquer outro jogador pelos “leões” desde Bas Dost em 2016/17 (38, sendo 34 golos e quatro assistências).

Benfica à espreita

GoalPoint-Santa-Clara-Benfica-LIGA-NOS-201819-Ratings
Os ratings e estatísticas do Santa Clara-Benfica da 1ª volta (clique para ampliar)
  • O Benfica será campeão pela 37ª vez se evitar a derrota na recepção ao Santa Clara ou se o Porto não conseguir levar o Sporting de vencida no Dragão.
  • Esta será a primeira visita do Santa Clara ao Estádio da Luz na Liga desde 2003 (derrota por 1-0). Os açorianos somaram derrotas nas três deslocações ao reduto benfiquista na primeira divisão desde 2000.
  • O Benfica não sofreu golos em quatro dos seis jogos na Liga ante o Santa Clara desde o ano 2000, sofrendo apenas dois tentos nessa sequência.
  • Desde que Bruno Lage assumiu o comando dos “encarnados”, em Janeiro, a equipa somou 52 dos 54 pontos em disputa, com 17 vitórias e um empate, 68 golos marcados e 15 sofridos (diferença de 53 golos).
  • O Benfica soma actualmente 99 golos na Liga esta época. Caso ultrapasse a marca dos 100 será a primeira equipa em Portugal a fazê-lo desde o… Benfica em 1972-73 (101 tentos).